Resultados 1 a 9 de 9

Tópico: CCV Bypass Artesanal

  1. #1
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Localização
    Esposende
    Mensagens
    18

    Padrão CCV Bypass Artesanal

    Pois bem, como já à muito que queria fazer isto e sei que tenho o colector de admissão com óleo, resolvi fazer a CCV de uma vez por todas, os materiais usados não eram para ser estes mas não consegui encontrar como queria.

    Eu queria um recipiente que fosse relativamente pequeno, se possível metálico, com uma tampa de rosca e que essa mesma tampa fosse escondida ou da mesma largura do resto do corpo em que depois de fechada desse a sensação que fosse uma única peça.

    Pois bem, o material que arranjei servia quase todos os requisitos menos a parte do ser metálico e podia ser maior um pouco. Mas este vai servir na mesma.

    O recipiente vai ser uma boião de creme da minha mãe.

    Comecei por separar 2 joelhos e uns bocados de tubos para fazer as ligações, o ideal e para haver uma boa colagem seria melhor tubo de PVC também, mas como não tinha usei tubo eléctrico. As medidas de todas as ligações são de 16 mm.







    Agora é altura de fazer as furacões no recipiente para receber as futuras ligações







    Depois dos joelhos terem sido preparados, ou seja, todo as letras e desenhos, imperfeições da união dos moldes e de injecção do plástico, de forma a tornar a peça o mais liso e limpo possível, foram lixados com lixa de água 360 e posteriormente com 600.
    O mesmo tratamento tiveram os tubitos. No fim procedeu-se à colagem de todas as peças.







    Para se fixar as ligações internas na tampa do recipiente, vai-se colar ½ e ¼ de uma união Ø 16 mm, uma vez que é mais larga, vai fixar na perfeição.

    Os 2 pedaços são assimétricos para que o tubo por onde vai entrar os gases e óleo provenientes do motor vão sair mais abaixo do que o tubo (aspiração) que posteriormente levara apenas os gases para a admissão.

    E isto porquê? Para que não se corra o risco de haver um efeito de aspiração produzida pelo vácuo da admissão e parte do óleo que deveria ficar no recipiente ir na mesma para a admissão, invalidando o efeito que se pretende com a CCV Bypass.







    Aqui todas as peças reunidas.







    Aqui já estão cortadas à medidas e prontas para a colagem







    E pronto, já estão coladas e o recipiente pronto.















    Agora é altura de fazer o suporte para isto tudo. Aqui encontrei alguns entraves, mas nada que não se resolvesse.

    O boião tinha de diâmetro cerca de 80 mm e eu não queria estar a fazer algo especifico para ali, então fui comprar uma abraçadeira em plástico de tubo para caleiro, que tinha fixação atrás e uma dobradiça para abrir e fechar, era bastante prática, só com um senão, o diâmetro interior era de apenas 75 mm.

    Então coloquei-a no sitio e com um secador de cabelo aqueci as pontas que leva o parafuso de aperto para lhe fechar o ângulo, resultou na perfeição onde foram feitos mais uns ajustes de pouca monta.







    Para fixar isto ao carro precisava de mais alguma coisa, uma barra para fazer a ligação da abraçadeira ao carro.







    Depois de estudar a melhor forma de o fazer e o local onde poria, aqui está a peça feita e testada, entrava na perfeição.















    Agora era a vez que fazer as "porcas" para fixar a barra, uma vez que aqueles parafusos no carro são autoroscantes teria de ser uma material mole. Até que vi umas peças em plástico no local onde trabalho que seriam as ideias para o que queria.







    Rosquei aquela peça no parafuso para abrir a rosca, teve de ser com a ajuda de um alicate porque criava bastante resistência.







    Para dar um ar mais clean à coisa e como a parte mais larga da peça estava estraga do alicate, cortei-lhe aquela cabeça mais larga e lixei tudo para regularizar a superfície.







    E pronto, as peças estavam prontas para a fase da pintura, estava tudo lixado, levou primário e tudo foi pintado de preto. Por erro meu, na altura da compra não vi e em vez de comprar preto mate, comprei preto brilhante. Paciência, daqui a algum tempo está tudo cheio de pó mesmo.







    Pormenor da ligação da abraçadeira à barra que vai ligar ao carro.







    Já no sitio.







    Coloquei um pouco de teflon na rosca para que não haja a possibilidade de saída de gases por ali.







    E pronto, está tudo no sitio.







    O tubo que abastece o combustível teve de ser ligeiramente desviado.


    EDIT:





    A CCV já foi ligada, se bem que de uma forma provisória, porque aquela cabeça por cima da borboleta vai ser trocada por outro sistema de ligação que é usada nos Twinport por exemplo e o tubo de ligação tem de ser maior que aquele, logo que corto o tubo para aquele tamanho depois não chega para o outro e 30 cm de tubo custou 7,50 €, logo não posso andar sempre a comprar, enquanto que aquele pedaço de mangueira até ma deram :banana: .


    O tubo de ligação da tampa das válvulas é o mesmo apenas o inverti, ou seja, a parte que ligava á cabeça liga agora na tampa das válvulas e a outra ponta liga ao reservatório.


    Diga-se que tive de lavar o tubo pois estava cheio de óleo e uma matéria amarela meia manhosa.


    Espero que tenham gostado, agora é dar o vosso feedback.


    Abraço
    |

  2. #2
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Localização
    Freixieiro City, Matosinhos
    Mensagens
    192

    Padrão

    Boas, bom trabalho, eu tb já tive 1, mas tirei pq o mecânico disse que num motor pequeno e atmosférico não vale a pena e que a gordura e restos de óleo que entram na admissão até ajudam a lubrificar a mesma. De longe a longe deve é limpar-se.

    Abraço.
    Opel Corsa C 1.2i 16v 2003
    My Project: http://www.tuning.online.pt/forum/op...ighlight=cody2

  3. #3
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Localização
    Esposende
    Mensagens
    18

    Padrão

    Vê o meu outro post e vê como estava a borboleta e diz-me se ainda achas que não vale a pena.

    Ele pode dizer o que quiser, pelo que vi, nada me diz para fazer o contrário.


    E tu próprio podias comprovar a quantidade de lixo que aquilo acumula.


    Abraço
    |

  4. #4
    Senior Member Senior Avatar de pedro ramalho
    Data de Inscrição
    Mar 2005
    Mensagens
    835

    Padrão

    Citação Mensagem Original de andremeira Ver Post
    Vê o meu outro post e vê como estava a borboleta e diz-me se ainda achas que não vale a pena.

    Ele pode dizer o que quiser, pelo que vi, nada me diz para fazer o contrário.


    E tu próprio podias comprovar a quantidade de lixo que aquilo acumula.


    Abraço

    Boa Tarde,

    Nem mais, desde que fiz isso no meu XSARA, nunca mais tive problemas de IC sujo com óleo.
    Isso de óleo para lubrificar é treta....
    O CCV é um simples sistema anti-poluição... aliás foi o primeiro sistema anti-poluição aplicado em motores de combustão interna.

    Cumprimentos,

    PR.
    Pedro Ramalho
    RACECOMPdiesel
    Citroen XSARA 1.9 td power by RACECOMPDIESEL
    Citroen C2 VTS 1.6 HDI power by RACECOMPDIESEL

  5. #5
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2006
    Mensagens
    24

    Padrão

    Qual a finalidade e para que serve?obg(dsc a ignorancia....)

  6. #6
    Senior Member Super user Avatar de FrEaKZoIdE
    Data de Inscrição
    Apr 2003
    Localização
    Matosinhos
    Mensagens
    4.835

    Padrão

    Citação Mensagem Original de bubb Ver Post
    Qual a finalidade e para que serve?obg(dsc a ignorancia....)
    Impedir que fique residuos de oleo no sistema de admissao, e que este fique toda suja!

    Tal como o andremeira disse... se vires o outro post aqui nos DIY, ves como estava o sistema de admissao!
    Built, not bought!

  7. #7
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Localização
    Esposende
    Mensagens
    18

    Padrão

    Exacto, isto vai reter todo o óleo que ia para a admissão e criar uma pasta nada bonita de se ver e muito prejudicial para o motor.

    Assim com isto, o motor trabalha da mesma forma, não poluímos porque os gases são queimados na mesma e o óleo já não vai para a admissão.


    Abraços
    |

  8. #8
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2006
    Localização
    red river
    Mensagens
    149

    Padrão k

    ta muita fixe essa tua " invencao " quem diria q a partir do material q usaste fosse sair uma aplicacao perfeita ( sem contar com aquela mangueira q axo tar muita xunga , deves trocar ou pintar d preto) mas de resto ficou muita bom e so faz bem ao motor pq em certos casos essa crosta k vai ganhando na borboleta tb se deposita nas sedes das valvulas provocando per veses falhanços d motor . quanto aquela gosma amarelada q enkontraste no tubo isso é a junta da distribuicao k ta a dar passagem d agua para o oleo deves de reparar isso quanto antes para n dar cabo d mais nada : varas de comando , tuxes , martelos etc ..... tudo o q tiver a ver com lubrificaçao.
    um bom tuning so el sabe

  9. #9
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Dec 2004
    Localização
    Esposende
    Mensagens
    18

    Padrão

    Aquele tubo azul é só enquanto não faço outra mod, depois vai levar um tubo preto.

    Mas o que é que terá provocado a degradação dessa junta que falas?


    Explicla lá melhor isso sff.


    Abraço e obrigado pelos coments
    |

LinkBacks (?)

  1. 26-09-2011, 18:44
  2. 25-09-2011, 15:05

Tópicos Similares

  1. ccv bypass
    Por RSFerreira no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 0
    Última Resp.: 15-10-2008, 16:57
  2. CCV bypass - Duvida???
    Por jackyl no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 3
    Última Resp.: 22-11-2007, 15:32
  3. Bypass dci
    Por ivovicente no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 1
    Última Resp.: 16-06-2007, 13:07
  4. CCV bypass - XSARA 2.0 HDI 110CV
    Por AN70 no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 1
    Última Resp.: 04-06-2007, 21:19
  5. Duvida sobre CCV Bypass
    Por resistente no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 1
    Última Resp.: 09-01-1970, 11:22

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •