Malta, ninguem me quer ajudar com uma ideias?
Thanks
Olá a todos,
Preciso da vossa ajuda/opinião de como resolver um problema do meu A4 B5 1.9TDi (90cv, non-PD)
Regressava de férias do Algarve e o meu “bolas” começou a perder potencia … pensei para mim, foi a MAF à vida, tb n é de admirar, o carro tem 200.000 na minha mão e nunca trocou uma MAF. Sintomas: trabalhar do motor mais “aberto” (ouve-se mais o motor, mesmo em altas) e perda de potencia
Cheguei a casa e meti o cabo do VAG q deu o seguinte erro:
-------------------------------------------------------------------------------
Address 01: Engine Labels: 038-906-012.LBL
Part No: 038 906 012 AJ
Component: 1,9l R4 EDC 0520SG 2829
Coding: 00002
Shop #: WSC 06335
1 Fault Found:
17656 - Start of Injection Timing Regulation: Control Deviation
P1248 - 35-10 - - - Intermittent
Readiness: N/A
-------------------------------------------------------------------------------
Confirmei q n é da MAF mas sim do timing de injecção … liguei o VAG-SCOPE e vi q no ralenti estava com o ponto de injecção muito alto (estava a 150, devia estar +/- a 70)
Agora vem a coisa estranha … fiz o teste da N108 para ver se estava a funcionar (demora +/- 20sec e nota-se o carro a avançar/recuar no ralenti) e depois disso o ponto de injecção volta ao normal.
Fui dar uma volta, um bocado depois o carro voltou a ter os mesmos sintomas… parei e confirmei, voltava a estar com injecção avançada, para voltar ao normal tive q voltar a fazer o teste da N108 outra vez.
N encontrei um padrão para este não-recuo da injecção, já me aconteceu a frio, a quente, já aconteceu depois de 20kms de AE e tb simplesmente ao sair da garagem.
Mandei o carro para o mecânico, ele abriu o interior da bomba, limpou td (n abriu a cabeça), limpou fichas e válvulas e voltou a montar … fez uns testes e estava td ok, assumimos q fosse um mau contacto ou sujidade. Fui buscar o carro no Sábado, estava a chegar a casa (depois de 30km de AE) e voltei a ter o mesmo sintoma. Confirmei com o VAG, timing avançado e o mesmo erro.
O q acham?
Acham q se a N108 estivesse avariada ela teria este comportamento de “funcionar bem as vezes, outras vezes n recua”? q outra coisa poderá ser?
Agradeço toda a ajuda possível
Obrigado
Malta, ninguem me quer ajudar com uma ideias?
Thanks
Isso pode ser uma coisa muito simples: filtro do gasoleo entupido. Ve se faz bolhas de ar ao ralenti entre o filtro e a bomba.
...
O meu mecanico já abriu a bomba (só corpo) e limpou, duvido q n se tenha lembrado tb de ver o filtro tb... mas pelo sim pelo n vou falar com ele
Andei a ler umas coisas sobre a N108 ... se estivesse mesmo estragada teria este comportamento? daria este erro ou daria um diferente?
Thanks
Se estivesse a funcionar mal vias logo no teste porque n regressava ao normal. Tens que ver é qual é a causa que provoca a reacao. Algum sensor esta a dizer à centralina algo, esse algo e quem é que tens k descobrir e a reacao da ecu é mandar subir o ponto de injeçao, o que é feito pela n108, portanto, nao mates o mensageiro lol
...
Boas
Fui ao meu mecânico ontem e tentamos a sugestão do Ricardo... mudamos filtro do gasóleo e aquela válvula (válvula de retorno penso eu, n sei o nome técnico daquilo) q encaixa por cima do filtro. Sangramos td e fui dar uma volta.
Basicamente o erro mantem-se mas n acontece sempre q o carro anda
Passo a explicar melhor os sintomas (1º saida):
- ao sair do mecânico limpei o erro via vag, confirmei e o avanço estava no sitio normal
- puxei por ele, 10km, AE, estrada
- parei para confirmar via vag: o erro voltara mas o avanço tinha voltado ao normal
- durante esta saída o carro puxou bem
Segunda saída (voltar para casa)
- limpei o erro via vag, confirmei e o avanço estava no sitio normal
- fui pela AE com calma, +/-130km, e em baixas o carro perdeu potencia... quando passa as 3000rpm a potencia volta e o carro puxa como normalmente
- parei e confirmei, o erro estava lá
Faltavam 5-10km e encostei para limpar o erro… quando cheguei a casa n tinha erro. Ou seja, nesse regime de condução, n ouve avanço q desse erro…. Parece q em alguns regimes avança (e regista erro) e em outros n
Vejam as minhas conclusões e corrijam-me se eu estiver a ver mal a coisa:
- Bomba injectora parece estar bem ... N108 faz o teste e avança/recua quando é necessário
- N é falta de gasóleo ou sujidade na bomba... bomba foi aberta e limpa, filtro trocado (válvula tb) e foi sangrado
Estou com o Ricardo há alguma coisa a obrigar a q a B.Injectora avance mais o devido, mas é algo q n dá erro vagcom.... a questão é o q poderá ser?!?!?
Li algures q a cremalheira da cambota pode dar estes sintomas se tiver folga ou estiver gasta ... mas se esse fosse o caso, a correia n saltava logo do sitio?
Agradeço toda a ajuda q me possam dar
Obrigado
Última edição por skyline34; 07-08-2014 às 14:13.
Na cremalheira da cambota nc ouvi mas do escatel já (a peça q "tranca" a pulley à cambota). Pode bem ser por aí.
@Cap, obrigado pela resposta ... tive q ir ver o q era um "escatel", mas depois de consultar um dicionário já entendi
Por acaso nunca vi o escatel do meu carro, mas depois de consultar uns diagramas acredito q seja daques com em meia-lua.
Quando dizes q pode pode ser do escatel, estás a assumir q está meio solto ou com folga, correco?
Se esse fosse o caso, como explicávamos q só acontece às vezes? poderia ser só visivel em alguns regimes ou quando é obrigado a forçar (subidas por exemplo)?
Ando a tentar isolar a situação em que este problema acontece, uma das q já entendi é em subidas quando levanto o pé... ex: numa subida vou +/- as 3000, tiro o pé e deixo baixar para +/- 2400, quando volto a meter o pé o carro n puxa como normal e o barrulho do motor ouve-se muito mais (como se n tivesse turbo)
este comportamento é coerente com folga no escatel da cambota?
Obrigado pela ajuda
O escatel da cambota é problemático nos primeiros motores TDI, sobretudo de 90cv. Nota-se na dificuldade em pegar e fumo branco quando pega ( devido ao atraso de injecção ).
Dá uma vista de olhos.
17656/P1248/004680 - Ross-Tech Wiki
www.mb-powered.com
MB Power
Eu não iria para o escatel da cambota.... Não sei se o motor é de corrente ou de Correia, mas já viram a tensão e o tensor? Tive conhecimento de um caso um um tdi cá da zona de Aveiro, que do nada saltou vários dentes na Correia e embrulhou o motor. O carro estava original e não andava nos picas. Não que seja o teu caso, mas deixou-me a pensar...
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Ponto de Situação
depois de sair do mecânico (quando troquei filtro e válvula de retorno do filtro) o carro voltou a dar o erro como já disso, mas limpei e segui viagem para casa... depois disso limpei o erro e NUNCA mais voltou a fazer.
Já dei umas voltas de cidade e outras maiores (20-25kms de cada vez) e nem o erro voltou, nem voltou a perder potencia... Já tentei condução soft, mais forte e mesmo assim ainda n voltou a dar o erro.
Conclusão: até ver tenho q assumir q era alguma sujidade no filtro ou na válvula de retorno, mas até ver ficou ok
Vou mantendo aqui info, obrigado a todos os que ajudaram com as opiniões
Última edição por skyline34; 14-08-2014 às 12:47.
Olá a todos,
afinal n posso cantar vitoria, voltou a minha ... hoje fiz uma volta maior em AE e lá tive o mesmo erro, o mesmo barulho, a mesma falta de potencia e o mesmo timming de injecção avançado.
Ponho 3 imagens: quando arranquei, a meio da viagem e quando cheguei ao destino. A meio da viagem o carro já estava avançado quando visto no vag-scope/tdi-timming, mas o erro ainda n tinha sido registado e o carro estava a comportar-se normalmente... quando cheguei ao destino, já o barulho do carro era diferente (ouvia-se muito o motor, n se ouvia o turbo)
Quando cheguei ao destino, parei, desliguei e voltei a ligar: continuava avançado. Depois fiz o teste da N108 e a injecção voltou aos valores normais.
Confirmem-me pff, mas se fosse um problema fisico (correia solta, cramalheira da cambota com folga) a injecção n voltava a valores normais quando forçado o teste da N108, correct?
Hoje lembrei-me de uma coisa... o avanço é calculado com base na temperatura do gasoleo n é? será q o sensor n se passou, fazendo com q o timming avance para compensar?
estou desesperado e o meu mecanico tb n tem ideias
Obrigado a todos
Malta, estou desesperado ... preciso mesmo da vossa ajuda
Seria uma grande ajuda, se alguem me puder dizer q outros parametros ou outros testes q posso fazer para encontrar o problema
Obrigado