Opel Corsa Turbo AkeemKing

Opel Corsa Turbo AkeemKing

É com muito entusiasmo que o TOL publica este projecto de um dos seus mais antigos e assíduos visitantes. Os membros do fórum viram este projecto crescer e tornar-se no que é hoje. O projecto começou em Agosto de 2002. Esse Opel Corsa 1.2 8V não tem praticamente nada a ver com o carro que é hoje, um Opel Corsa Turbo de grande qualidade.

Alterações pouco usuais de se verem no nosso país, pensadas ao pormenor para tornar o Corsa num brinquedo de 300cv. Nesta página vamos tentar resumir e dar uma pequena ideia do que envolveu este projecto.

Opel Corsa Turbo

TOL: Há quanto tempo possuis este carro?
Akeemking: Desde agosto de 2002, quando o comprei por 500cts…estava até muito bom!

TOL: Quando começaram as alterações?
Akeemking: Em princípios de 2003.

TOL: Há alguma coisa que destaques na história deste carro?
Akeemking: Talvez o dia do primeiro test-drive seja dos mais importantes. Foi o culminar de dois anos de investimento, escolhas às cegas e estudo que finalmente fizeram sentido. Durante esse tempo foi só investir em algo que eu não tinha a certeza que iria funcionar. Algumas peças tiveram que ser adaptadas à ultima da hora e muitas foram compromissos, principalmente por falta de verba, e por isso, ainda terão lugar alguns melhoramentos. Outras ficaram acima da expectativa logo de início.

TOL: Quais os objectivos deste projecto tuning?
Akeemking: Inicialmente um Corsa de 300cv… agora é para a loucura!!!

TOL: Se fosse enquadrado num estilo de tuning como o denominarias?
Akeemking: Performante talvez!

TOL: Qual é a peça/alteração melhor conseguida e porquê?
Akeemking: O transplante de motor… porque foi o mais fácil! Recorri a uma empresa chamada Mathijssen Technics para os componentes de transplante, que facilitou muito o trabalho. No entanto, algumas coisas que deveriam correr bem de inicio, não correram e inexplicavelmente coisas que já tinha como resolvidas, tiveram que ser substituídas e evoluídas.

TOL: Que inspirações tiveste?
Akeemking: O Corsa-A 1.8 (transplante também) do meu amigo Levi e mais tarde o Golf RSi da Dahlback.

TOL: Que alterações estão ainda previstas?
Akeemking: Carbono, awd, mais power e segurança.

TOL: O que não gostas e mudarias no carro?
Akeemking: O livrete… ou melhor, a impossibilidade burocrática, falta de vontade e incompetência técnica de quem detém responsabilidades na área rodoviária em Portugal para acreditar veículos deste tipo, como se faz em todos os outros países da UE, ditos do 1º mundo. Mas estou confiante que a globalização da Europa nos traga essa capacidade. Afinal, tudo o que foi usado neste caso concreto teve a legalidade como objectivo. O que tonaria este veículo legal, por exemplo, na Alemanha, Holanda, Bélgica e Inglaterra.

TOL: O que farias agora se o dinheiro não fosse problema?
Akeemking: Tudo que o tornasse num carro de rali-cross sertã-legal… tipo o tal Golf RSi.

TOL: Que criticas mais são apontadas a projecto?
Akeemking: Que é um Corsa.

TOL: O que diz a família e amigos do carro?
Akeemking: A família alguma não percebe o carro, outra gosta do transplante/transformação em si, toda critica o dinheiro que pensam que gasto e todos tem receio quando vou dar os meus passeios.
Os amigos penso que gostam… principalmente quando assumem a função de co-pilotos!

TOL: Que tipo de utilização fazes do carro?
Akeemking: Como Anti-stress.

TOL: Próximos projectos?
Akeemking: Vamos ver… mas gostava de ter um Evo ou um Impreza explorados ao máximo… ou então um café-racer, tipo um Manta-A ou Kadett-C com mecânica do Lotus Omega dentro da Opel, mas existem outros projectos na minha cabeça… um Z então era a loucura… faltam é os euros.

TOL: Projectos anteriores?
Akeemking: Corsa 1.5TD com um pouco de motor e alguma estética.

TOL: Descreva o carro numa só palavra.
Akeemking: Dopamina.

TOL: Numa escala de 1 a 10 quanto darias ao teu projecto, justificando.
Akeemking::#4 – Ainda falta muita coisa para o que pretendo agora. Mas se falar com o coração e com emoção sobre cada vez que ando nele, daria os #10 pois só a minha antiga moto me dava estas sensações.

opel-corsa-turbo-akeemking-1

Características Técnicas

motor e transmissão Motor C20LET e caixa de velocidades F28.
Kit MTECH para transplante do motor.
Escape grupo A da Formel K desde o catalisador.
Diferencial Quaife ATB.
Intercooler frontal do Opel frontera 2.8.
Radiador feito à medida pela Garagem 19.
Tubos de silicone SFS.
Circuito de gasolina em malha d’aço.
Parafusos de biela ARP.
Suportes vulcanizados do motor.
Kit conversão 4WD para 2WD da MTECH.
Actuador Forge.
chassis Chassis reforçado pela Garagem 19.
Roll-cage completa da Safety Devices
Casquilhos Powerflex.
Barras estabilizadoras Eibach.
Coilovers KW V3 com setup à medida.
travões Kit frontal APRacing construido pela Reyland Cosworth de 300mm.
Travões traseiros do Omega V6.
Travão de mão hidraulico Wilwood.
Circuito completo em malha d’aço.
Kit traseiro de conversão MTECH.
Repartidor de travagem identico ao do troféu Clio.
rodas Jantes Tecnomagnesio Indianapolis 7×16”.
Pneus Bridgestone POTENZA RE720 215/40.
exterior Opticas frontais Morette.
Farolins traseiros In-pro.
interior Volante Sparco.
Cintos de 4 apoios Sabelt.
Manómetro do turbo e conbustível VDO.
Backets Sparco Corsa.
Tacómetro competição Stack.
Performances 299cv em 6ª às 5810rpms.
438Nm em 5ª as 3390rpms.
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