Boas malta.
O que posso fazer num Saxo 1.4 vts para aumentar potência?
Pensei em começar com uma panela de rendimento para dar uns 5cv, é possível? O que me dizem?
Obrigado!
Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
Honda NT 650 Deauville '98
Land Rover Discovery 300 TDi '96
Mini HL '81
Tem uma certa razão, preciso que o carro trave mais e melhor. Sinto falta de bons travões. O que me aconselha em relação aos travões? Pouco percebo disso.
E como ponho o carro a curvar melhor? Por acaso sinto um bocado de insegurança na direção.
Não estou por dentro das alterações que se podem fazer à tua máquina, no entanto poderás ter três tipos de abordagem.
1
Tudo depende dos trocos, mas poderás começar por colocar calços de melhor qualidade. Se o orçamento der também poderás colocar uns discos ranhurados ou/e perfurados. Para finalizar, uns tubos de travão em malha de aço também são fixes!
2
Algo que poderá ser um bocado mais chato e trabalhoso, mas poderás ter grandes ganhos... Poderás... Adaptar uns travões de outras versões do C2, de outros modelos da Citroën, de ouros modelos do grupo PSA ou até de outras marcas. Aí terás que fazer um trabalhinho de casa e consultar fóruns da marca, pois muito se inventa por aí e por vezes a coisa até resulta
3
Pegar no novo sistema de travões que aplicaste em 2 e fazer o mesmo raciocínio que fizeste em 1.
Em relação à estabilidade que te queixas, verifica os casquilhos, se estão todos bons. Casquilhos em bom estado melhoram significativamente o comportamento do carro. E se forem mais rijos ainda melhor.
No capítulo dinâmico poderás fazer muita coisa, tudo depende do que pretendes e do que pod€$ gastar.
Aqui está uma sugestão de tudo o que poderás fazer, mais ou menos por ordem cronológica:
- Bons pneus.
- Boas jantes. Leves de preferência. Melhoras a aceleração, a travagem e o handling.
- Amortecedores alterados (Jorge Amortecedores ou Jorge&Carlos) ou novos da Koni, Bilstein, etc. Antes de os aplicares tens que decidir se queres ou não rebaixar o carro mais tarde, pois há amortecedores para altura standard e outros vocacionados para rebaixamentos.
- Molas de rebaixamento (Eibach ou K&N). Para as estradas que temos não recomendo rebaixares muito, mas isso são gostos pessoais.
- Coil-overs: se tiveres uns bons trocos, e paciência, poderás ir para este tipo de suspensão que substituem os dois itens anteriores. Poderás afinar a altura do carro consoante a altura desejada, e consoante a versão, poderás ter vários tipos de afinação possível. Recomendo KW, podendo também pensares em outras das marcas referidas anteriormente que também começaram a vender a este tipo de solução.
- Barras anti-aproximação. Para o teu modelo não sei o que há, mas existem superiores ou/e inferiores e posteriores ou/e anteriores. Uma barra anti-aproximação superior é relativamente boa e barata.
- Barras estabilizadoras. Aqui provavelmente poderão existir versões do C2 com barras mais grossas, tens que te informar em fóruns e depois visitar umas sucatas Como alternativa poderás comprar umas específicas (das marcas das molas, por exemplo), mas isso fica um bocado carote.
Mais do que isto é um bocado estúpido para estrada... mas são gostos pessoais.
Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
Honda NT 650 Deauville '98
Land Rover Discovery 300 TDi '96
Mini HL '81
Sendo assim tenho muito que pesquisar ou vou precisar de alguém que perceba do assunto para poder tomar decisões em relação a seja o que for que meta no carro.
Respodendo ao rebaixamento, sim quero rebaixar +/- 3 cm, não muito nem pouco. Não conheço a marcas, daí também ter feito um post sobre isso aqui no forúm na "ligação ao solo". Qual a melhor opção? Amortecedores e molas ou coil-overs? E quais a marcas com melhor relação preço/ qualidade? estou mesmo fora do assunto.
Se o teu carro fosse meu:
Se só queres rebaixar isso recomendo molas H&R ou Eibach.
Amortecedores podes colocar Bilstein, GAZ, Avo, Koni ou Boge.
Para acabar o setup da suspensão apostava numa barra anti-aproximação anterior superior da OMP, Sparco ou "home-made".
Apostava nuns discos perfurados e ranhurados da EBC e calços EBC Kevlar Green Stuff.
Para completar colocava uns tubos em malha de aço da Goodridge.
Depois um filtro cónico, umas velas iridium, supressão do catalisador e uma panela mais livre e está TOP!
Já agora, de onde és?
Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
Honda NT 650 Deauville '98
Land Rover Discovery 300 TDi '96
Mini HL '81
Sim só queria rebaixar isso, no máximo 4 cm senão penso que fica demasiado baixo.
O problema é o orçamento, todas essas modificações têm de ser feitas com tempo. Tudo de uma vês nunca iria dar. Outro problema é, estou a começar a entrar agora no tuning portanto não sei onde comprar todas essas coisas aos melhores preços.
Era fixe que fosses de perto mas me dares umas ajudinhas mas já vi que não, sou do Seixal (setúbal).
O fixe é fazer as coisas aos poucos e ir sentido a evolução...
Empresas tens muitas e enviam-te isso.
Podes começar pela Q&F, Lugo MotorSport e o nosso amigo eBay...
Eu sou do norte... mas podemos ir falando por aqui ou por Face ou etc e tal
Audi A3 Sportback 1.9 TDi '07
Honda NT 650 Deauville '98
Land Rover Discovery 300 TDi '96
Mini HL '81
10cv de um motor atmosferico so com repro?
Nunca ouvi falar de tal, no max 5cv...
30Cv mais iva
ainda esta semana fizemos um carrera 4 atmosférico. ainda deu para ir buscar 27cvs.
temos um cliente com um Saxo 1.6 cuja compressão se mudou para 11:1 e ainda fomos além dos 12cv até aos 142cvs
os valores que dei foi para o 1.6, nem reparei que estavas a falar de um 1.4 (75 cvs), ai só se consegue 7 cvs. é claro que em ambos os carros a resposta a acelerador fica muito melhor
mas se têm dúvidas podem vir ver com os vossos olhos
Última edição por pedrogbranco; 21-12-2014 às 19:27.