Ora boas malta,

Há uns tempos tomei conhecimento de uma marca de óleos e aditivos muito interessante: Xenum

Foi-me apresentada por alguém que quer introduzir a marca em Portugal (é de origem Belga), que mais tarde me convidou a estagiar com ele ...

Para quem não conhece a Xenum produz óleos e aditivos, mas não são óleos ditos "normais".
Os óleos Xenum são óleos pertencentes às categorias 4 (PAO) e 5 (Ester) de óleos, oriundos da indústria Aeronáutica e Aeroespacial, respectivamente. Muito basicamente falando estas categorias são classificadas segundo a sua "refinação".
Os óleos de motor ditos "normais" pertencem à classe 3 e são muito refinados utilizando técnicas avançadas como hydrocracking, sendo apresentados como sintéticos, enquanto que os PAO e Ester são óleos verdadeiramente sintetizados por processos químicos que garantem que a primeira molécula é igual à milionésima, garantindo assim que não existem partículas indesejadas algures no óleo (o que acontece sempre por refinação, classe 3, por muito boa que ela seja). Por terem base Ester os óleos admitem muito bem os aditivos.

Passando o básico (desculpem a publicidade, mas é só para perceberem a diferença), os óleos Xenum são aditivados com micro-partículas de cerâmica ou grafite (dependente do produto), que são lubrificantes sólidos que garantem uma lubrificação mais perfeita dos componentes do motor (muito importante em situações de lubrificação deficiente como é o caso do arranque do motor ou certas utilizações em competição). Assim sendo garante-se uma redução do atrito interno do motor.

Mais info sobre os produtos: Tecnologia - Xenum

Uma das coisas que mais me cativou a atenção na altura é que têm a sua tecnologia certeficada pela TUV em como realmente reduz o atrito interno do motor (pois conversa é bonita mas nada como provas). Estou a falar do VX 500, um aditivo cerâmico para o óleo de motor que garante uma redução de 41% no atrito do motor (VX 500 - Xenum).
Podem ver a certificação TUV aqui: http://xenum.ua/media/file/TUV%20VX500%20ENG.pdf

Caso estejam interessados no produto, na página de facebook da Xenum Portugal (Xenum (Loja) | Facebook) está a decorrer um concurso em que se oferecem produtos Xenum, sendo um deles o tal VX500.