A Dunlop, um dos líderes mundiais no fabrico de pneus de alta performance, anuncia que irá introduzir o código QR nas novas etiquetas de pneus, que serão obrigatórias em todos os pneus vendidos a partir de novembro deste ano. A nova etiqueta de pneus europeia irá informar os consumidores sobre os 3 principais atributos de desempenho dos pneus: a eficiência do consumo de combustível, o desempenho da aderência em piso molhado e o ruído exterior do rolamento.

A introdução do código QR na área da etiqueta reservada, especificamente para a marca do pneu, irá permitir que os clientes consultem todas as vantagens e os critérios de desempenho do pneu, para além das 3 classificações chave da etiqueta. Os engenheiros da Dunlop, que desenvolvem os pneus, trabalham com cerca de 50 critérios e estes também serão refletidos nas informações apresentadas acerca de cada produto. Embora a nova etiquetagem realce apenas 3 indicadores de desempenho, a marca considera que deve ter um papel mais ativo, ao testar mais de 50 indicadores aquando a avaliação dos seus pneus.

“A etiqueta de pneus é um importante passo para garantir que os consumidores de toda a Europa estejam informados sobre quais as opções que dispõe quando têm que escolher um produto e nós estamos totalmente de acordo com a sua introdução. Estamos convencidos que a nova etiqueta é bastante positiva para o setor e que irá promover, ao máximo, os seus esforços de inovação, que no final beneficiarão o consumidor.” - Acrescenta Sanjay Khanna, diretor geral da marca Dunlop para a EMEA. “No entanto, na Dunlop estamos convencidos que a etiqueta não comunica toda a informação. Ao focar apenas 3 critérios, não reflete os esforços que fazemos para desenvolver pneus de elevada qualidade. A maioria das provas organizadas por revistas da especialidade julgam-nos com base em 15 critérios e na Dunlop consideramos mais de 50. Ao acrescentar o código QR à etiqueta, refletimos a nossa convicção de que os consumidores deviam estar mais informados para além das referidas na etiqueta, e aceder através do código, a informações complementares sobre o pneu.”

O código QR vai ter uma posição de destaque em todas as etiquetas europeias aplicadas nos pneus Dunlop e indicará aos clientes, um espaço online onde podem descobrir todas as vantagens do produto e pneus alternativos, caso seja do seu interesse. O código QR será compatível com asprincipais aplicações smart phone e irá aplicar-se a todos os produtos Dunlop que sejam comercializados.

A partir de 1 de junho, a União Europeia vai permitir a aplicação voluntária da etiqueta. A Dunlop irá implementar gradualmente a etiqueta, que se espera que durante o período de introdução de cinco meses, desde junho até novembro, todos os pneus vendidos nas oficinas disponham deste selo. A partir de 1 de novembro todos os pneus Dunlop vão ter uma etiqueta de acordo com os requisitos da UE.