A Goodyear apresenta os seus primeiros pneus com etiqueta AA na Europa, sob a marca EfficientGrip AA Edition. O pneu protótipo, desenvolvido em quatro tamanhos, fornece a melhor aderência em piso molhado e resistência ao rolamento, que um pneu pode disponibilizar atualmente. O pneu EfficientGrip AA Edition será utilizado principalmente para aprofundar a Investigação e Desenvolvimento de novos pneus, que alcancem elevada classificação na etiqueta, assim como para demonstrações de pneus em diversos eventos.
Os EfficientGrip AA Edition revelam um importante avanço tecnológico, fornecendo pneus com pontuações elevadas nos principais parâmetros de segurança e meio ambiente, estabelecidos pelo Regulamento de Etiquetas Europeu[1], que entre hoje na sua primeira fase de implementação. A etiqueta europeia de pneus é semelhante aos rótulos de eficiência energética (como os que aparecem nos eletrodomésticos) sendo que “A” classifica o pneu com o melhor desempenho na sua categoria e “G” o que presta a pior prestação.

Tal como o critério estabelecido para os eletrodomésticos, a etiqueta de pneus avalia normas que contribuem para a proteção do meio ambiente. O nosso objetivo foi desenvolver um pneu que obtivesse classificações elevadas em condições extremas – especialmente em piso molhado – e que reduzissem o consumo global de combustível de um carro e consequentemente as emissões de CO2 geradas”, afirma Hugues Despres, diretor da marca Goodyear para a EMEA. “Para alcançar este marco, o Centro de Inovação da Goodyear, no Luxemburgo, superou os atuais limites da tecnologia ao obter algumas das melhores classificações da nova Etiqueta Europeia de Pneus – trata-se de um grande avanço de engenharia”.

Ao abrigo do novo sistema de etiquetas, os novos pneus protótipos AA da Goodyear alcançaram pontuações muito elevadas, tanto em eficiência de consumo de combustível, como de aderência ao piso molhado. Ambos representam os principais ativos da marca: oferecer um pneu que ajuda a melhorar a segurança rodoviária, assim como um pneu que produza um impacto reduzido no meio ambiente devido à baixa resistência ao rolamento.
O pneu protótipo foi construído usando tecnologia desenvolvida pela Goodyear no seu Centro de Inovação no Luxemburgo e inclui um composto amplamente melhorado que literalmente contorna várias gerações tecnológicas. Até ao momento a Goodyear desenvolveu um número limitado de pneus, principalmente por razões de investigação e desenvolvimento, como para demonstrar as capacidades tecnológicas da marca. Os pneus AA não estarão à venda.

A etiqueta de pneus que será um requisito legal na União Europeia a partir de novembro de 2012 informará os consumidores sobre 3 critérios chave do desempenho dos pneus: Eficiência em consumo de combustível, desempenho da aderência em piso molhado e ruído exterior do rolamento. O ruído exterior é expresso em decibéis, acompanhado por uma, duas ou três ondas de som sendo que uma onda representa o pneu mais silencioso e três ondas o mais ruidoso. Todos os pneus vão apresentar o mesmo rótulo.

Os EfficientGrip AA Edition vão estar em exposição no REIFEN, a principal Exposição de pneus europeia, em Essen, na Alemanha, de 5 a 8 de junho, e será igualmente apresentado em diferentes países europeus, em diversos eventos.