Não mexas muito nesse motor eles tem tendência a partir digo te eu que faço muitas assistencia e maior parte deles acontece isso estando mesmo de origem , em relação ao ronco basta tirares catalisadores fica logo diferente
Boas, adquiri recentemente um clio 1.5 dci e estou com algumas duvidas em relação ao carro e a algumas futuras alterações, e queria a vossa ajuda, pois percebem mais deste assunto.
Então é o seguinte, para começar eu não sei ao certo quantos cvs tem o carro, não sei se é de 65 ou 80, como posso ficar a saber isso ?
E depois queria saber como chegar a um ronco deste género
https://www.youtube.com/watch?v=twZI350r1p0
Não mexas muito nesse motor eles tem tendência a partir digo te eu que faço muitas assistencia e maior parte deles acontece isso estando mesmo de origem , em relação ao ronco basta tirares catalisadores fica logo diferente
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Ao tirar o catalisador vai sair muito fumo preto ? Que tipo de problemas dão estes motores ?
hoje em dias os carros mesmo sem catalizador já não deitam grande fumo até passam na ipo sem problemas
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Mas estes carros costuma dar muitos problemas ?
Não querendo contrariar o que foi escrito acima... mas contrariando:
1. Retirar o catalisador não dá ronco nenhum de assinalar, o meu não tem catalisador, porque entupiu, e não há diferença assim tão grande que se possa assinalar. Não chumbou na IPO.
PS: Ronco não dá potencia, ronco não dá velocidade... ronco faz mais barulho...
2. É muito simples verificares qual é a versão que tens (tens sempre a mais óbvia que é pegar no livrete :P)
Sò a olhar para o motor, Dci 65 cv não tem Intercooler, por isso não vais ter tubagens a sair da parte de trás do motor e a voltar, apenas tens o tubo de admissão de ar.
Se tiveres a versão de 80cv tens um intercooler do mesmo tamanho do radiador montado em paralelo com este.
Se tiveres a versão de 100cv tens um intercooler que vês apenas na entrada de ar na zona baixa do parachoques.
3. O problema destes motores está mais relacionada com injectores e bomba de alta pressão, principalmente nos motores entre 2000 e 2002. Mesmo assim, posso dizer-te que o meu clio fez 240.000km até dar problemas. A bomba de alta pressão começou a desfazer por dentro e a largar limalhas para os injetores, podia ter trocado injectores e bomba AP, mas optei por meter um motor completo (usado mas com garantia), com os km que já tinha e ao preço do material a diferença era muito pouca.
4. Mexer no motor: Reprogramação é solução - com uma grande ressalva -> sem mexer em mais nada, a reprogramação apenas vai puxar mais o motor e por isso vais ter problemas mais depressa.
Se tens a versão de 65cv, só reprogramas depois de lhe montar um Intercooler, e não esperes passar de 65 para 120cv... quanto mais esticares mais rápido ele vai partir.
Espero ter ajudado. Recomendo-te uma visita ao Clioteam, tens por lá muita informação.
NLeitao
Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)
Ja criei conta nesse forum mas nunca me activaram a conta... O meu clio é de 2004 e tem cerca de 162.000 km, qual a melhor maneira de o meter a roncar ?
Mas a minha ideia não é aumentar a potencia, apenas queria meter o carro a roncar.
Para não tar a criar outro topico, uma pergunta.. Nos comerciais é preciso legalizar peliculas do pilar b para tras ? É que já ouvi dizer que não, outros dizem que sim... e já tou com medo de as meter
Não precisas de tirar o catalisador.
Quanto ás peliculas em principio sem problemas podes meter lá esta se for da pelicula amolgada melhor.
Claro se meteres da #normal" fica mais barato e só com muito azar é que algum agente da autoridade te aplica uma multa.
Quanto ao "ronco" existe muitos tipos de "ronco" existe esse aí tipo o desse video que é um carro com turbo e que se calhar até pode estar alterado na valbula GR para fazer aquele "assubio" ou ate pode ser o turbo por si só.
Aí podes tentar alterar a penela filnal ou até mesmo por vezes uma smples ponteira e já faz barulho.
Agora se queres que o carro "ronque" quando puxas por ele apenas isso ate poderias colocar um filtro de ar conico e pronto ficaria o carro a fazer barulho quando ultrapassases aí as 2000-2500rpm
tipo uma coisa destas em grande - Filtro ar cónico (duplo cone) 76mm carbono + cone carbono para respiro oleo/turbo - Santiago de Piães (Viseu) - Peças e acessórios
Claro que a nivel legal
mas é a minha humilde ideia