Na Europa, a venda de veículos de desempenho elevado tem vindo a aumentar nos últimos anos e prevê-se que esta tendência se mantenha. Consequentemente, o segmento de pneus de desempenho ultra elevado (UHP) é o segmento com o crescimento mais rápido na indústria dos pneus. Com os veículos a tornarem-se cada vez maiores, mais pesados e mais rápidos, mesmo na categoria Berlina, há uma necessidade crescente de pneus que suportem veículos robustos e potentes. A combinação do peso e potência impressionantes, a juntar ao facto de hoje em dia muitos dos veículos de desempenho elevado serem também SUV com um centro de gravidade significativamente mais alto, formam um conjunto exigente de requisitos de desempenho para um pneu.

O engenheiro de desenvolvimento de pneus, Percy Lemaire, diretor da equipa de desenvolvimento de desempenho ultra elevado da Goodyear no centro de Inovação da Goodyear em Colmar-Berg (Luxemburgo), conhece a exigente diversidade de requisitos de desempenho que um pneu UHP da Goodyear tem de cumprir antes de estar pronto para a linha de produção. A sua equipa tem a tarefa exclusiva de testar os limites das tecnologias de pneus com vista a desenvolver pneus UHP sofisticados, como o bem sucedido Goodyear Eagle F1 Asymmetric 2, que proporcionem aos condutores um comportamento otimizado a nível de manobrabilidade, aderência e travagem (indicadores de desempenho de segurança cruciais) numa grande variedade de condições meteorológicas e de estrada.
Mas o que é exatamente um pneu de desempenho ultra elevado e quem é que precisa dele? Lemaire dá-nos uma ideia do que envolve o desenvolvimento de um pneu como o Goodyear Eagle F1 Asymmetric 2 e explica-nos a sua importância.

Entrevista a Percy Lemaire, Gestor de Projetos de Desenvolvimento de Pneus na Goodyear
Quais são as principais diferenças entre um pneu de desempenho ultra elevado e um pneu normal?

Percy Lemaire: Nós disponibilizamos pneus para uma grande variedade de veículos e de aplicações, desde pneus que classificamos como pneus standards e que se adequam aos veículos citadinos compactos, a pneus de desempenho elevado e ultra elevado para veículos mais pesados e de grande potência. Naturalmente, também existem pneus para condições meteorológicas ou aplicações especiais, nomeadamente pneus de Inverno, de Verão ou 4x4.

Existem algumas diferenças entre os dois extremos: os pneus UHP e os pneus standards. No desenvolvimento de um pneu standard, concentramo-nos em desenvolver um pneu que tenha uma boa relação qualidade/preço e que proporcione uma viagem segura e confortável. Por outro lado, quando desenvolvemos um pneu UHP, o nosso objetivo é desenvolver um pneu poderoso que proporcione um elevado desempenho nas áreas mais relevantes para a segurança a alta velocidade numa ampla variedade de condições. Como tal, estes pneus diferem em muitos aspetos dos pneus standard: no composto utilizado, na estrutura do pneu e, muitas vezes, na medida do pneu.

O composto utilizado num pneu UHP como o Eagle F1 Asymmetric 2 deriva, muitas vezes, de diversas características de compostos de competição. Pode incluir um nível mais elevado de sílica e de resinas de tração que não se encontra no composto dos pneus padrão.
Para o Eagle F1 Asymmetric 2 desenvolvemos também uma nova estrutura de capa cruzada mais rígida. Os pneus têm normalmente uma tela convencional de 90 graus, enquanto que o Eagle F1 Asymmetric 2 possui uma tela de ângulo inferior, o que contribui para uma maior rigidez na torção e proporciona maior precisão de direção, melhor manuseamento e travagem em piso seco.

Quem beneficiaria da utilização de um pneu UHP?

Percy Lemaire: Identifico dois principais grupos de utilizadores de pneus UHP: em primeiro lugar, existem os condutores que exigem capacidades de comportamento perfeito dos seus veículos potentes - em piso seco e piso molhado -. Estes condutores necessitam da máxima aderência e, como tal, necessitam de pneus de máximo desempenho para uma condução desportiva, mas segura.

Em segundo lugar, os pneus UHP são especialmente interessantes para os condutores de veículos familiares, pesados e potentes que querem estar preparados para reagir ao inesperado em frações de segundo. Estes condutores pensam primeiro em segurança e exigem pneus com os níveis mais elevados de segurança em todas as condições de condução e de estrada.

O pneu UHP por excelência da Goodyear, Eagle F1 Asymmetric, foi desenvolvido especificamente para proporcionar um ótimo desempenho ao nível dos parâmetros de segurança, assim como distâncias de travagem mais curtas em piso seco e molhado. Outro importante parâmetro de desempenho deste novo pneu é o comportamento superior e imediato em piso seco e molhado.

Quais são os avanços tecnológicos mais importantes num pneu UHP como o Eagle F1 Asymmetric 2?

Percy Lemaire: A ActiveBraking Technology do novo Eagle F1 Asymmetric 2 permite aos blocos do piso expandirem-se mediante cargas superiores provocadas pela travagem. Esta característica aumenta a área de contacto entre o pneu e o piso. Enquanto os blocos dos pneus convencionais não sofrem alterações com a travagem, este aumento da área de superfície proporciona também uma maior aderência, o que, por sua vez, contribui para distâncias de travagem mais curtas, obtidas com o Eagle F1 Asymmetric 2.


Onde é que a Goodyear desenvolve os seus pneus de desempenho ultra elevado?


Percy Lemaire: No caso do Eagle F1 Asymmetric 2, o desenvolvimento realizou-se globalmente nos três Centros de Inovação da Goodyear: no Luxemburgo, na Alemanha e nos EUA. Assumimos o comando aqui no Luxemburgo, mas contámos com as competências específicas e o conhecimento do mercado local das equipas em Hanau, na Alemanha, e em Akron, no Ohio, o que nos ajudou a desenvolver um produto que cumpre os diferentes requisitos de mercados. A equipa alemã tem muita experiência no desenvolvimento de pneus desportivos, como tal, foram determinantes ao fornecerem o seu conhecimento ao nível de competição. Quanto à equipa dos EUA assegurou-se que tivessem em conta as exigências específicas do mercado da América do Norte e da Ásia, tais como o conforto, a quilometragem e o ruído, durante o processo de desenvolvimento.

Qual a dimensão da equipa que trabalhou neste projeto e quais são as competências específicas necessárias numa equipa responsável pelo desenvolvimento de um pneu UHP?

Percy Lemaire: A nossa equipa é composta por mais de 50 engenheiros, todos eles com competências e capacidades diferentes. Temos engenheiros de projeto e de conceção que desenham o aspeto inicial do pneu utilizando software de simulação e temos também espe******tas em pisos, espe******tas em materiais e compostos e uma equipa que trabalha na construção do pneu. Temos, naturalmente, pessoas com a tarefa de transformar a "versão beta" do pneu num produto completo que pode ser introduzido no processo de fabrico. O desenvolvimento de um pneu como o Eagle F1 Asymmetric 2 demora cerca de três anos e é um processo complexo. O novo produto tem de passar por uma série de verificações, testes e critérios de desempenho essenciais, antes de podermos dar o passo seguinte no processo de desenvolvimento.

Os testes dos pneus de desempenho ultra elevado são diferentes dos testes dos pneus padrão?

Percy Lemaire: Todos os pneus, de Verão, de Inverno, standards ou UHP, são sempre sujeitos a uma série de testes: travagem em piso seco e molhado e comportamento em várias superfícies – nomeadamente piso seco e molhado, no caso dos pneus de Verão, e também piso com neve e gelo, no caso dos pneus de Inverno.

A diferença nos testes de pneus UHP tem que ver com os tipos de superfícies, as pistas de teste e os veículos em que são testados. Estes pneus são quase sempre testados em pistas de competição ou pistas concebidas especificamente para testar pneus UHP, onde são testados até ao limite e comprova-se, diversas vezes a velocidade que podem atingir ou às forças G laterais que suportam em curvas específicas. Estes testes em todo o tipo de circuitos, cada um com os seus desafios específicos, permitem-nos testar o pneu ao máximo.

Testámos o Eagle F1 Asymmetric 2 nas nossas pistas de teste em França e no Luxemburgo, dois locais de testes de pneus específicos, onde pudemos observar especialmente as capacidades de comportamento exigente. Fomos também à inigualável pista de testes em Nardò, em Itália, onde testámos a durabilidade do pneu a alta velocidade.

O novo Eagle F1 Asymmetric 2 foi também testado em Espanha, na América do Norte e naquela que é considerada uma das mais exigentes pistas do mundo: a Nordschleife da Nürburgring, na Alemanha. Com 73 curvas, uma inclinação ascendente de 18 graus e uma diferença de altitude de 290 metros, o circuito de Nordschleife é, sem dúvida, a pista de competição mais dura do mundo. A condução em 20,83 quilómetros por montanhas e vales com tipos de asfalto diferentes permite-nos testar o pneus em condições o mais semelhante possíveis às "condições reais na estrada".

É possível desenvolver um pneu de desempenho ultra elevado que seja também ecológico?

Percy Lemaire: Sem dúvida! Existem desafios muito específicos quando se pretende melhorar o desempenho da condução e segurança e como reduzir o impacto ambiental. O nosso objetivo era complicado: aumentar a aderência e diminuir, simultaneamente, a resistência ao rolamento do pneu. O novo Eagle F1 Asymmetric 2 inclui a bem-sucedida FuelSaving Technology da Goodyear, que utiliza menos material no pneu e proporciona uma menor produção de calor para uma menor resistência ao rolamento. A otimização da forma da cavidade e da rigidez do piso do pneu resultam também numa distribuição de pressão mais uniforme na área de contacto, o que permite melhores níveis de quilometragem. A composição otimizada do composto e a construção inovadora, proporciona uma boa condução e travagem e, ao mesmo tempo, um dos melhores níveis de resistência ao rolamento no segmento UHP de pneus.