será isto? filtro.jpg
Mais que nunca e em especial em tempo de crise temos que meter a mão na "massa".
Comecei a mudar o oleos aos "chanatos a gasolina " cá de casa e até aí tudo bem.
Agora vou mudar o oleo e filtro de oleo ao carro da minha velhota (quase 80 anitos )que é um Corsa 1.7 a gasoleo.
Encomendei o oleo o filtro de oleo e o filtro de ar mas quando cheguei a casa deparei-me com um filtro de oleo completamente diferente dos outros a gasolina que mudei.
Já vi na Net ( muito poucas imagens) que é para meter o filtro dentro de uma caixa que eu não ainda não sei onde fica mas quando tiver debaixo do carro devo encontrar !?? Em principio é por baixo ou lateralmente ao motor, certo?
Alguem me dá umas dicas sobre este tema ? Nomeadamente como funciona a caixa ? se tenho que tirar para fora ? como abre ?? etc....
Como o filtro é parte do rocesso nãp vou avançar com a muda sem estar minimamente esclarecido.
Quem ajuda este maçarico ??
Obrigado
será isto? filtro.jpg
Boas. O filtro de gasóleo encontra-se dentro disso mesmo que mostras na imagem. Tens de retirar a tampa e sacar o filtro para fora. Não precisas de desmotar essa peça toda do motor... Ou já estou a falar tarde e essa foto foste tu que a tiraste? :O
A diferença entre esse filtro e os que estás habituado a mudar, é que nesse retiras a tampa de plástico e substituis o miolo. No caso dos outros que trocaste, substitui-se a "caixa" completa. Ou seja, o miolo que vais ver no interior dessa peça da foto, é igual ao miolo dos filtros metálicos que referiste.
Para além disto, no caso deste filtro vais ter que trocar também o O-Ring que se encontra na rosca dessa tampa plástica. Quando comprares o filtro, o O-Ring vem incluído na embalagem, não precisas de o comprar à parte.
E terás que prestar atenção a uma outra coisa, eu já ouvi dizer que nestes Corsas 1.7 há um filtro qualquer que fica por cima da centralina, e que por vezes a malta acidentalmente verte o líquido para cima dela e danifica-a. Tenho quase a certeza que é o do gasóleo, mas por via das dúvidas presta atenção ao que fica por baixo do filtro do óleo antes de o retirares, ou retira-o com cuidado e com um trapo de forma a não sujares nada.
Clio III 1.5dCi 105cv ~ 130cv PKE - VENDIDO
BMW e39 530d 184cv (stock)
Honda CR-Z 1.5IMA v-tec 125cv (stock)