De acordo com a Goodyear Dunlop, a etiquetagem de pneus vai desempenhar um papel determinante no aumento da eficiência do consumo de combustível na Europa. A nova etiqueta de pneus, que será obrigatória a partir de 1 de novembro de 2012, vai fazer da resistência ao rolamento e, consequentemente, da eficiência do consumo de combustível, num objetivo chave para a avaliação europeia de pneus. É esperado que a etiquetagem venha a influenciar os operadores de frotas de veículos comerciais no sentido de considerarem este aspeto quando compram pneus novos.

Num estudo realizado pela empresa, os resultados mostraram que apenas 40% dos operadores compraram pneus eficientes no consumo de combustível para os seus veículos
[1]. Isto significa que mais de metade das frotas de veículos comerciais da Europa está a consumir, desnecessariamente, combustível e a perder oportunidade para reduzir os custos operacionais. A Goodyear acredita que a etiquetagem fará com que os operadores tomem consciência da importância dos pneus a respeito da eficiência do consumo de combustível, e ajudará, não só a diminuir os seus custos na escolha dos pneus, como também na emissão do CO2.

Acredito que uma das razões pela qual tantas frotas não têm escolhido pneus eficazes no consumo de combustível é que, até à data, nem sempre foram esclarecidos como se compara as prestações dos pneus. A etiqueta de pneus vai assegurar a transparência para todas as pessoas.” - Afirmou Boris Stevanovic, diretor de marketing para pneus de camiões, da Goodyear Dunlop EMEA. “Esta transparência é bem-vinda. No entanto, os compradores de pneus devem ter em conta que a etiquetagem apenas abrange três áreas (eficiência no consumo de combustível, travagem em piso molhado e ruído exterior) e, por isso, podem não refletir outros critérios sobre pneus criados para fins específicos como os pneus de Inverno, que foram desenvolvidos para trabalhar sob condições invernais específicas, pneus mistos e todo-o-terreno, que poderiam ser otimizados pela quilometragem e tração fora de estrada. A Goodyear Dunlop analisa 50 critérios diferentes que não se refletem na etiqueta, incluindo as manobras em piso seco e molhado, a pressão de contato com o piso, altas velocidades, a durabilidade, a tração e quilometragem. Estas são as vantagens que todos os clientes pretendem para os seus pneus, por isso é importante identificar e comparar todos os critérios pertinentes antes de fazer a escolha.”

Desde que se produziu o anúncio por parte da Comissão da EU sobre o regulamento de testes de etiquetagem, a 23 de Março de 2012, a Goodyear Dunlop tem trabalhado intensivamente para calcular as classificações da vasta gama dos pneus comerciais da Goodyear que estarão prontos para cumprir a data limite de novembro.


[1] A Goodyear Dunlop realizou um inquérito quantitativo a mais de 400 gestores de frota de veículos de longo e curto percurso europeus entre Setembro e Novembro de 2011. O inquérito foi complementado com entrevistas aprofundadas a 16 gestores de frota e a 20 espe******tas do setor, comunidade académica do setor de transportes e decisores políticos. Os inquiridos do Reino Unido Alemanha, França, Itália, Espanha, Polónia e Benelux responderam a 20 perguntas quantitativas sobre as suas experiências e opiniões em relação a gerir a eficiência do consumo de combustível.