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Tópico: [DIY] Guia simplificado para Mudança Óleo "em casa"

  1. #1
    Senior Member Senior Avatar de nLeitao
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    Padrão [DIY] Guia simplificado para Mudança Óleo "em casa"

    Gente,

    A propósito de um outro tópico na secção de Manutenção:

    http://www.tuning.online.pt/forum/st...is-t97161.html


    Aqui fica a minha pequena colaboração para o fórum, pode ser que ajude alguém... pelo menos a tentar !!!


    Material Necessário:
    Panos para limpeza
    Recipiente para Óleo Usado (eu tenho uns próprios que comprei na norauto)
    Plástico para colocar no chão
    Chave para o bujão do óleo (dependendo da situação, pode ser uma chave “quadrada”, no meu caso é uma sextavada)
    Chave para o Filtro do ÓIeo
    Óleo Novo (ver no manual quanto necessitam)
    Filtro do Oleo
    Anilha para o bujão
    E acho que não falta nada...

    Agora vamos ver se consigo descrever os passos todos de forma simples e sem me esquecer de nada. Mãos à obra:

    1. Fazer o motor trabalhar durante um bocado para o óleo aquecer e ficar mais fluido

    2. Deixar o carro parado no local onde vamos realizar a “obra” e deixar o motor arrefecer até ao ponto em que se consiga trabalhar nele

    3. Por esta altura já devem ter colocado o plástico no chão, e o recipiente do óleo no lugar.

    4. Desenroscar o bujão do óleo com algum cuidado e, se possível com luvas – o óleo ainda pode estar muito quente. Com sorte a porca cai para dentro do recipiente e o óleo não entorna fora

    5. Deixar o óleo escorrer, entretanto podem tratar de ir tirando o filtro do óleo com a chave própria para isso... ou com as “manápulas” para quem conseguir.

    6. No meu caso... porque sou se mania... ainda dou uns abanões ao carro e ainda o subo o carro com o macaco para ver se pinga mais qq coisa.

    7. Retirar a porca do bujão do meio do óleo e limpa-la devidamente. Retirar a anilha velha. Depois de estar a coisa escorrida passar com um pano a tentar limpar o óleo que “cagou” sempre parte do motor e passar à fase do novo óleo!

    8. Colocar nova anilha na porca do bujão e apertar, com cuidado, sem forçar muito... na esperança de não estoirar com a rosca.  Não precisam de fazer força de super-homem, apertem bem e depois com o óleo novo verificam se ficou bem apertado ou não.

    9. Colocar óleo novo no filtro! Sem o atestar, porque vão ter de o virar para o voltar a apertar. Apertar o novo filtro no sitio, e esta operação é feita com as mãos! A Chave é só para desapertar ;P

    10. Deitar o óleo novo para o motor, no caso da minha 306 eu já sei que leva sempre 4l filtro incluído, nunca coloco óleo até ao nível máximo, deixo-o sempre a ¾. Caso contrário o motor cospe-me óleo pelas juntas do cárter quando estico mais pelo motor. Assim não me gasta óleo nenhum...

    11. Voltar a limpar mais alguma borrada que se tenha feito entretanto.

    12. Aguardar um bom bocado e confirmar que o nível do óleo está onde pretendem... e está feito !!!



    PS: Se alguém tiver notas a juntar ou correcções a fazer, estão à vontade.


    Abraços a todos
    Última edição por nLeitao; 11-08-2009 às 20:39.
    NLeitao
    Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)

  2. #2
    Junior Member Novato
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    Boas,

    Eu só dava uma achega se me permitem,

    Para que o óleo saia melhor deve-se tirar a tampa por onde o óleo novo vai entrar, pelo menos faço isso no meu e o óleo escorrer melhor, depois quando coloco o filtro novo na zona da borracha passo sempre um pouco de óleo para facilitar o aperto e aperto à mão. De resto está fixe.

  3. #3
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    Sempre dá pa poupar uns oiros...

  4. #4
    C 220 CDi Super user Avatar de bilitri
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    Boas dicas são sempre bem vidas

    Sobre a anilha, o que eu faço é lixá-la um pouco e depois virar pra fora a parte que estava para dentro (dá para ver na deformação da anilha)

    Como são de cobre (ou alumínio por vezes) aceitam bem a deformação, mas claro que dá para uma ou duas mudas, mais do que isso é conveniente uma nova
    ... Rock On!!!! ♪♫♪

  5. #5
    Senior Member Average 2 Avatar de djmegabass
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    So mais um ponto.

    Dar o destino correcto ao oleo usado. Entreguem onde compraram o oleo novo, ou nalguma oficina.

  6. #6
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    só uma pergunta mudar o oleo a uma carro com o motor turbo( corsa 1.5td) é igual, ou tem k se ter alguma atenção diferente??
    Última edição por krip; 13-05-2011 às 14:50.

  7. #7
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    Citação Mensagem Original de krip Ver Post
    só uma pergunta mudar o oleo a uma carro com o motor turbo( corsa 1.5td) é igual, ou tem k se ter alguma atenção diferente??
    É igual

  8. #8
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    alguem sabe quantos litros de oleo leva o motor 1,5d do opel corsa a?

  9. #9
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    Citação Mensagem Original de Carlos_88 Ver Post
    alguem sabe quantos litros de oleo leva o motor 1,5d do opel corsa a?
    Segundo o AutoData leva 3,7 litros...

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