A Ford está a alavancar a sua gama de motores eficientes a gasolina EcoBoost, os motores diesel TDCi e ECOnetic Technologies de baixas emissões de CO2 para introduzir 15 novos modelos na Europa em 2012, que são os melhores da sua classe* em eficiência de combustível.

No final de 2012, a Ford Europa terá também uma das maiores gamas de veículos na indústria com emissões de CO2 abaixo dos 100g/km, incluindo seis modelos Fiesta (três diesel, três a gasolina) e dois modelos diesel Focus. A Ford também vai lançar este ano o seu primeiro veículo de passageiros totalmente eléctrico, com emissões zero - o Focus Electric.

"A introdução dos nossos novos motores a gasolina EcoBoost ajudou-nos realmente a ir mais longe no nosso objectivo de reduzir as emissões totais de CO2 da nossa frota e ainda oferecer um excelente desempenho e dinâmica de condução", disse Sherif Marakby, director de Engenharia de Motorizações, Ford Europa,. "Adicionando motores diesel de topo e a nossa gama ECOnetic Technologies de baixas emissões de CO2 que se está a expandir para mais e mais veículos e temos agora uma vasta gama de líderes em eficiência para os clientes europeus."

O motor a gasolina EcoBoost de 1.0 litros da Ford, recentemente nomeado vencedor do “International Engine of the Year”, é a força motriz por detrás de 9 dos 15 novos modelos com eficiência de combustível líder da sua classe.

Às versões já disponíveis de 100cv e 125cv do Focus 1.0 litros EcoBoost, com 109g/km e 114g/km de CO2, respectivamente, vão juntar-se em breve dois modelos do novo B-MAX e quatro modelos do C-MAX e Grand C-MAX. **

Os novos Ford ST vão também proporcionar uma eficiência de combustível líder na sua classe com motores EcoBoost turbocomprimidos e de injecção directa. O Focus ST, que estará à venda este verão, terá 250cv e um motor EcoBoost de 2 litros, mas emite apenas 169g/km de CO2.

Os motores Ford TDCi a diesel também vão permitir que os veículos comerciais da Ford, a Transit e a Ranger, ofereçam níveis inigualáveis ​​de eficiência e emissões, incluindo as versões de 1 tonelada e a versão de passageiros da nova Transit ultrapassando os seus concorrentes, emitindo apenas 174g/km e 168g / km de CO2, respectivamente.

O motor de 1.6 litros TDCi já fez com que o Focus ECOnetic Technology seja o Ford Focus mais eficiente de sempre em consumo de combustível, com valores de 88g/km de CO2 e 3.4l/100km, os melhores da sua classe. Este utiliza toda a gama ECOnetic Technologies, incluindo o Sistema Stop/Start, o Carregamento Regenerativo Inteligente, a Grelha Dianteira Activa, o Eco Mode, a luz indicadora de mudança de velocidade e relações de caixa optimizadas. Suspensão mais baixa, deflectores de rodas e pneus de baixo atrito ao rolamento reduz as resistências da condução.

Também possui um conversor catalítico especial chamado ‘lean NOx ‘ concebido para ajudar a reduzir as emissões de CO2, facilitando um processo de combustão mais eficiente utilizando uma proporção maior de ar para a queima. Protecções inferiores especiais para uma aerodinâmica optimizada e a sobrealimentação do ar refrigerado a água são eficiências adicionais.

A crescente utilização das Ford ECOnetic Technologies e o sucesso contínuo dos motores EcoBoost e dos motores diesel da Ford colocaram a companhia no bom caminho para atingir a sua eficiência de combustível e as metas de emissões de CO2 nos próximos anos.


Veículos Ford 2012 com Consumo de Combustível Eficiente e Melhores da Sua Classe


  1. Focus 1.0l EcoBoost 100cv
  2. Focus 1.0l EcoBoost 125cv
  3. Focus 1.6l ECOnetic Technology 88g
  4. Focus ST 2.0l EcoBoost 250cv
  5. B-MAX 1.0l EcoBoost 100cv
  6. B-MAX 1.0l EcoBoost 120cv
  7. B-MAX 1.6l TDCi
  8. C-MAX 1.0l EcoBoost 125cv
  9. Grand C-MAX 1.0l EcoBoost 100cv
  10. Grand C-MAX 1.0-litros EcoBoost 125cv
  11. Transit 2.2lTDCi 1 tonelada
  12. Transit Tourneo Custom 2.2lTDCi
  13. Ranger 2.2l TDCi 125CV de tracção traseira


Acrescem mais 2 variantes do Ford Fiesta disponíveis a partir do último trimestre de 2012.


*Significa melhor economia de combustível em comparação com os veículos da mesma categoria e nível de potência, bem como tipo de motorização (gasolina ou diesel).


** O consumo de combustível e as emissões de CO2 em g/km são obtidos a partir de testes homologados e em conformidade com a Directiva Europeia 93/116/EC. Os valores de consumo de combustível indicados têm por base a Directiva Europeia de Economia de Combustível EU 80/1268/EEC e serão diferentes dos resultadosde economia de combustível dos ciclos de condução noutras regiões do mundo.