Resultados 1 a 13 de 13
Like Tree1Gostos
  • 1 Escrito por skyline34

Tópico: [HELP] Avanço do timing de injecção (A4 B5 1.9TDi)

  1. #1
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jul 2003
    Mensagens
    10

    Padrão [HELP] Avanço do timing de injecção (A4 B5 1.9TDi)

    Olá a todos,
    Preciso da vossa ajuda/opinião de como resolver um problema do meu A4 B5 1.9TDi (90cv, non-PD)

    Regressava de férias do Algarve e o meu “bolas” começou a perder potencia … pensei para mim, foi a MAF à vida, tb n é de admirar, o carro tem 200.000 na minha mão e nunca trocou uma MAF. Sintomas: trabalhar do motor mais “aberto” (ouve-se mais o motor, mesmo em altas) e perda de potencia

    Cheguei a casa e meti o cabo do VAG q deu o seguinte erro:
    -------------------------------------------------------------------------------
    Address 01: Engine Labels: 038-906-012.LBL
    Part No: 038 906 012 AJ
    Component: 1,9l R4 EDC 0520SG 2829
    Coding: 00002
    Shop #: WSC 06335

    1 Fault Found:
    17656 - Start of Injection Timing Regulation: Control Deviation
    P1248 - 35-10 - - - Intermittent
    Readiness: N/A
    -------------------------------------------------------------------------------

    Confirmei q n é da MAF mas sim do timing de injecção … liguei o VAG-SCOPE e vi q no ralenti estava com o ponto de injecção muito alto (estava a 150, devia estar +/- a 70)
    Agora vem a coisa estranha … fiz o teste da N108 para ver se estava a funcionar (demora +/- 20sec e nota-se o carro a avançar/recuar no ralenti) e depois disso o ponto de injecção volta ao normal.
    Fui dar uma volta, um bocado depois o carro voltou a ter os mesmos sintomas… parei e confirmei, voltava a estar com injecção avançada, para voltar ao normal tive q voltar a fazer o teste da N108 outra vez.
    N encontrei um padrão para este não-recuo da injecção, já me aconteceu a frio, a quente, já aconteceu depois de 20kms de AE e tb simplesmente ao sair da garagem.

    Mandei o carro para o mecânico, ele abriu o interior da bomba, limpou td (n abriu a cabeça), limpou fichas e válvulas e voltou a montar … fez uns testes e estava td ok, assumimos q fosse um mau contacto ou sujidade. Fui buscar o carro no Sábado, estava a chegar a casa (depois de 30km de AE) e voltei a ter o mesmo sintoma. Confirmei com o VAG, timing avançado e o mesmo erro.

    O q acham?
    Acham q se a N108 estivesse avariada ela teria este comportamento de “funcionar bem as vezes, outras vezes n recua”? q outra coisa poderá ser?
    Agradeço toda a ajuda possível
    Obrigado

  2. #2
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jul 2003
    Mensagens
    10

    Padrão

    Malta, ninguem me quer ajudar com uma ideias?
    Thanks

  3. #3
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Isso pode ser uma coisa muito simples: filtro do gasoleo entupido. Ve se faz bolhas de ar ao ralenti entre o filtro e a bomba.
    ...

  4. #4
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jul 2003
    Mensagens
    10

    Padrão

    O meu mecanico já abriu a bomba (só corpo) e limpou, duvido q n se tenha lembrado tb de ver o filtro tb... mas pelo sim pelo n vou falar com ele

    Andei a ler umas coisas sobre a N108 ... se estivesse mesmo estragada teria este comportamento? daria este erro ou daria um diferente?
    Thanks

  5. #5
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Localização
    Guarda
    Mensagens
    2.134

    Padrão

    Se estivesse a funcionar mal vias logo no teste porque n regressava ao normal. Tens que ver é qual é a causa que provoca a reacao. Algum sensor esta a dizer à centralina algo, esse algo e quem é que tens k descobrir e a reacao da ecu é mandar subir o ponto de injeçao, o que é feito pela n108, portanto, nao mates o mensageiro lol
    ...

  6. #6
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jul 2003
    Mensagens
    10

    Padrão

    Boas
    Fui ao meu mecânico ontem e tentamos a sugestão do Ricardo... mudamos filtro do gasóleo e aquela válvula (válvula de retorno penso eu, n sei o nome técnico daquilo) q encaixa por cima do filtro. Sangramos td e fui dar uma volta.
    Basicamente o erro mantem-se mas n acontece sempre q o carro anda

    Passo a explicar melhor os sintomas (1º saida):
    - ao sair do mecânico limpei o erro via vag, confirmei e o avanço estava no sitio normal
    - puxei por ele, 10km, AE, estrada
    - parei para confirmar via vag: o erro voltara mas o avanço tinha voltado ao normal
    - durante esta saída o carro puxou bem

    Segunda saída (voltar para casa)
    - limpei o erro via vag, confirmei e o avanço estava no sitio normal
    - fui pela AE com calma, +/-130km, e em baixas o carro perdeu potencia... quando passa as 3000rpm a potencia volta e o carro puxa como normalmente
    - parei e confirmei, o erro estava lá

    Faltavam 5-10km e encostei para limpar o erro… quando cheguei a casa n tinha erro. Ou seja, nesse regime de condução, n ouve avanço q desse erro…. Parece q em alguns regimes avança (e regista erro) e em outros n

    Vejam as minhas conclusões e corrijam-me se eu estiver a ver mal a coisa:
    - Bomba injectora parece estar bem ... N108 faz o teste e avança/recua quando é necessário
    - N é falta de gasóleo ou sujidade na bomba... bomba foi aberta e limpa, filtro trocado (válvula tb) e foi sangrado

    Estou com o Ricardo há alguma coisa a obrigar a q a B.Injectora avance mais o devido, mas é algo q n dá erro vagcom.... a questão é o q poderá ser?!?!?

    Li algures q a cremalheira da cambota pode dar estes sintomas se tiver folga ou estiver gasta ... mas se esse fosse o caso, a correia n saltava logo do sitio?

    Agradeço toda a ajuda q me possam dar
    Obrigado
    Última edição por skyline34; 07-08-2014 às 14:13.

  7. #7
    Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Mensagens
    4.333

    Padrão

    Na cremalheira da cambota nc ouvi mas do escatel já (a peça q "tranca" a pulley à cambota). Pode bem ser por aí.

  8. #8
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jul 2003
    Mensagens
    10

    Padrão

    Citação Mensagem Original de Cap Ver Post
    Na cremalheira da cambota nc ouvi mas do escatel já (a peça q "tranca" a pulley à cambota). Pode bem ser por aí.
    @Cap, obrigado pela resposta ... tive q ir ver o q era um "escatel", mas depois de consultar um dicionário já entendi
    Por acaso nunca vi o escatel do meu carro, mas depois de consultar uns diagramas acredito q seja daques com em meia-lua.

    Quando dizes q pode pode ser do escatel, estás a assumir q está meio solto ou com folga, correco?
    Se esse fosse o caso, como explicávamos q só acontece às vezes? poderia ser só visivel em alguns regimes ou quando é obrigado a forçar (subidas por exemplo)?

    Ando a tentar isolar a situação em que este problema acontece, uma das q já entendi é em subidas quando levanto o pé... ex: numa subida vou +/- as 3000, tiro o pé e deixo baixar para +/- 2400, quando volto a meter o pé o carro n puxa como normal e o barrulho do motor ouve-se muito mais (como se n tivesse turbo)
    este comportamento é coerente com folga no escatel da cambota?
    Obrigado pela ajuda

  9. #9
    MB Powered Super user Avatar de TdiSportR
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Lisboa
    Mensagens
    2.901

    Padrão

    O escatel da cambota é problemático nos primeiros motores TDI, sobretudo de 90cv. Nota-se na dificuldade em pegar e fumo branco quando pega ( devido ao atraso de injecção ).

    Dá uma vista de olhos.
    17656/P1248/004680 - Ross-Tech Wiki

  10. #10
    Senior Member Super user Avatar de Ev0luti0n_
    Data de Inscrição
    Jan 2006
    Mensagens
    2.730

    Padrão

    Eu não iria para o escatel da cambota.... Não sei se o motor é de corrente ou de Correia, mas já viram a tensão e o tensor? Tive conhecimento de um caso um um tdi cá da zona de Aveiro, que do nada saltou vários dentes na Correia e embrulhou o motor. O carro estava original e não andava nos picas. Não que seja o teu caso, mas deixou-me a pensar...
    Proud owner of a /F/I/A/T/Uno _______________________Turbo I.E.

  11. #11
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jul 2003
    Mensagens
    10

    Padrão

    Ponto de Situação

    depois de sair do mecânico (quando troquei filtro e válvula de retorno do filtro) o carro voltou a dar o erro como já disso, mas limpei e segui viagem para casa... depois disso limpei o erro e NUNCA mais voltou a fazer.

    Já dei umas voltas de cidade e outras maiores (20-25kms de cada vez) e nem o erro voltou, nem voltou a perder potencia... Já tentei condução soft, mais forte e mesmo assim ainda n voltou a dar o erro.

    Conclusão: até ver tenho q assumir q era alguma sujidade no filtro ou na válvula de retorno, mas até ver ficou ok

    Vou mantendo aqui info, obrigado a todos os que ajudaram com as opiniões
    Última edição por skyline34; 14-08-2014 às 12:47.
    mexanico1971 gosta disto.

  12. #12
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jul 2003
    Mensagens
    10

    Padrão

    Olá a todos,

    afinal n posso cantar vitoria, voltou a minha ... hoje fiz uma volta maior em AE e lá tive o mesmo erro, o mesmo barulho, a mesma falta de potencia e o mesmo timming de injecção avançado.







    Ponho 3 imagens: quando arranquei, a meio da viagem e quando cheguei ao destino. A meio da viagem o carro já estava avançado quando visto no vag-scope/tdi-timming, mas o erro ainda n tinha sido registado e o carro estava a comportar-se normalmente... quando cheguei ao destino, já o barulho do carro era diferente (ouvia-se muito o motor, n se ouvia o turbo)

    Quando cheguei ao destino, parei, desliguei e voltei a ligar: continuava avançado. Depois fiz o teste da N108 e a injecção voltou aos valores normais.

    Confirmem-me pff, mas se fosse um problema fisico (correia solta, cramalheira da cambota com folga) a injecção n voltava a valores normais quando forçado o teste da N108, correct?

    Hoje lembrei-me de uma coisa... o avanço é calculado com base na temperatura do gasoleo n é? será q o sensor n se passou, fazendo com q o timming avance para compensar?

    estou desesperado e o meu mecanico tb n tem ideias
    Obrigado a todos

  13. #13
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Jul 2003
    Mensagens
    10

    Padrão

    Malta, estou desesperado ... preciso mesmo da vossa ajuda
    Seria uma grande ajuda, se alguem me puder dizer q outros parametros ou outros testes q posso fazer para encontrar o problema
    Obrigado

Tópicos Similares

  1. Avançar timing de ignição.
    Por ricardo_P_GT no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 29
    Última Resp.: 15-04-2009, 16:43
  2. Tdi Timing - como afinar ?
    Por jackyl no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 0
    Última Resp.: 01-11-2007, 16:21
  3. Injection Timing no TDI 110cv ( AVG ) - Duvida
    Por J_TDI no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 5
    Última Resp.: 04-09-2006, 18:46
  4. Timing Belt citroen
    Por AtitudeJim no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 1
    Última Resp.: 08-02-2006, 14:18
  5. Timing Belt citroen
    Por LostP no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 1
    Última Resp.: 09-01-1970, 18:36

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •