gostava que alguem me explika xe o ke e um autoblokante e uma caixa de velocidades reduzida?
gostava que alguem me explika xe o ke e um autoblokante e uma caixa de velocidades reduzida?
Boas
O diferencial é o componente mecânico que distribui a potência vindo da caixa de velocidades pelos dois veios de transmissão (um ligado a cada roda). Contudo, o seu funcionamento só é perfeito se a aderência das rodas motrizes for ideal. Se uma das rodas patinar, o diferencial interpreta esse patinar como se a roda estivesse a percorrer uma distância ainda maior e logo fornece a essa roda ainda mais potência. O resultado final é que quando uma das rodas perde aderência, o diferencial funcionará ao contrário do que desejado, levando a que essa roda patine ainda mais. O autoblocante é um componente mecânico incorporado no diferencial que diminui a possibilidade de uma das rodas começar a patinar. Ou seja, se uma das rodas motrizes começa a patinar, o autoblocante contraria o funcionamento normal de um diferencial, levando a que a potência disponível seja retirada dessa roda e fornecida à roda com boa aderência.
A caixa de velocidades reduzia axo que é o que se vê normalmente em jipes, (a caixa curta, chamadas as baixas) !penso eu!
Cumps
É quase isto... mas o que o autobloqueante faz realmente é impedir, em determinadas situações, velocidades diferentes entre as duas rodas. Se pesquisares por LSD (limited slip differential) vaite aparecer muita informação. Existem várias formas de fazer autobloqueantes mas todos têm o mesmo objectivo.
Aquilo que o Ricardo Gomes refere é mais o funcionamento de um diferencial Torsen que será o ideal. O Honda S2000 é um dos carros que trás de origem.
Uma caixa de velocidades reduzida é quando a relação entre o veio de saida e o de entrada é mais curta nas mesmas velocidades de uma outra não tão curta.
qual e o problema de eu escrever com k ou x???eu sou tao portugues como algum de vos, simplesmente estava com alguma pressa e escrevi assim... peço desculpa se alguem nao percebeu... so acho que nao faz falta tanta polemica por eu ter escrito com k e com x...