+ Responder ao Tópico
Pág. 1 de 6 1 2 3 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 118
Like Tree70Likes

Tópico: Análise - Teste de potência intrigante, vamos lá todos perceber porquê ;)

Senior Member Senior Avatar de Pits

Padrão Análise - Teste de potência intrigante, vamos lá todos perceber porquê ;)

Carro: Seat Ibiza FR 1.9 TDI 130cv

Modificações mecânicas: Turbo VNT 2260V de um qualquer bmw 30d ( pouco relevante )

Modificações electrónicas: Reprogramado por uma casa alheia aos dois lugares de testes

Medição num Banco Maha

Teste no nosso banco de potência DynoDynamics 2 dias antes

Eu de Maha percebo pouco, muito pouco mesmo e daí ter ido ver um teste inloco de um carro já por mim várias vezes medido...

Alguém onsegue com estes dados explicar-me alguma coisa?

EDIT: trocar ordem das fotos

Cumprimentos,
    Ricardo
    Última edição por Pits; 07-02-2012 às 22:50.
    www.facebook.com/CheckAbout - Diagnóstico Automóvel Lda
    Reprogramação de centralinas
    Electrónica automóvel

2. Bediferent

Padrão

Maha: 213cv 467nm
    DynoDynamics: 194cv 425nm
    Electrónica automóvel

Junior Member Novo user

Padrão

Boas,

Qual questão?
    Nao terá sido mal medido?

Ricardo.
    Última edição por ricardocd; 08-02-2012 às 16:11.
    Pits likes this.

Stance _ Less is more! Super user Avatar de Bari

Padrão

algo nao bate certo...

deduzindo q o carro nao teve alteraçoes de electronica nem de mecanica como é q o carro tem mais 20 cvs em maha passado 2 dias?

seria um "maha" generoso demais?

mesmo assim, 193 cvs com um 2260v? nao sao cavalos a menos?

de onde é o banco maha medido?

estarao os 2 bancos calibrados?

ha ainda muitas perguntas q se podia fazer ao qual o Pit ou alguem com conhecimento da situação poderia responder.
    Pits likes this.

Stanced Project by Bari

Senior Member Senior

Padrão

Não vamos voltar à Era do que mede muito é generoso e o que mede pouco é que está certo pois não?

É que ainda por cima há tantos outros factores que podem influenciar uma medição que a conclusão desta comparação, tendo ainda por cima uma diferença tão grande de valores torna-se um pouco complicado.

Como eram os sistemas de refrigeração? Até hoje o unico banco em que posso afirmar que em termos de refrigeração podia aproximar-se muito duma situação real em estrada era o da AutoPamplona, pois normalmente a malta investe nos melhores bancos de potência mas não aposta nesse factor que é muito importante.

Neste caso específico gostaria de questionar se em abos os testes o carro fez o mesmo boost?É que não era o 1º caso em que na banca o carro não faz o boost todo e isso explicaria a diferença de valores, no entanto o porquê de não fazer boost todo já são outras guerras que não vou explorar pois não domino.
    Pits and +1DCI like this.

Padrão

Citação Mensagem Original de Bari S-Black Ver Post
    algo nao bate certo...

deduzindo q o carro nao teve alteraçoes de electronica nem de mecanica como é q o carro tem mais 20 cvs em maha passado 2 dias?
    Efectivamente não, eu sei o que aconteceu! O carro tem os cavalos que estão no teste do DynoDynamics, se assim não chegar ainda levo o carro a mais 2 sitios pra medir

Eu sei porquê agora quero perceber como há pessoas que julgam medições por duas folhas, queria ouvir opiniões de pessoas "batidas" no assunto e em bancos Maha e nas suas medições.

Citação Mensagem Original de Bari S-Black Ver Post
    seria um "maha" generoso demais?

mesmo assim, 193 cvs com um 2260v? nao sao cavalos a menos?

de onde é o banco maha medido?

estarao os 2 bancos calibrados?

ha ainda muitas perguntas q se podia fazer ao qual o Pit ou alguem com conhecimento da situação poderia responder.
    Não há bancos Maha generosos!

O turbo e a potência alcançada não está em causa, queremos comparar valores meramente!

Citação Mensagem Original de FastCupra Ver Post
    Não vamos voltar à Era do que mede muito é generoso e o que mede pouco é que está certo pois não?
    Não pois não temos hipótese de replicar 100% as mesmas condições em 2 testes, não temos ambientes controlados para testes como existe em alguns sítios... Mas isso são outros 500!
    É que ainda por cima há tantos outros factores que podem influenciar uma medição que a conclusão desta comparação, tendo ainda por cima uma diferença tão grande de valores torna-se um pouco complicado.

Como eram os sistemas de refrigeração? Até hoje o unico banco em que posso afirmar que em termos de refrigeração podia aproximar-se muito duma situação real em estrada era o da AutoPamplona, pois normalmente a malta investe nos melhores bancos de potência mas não aposta nesse factor que é muito importante.
    O sistema de refrigeração do Maha é inferior ao do dynodynamics e claramente constatável, depois de esclarecido alguns pontos sobre o teste eu posso mostrar/provar isso!

Neste caso específico gostaria de questionar se em abos os testes o carro fez o mesmo boost?É que não era o 1º caso em que na banca o carro não faz o boost todo e isso explicaria a diferença de valores, no entanto o porquê de não fazer boost todo já são outras guerras que não vou explorar pois não domino.
    Não é pelo boost, pois uma variação mínima que fosse não resultaria em quase 70nm de diferença de um teste para o outro. Tendo em conta a ventilação inferior do Maha onde foi efectuado o teste e sabendo eu que levei 8 a 10 segundos no dynodynamics contra os mais de 15 segundos do teste no maha, daqui tiras a elação que ventilação inferior + tempo de teste = temperaturas de admissão mais altas! E o que te posso dizer é que no meu banco e uma vez que o carro faz mais de 1.5 bar de pressão de turbo com o IC de origem, já contava com 60ºC ás 4000 rotações ( isto verificámos nós no nosso teste ), no maha e dada a fraca ventilação que tinha não quero imaginar... E ainda assim o resultado da má medição foram mais cavalos.

Eu só quero com isto fazer uma pergunta e uma chamada de atenção, pois se forem reparar no tópico do 1.8T que foi aberto alguém perguntava porque é que o banco dynodynamics Y ( de alguém em espanha ) mediu mais não sei quantos cavalos que o Maha... Fiz perguntas e esclarecimentos... Agora venho eu perguntar se me explicam, eu sei a resposta, eu estava presente nos dois testes e sei porque é que há diferenças de testes...

Quero é perceber até onde vai a postura de quem questiona, de quem põe em causa coisas sem fundamentar e/ou providenciar elementos de comparação. Eu só vim fazer perguntas em relação aos resultados de dois testes, se pode ou não ser evidente olhar para 2 folhas e "adivinhar" o que se passou.

Não há bancos que medem mal, há uns mais certos que outros e não disse nunca que banco algum presta ou deixa de prestar Não vão sequer ouvir falar disso vindo de mim, sou minimamente conhecedor dos aspectos que condicionam/afectam as medições.

Há mais maus operadores que bancos maus! ( Sim bancos maus existem mas não vemos testes deles há alguns anos, ainda bem! )

Interessante é a Informação de que o sistema de refrigeração do maha era inferior ao usado por mim no banco dynodynamics. Ainda assim deu + cavalos... No meu banco fiz log da temperatura de admissão no maha não vi nem quis imaginar, bastou-me ver outras coisas. A questão mais uma vez não está no banco.

Espera resposta dos entendidos a ver se podemos julgar duas medições ( como fizeram no tópico do 1.8T 180cv ) por duas folhas. Aqui vemos o inverso do que aconteceu no referido tópico.

É só aí que quero chegar... Depois de ouvir eu digo tudo e o porquê disto estar aqui. Guerras comigo certamente que não vão ver, gosto das coisas bem esclarecidas. E se não comprei um banco Maha foi porque não quis, poupava 15.000€ ao comprar um Maha

Vamos só esperar análise de duas folhas, pois foi o que já aqui foi feito no TOL, folha por folhar.

Cumprimentos,
    Ricardo
    Electrónica automóvel

Member Novato Avatar de /\/\ike230K

Padrão

Boas...
    Fora todas as questões de afinação, há ainda variáveis que MODIFICAM os testes!
    - Temperatura de Intake (geralmente por cada 10º de variação, ganhas/perdes 1% a 2% de Cvs)
    - Humidade
    - Pressão atmosférica
    - etc!!!
    Pits likes this.
    Ford Puma RULEZZZZZZZ
    SLK230K RULEZZZZZZ
    (220cv/320Nm)

Overcloker_Aut. Senior Avatar de vasco fernandes

Padrão

Há uma difenreça de 6º de temperatura ambiente entre os dois teste, se não estou enganado.

Senior Member Average 2

Padrão

Ricardo, sem guerras porque isso para mim já me passou ao lado algum tempo, fico sem perceber se D&D prevalece em relação a outro. Espero estar errado.

Os bancos D&D de facto são exelentes bancos de testes ou melhor ainda, exelentes máquinas de desenvolvimento quero eu dizer! Secalhar era isto que pretendias ouvir. Também espero estar enganado.

Nem todos têm a possibilidade de adquirir 100 000€ de Dyno ou por aí perto mas se com 30 000€ se conseguir aprender ainda melhor. Com auxilio de diagnóstico em Real-Time com slew-rate elevado chega-se algum lado.

Agora faço-te eu a seguinte pergunta:

- Se o teu D&D mede em tempo real ( porque sei que mede ) a potência do motor aonde fica a chamada potência á roda + dissipada?

Em todos os videos e testes que já fiz também em D&D o teste é rapidissimo, talvez por isso seja necessário no inicio introduzir várias variáveis para a " calculadora do D&D " consiga apresentar um resultado.

Outra questão:

- Sabes me dizer qual é a diferenca entre um VW carocha de 1960 ( se é que é o ano dele ) com tracção traseira + motor traseiro e um Porsche Boxster S 3.2 também com tracção traseira + motor traseiro?

Deixo esta questão no ar para que alguém de D&D possa responder.

Repito: Com isto não pretendo entrar em guerras só acho desnecessário atacares da forma com fizeste.

Quanto ao teste só irei responder assim que exista a potência á roda em D&D.

Boa noite.
    .: WWW.CHIP-FUSE.COM :.
    .: MINI Cooper D 08' :.
    .: Audi 80 Coupé Quattro 91' :.

Padrão

Citação Mensagem Original de /\/\ike230K Ver Post
    Boas...
    Fora todas as questões de afinação, há ainda variáveis que MODIFICAM os testes!
    - Temperatura de Intake (geralmente por cada 10º de variação, ganhas/perdes 1% a 2% de Cvs)
    - Humidade
    - Pressão atmosférica
    - etc!!!
    Tu chegaste lá!!! Os dados barométricos foram inseridos á MÃO!!! O operador só teve a indicação da temperatura ambiente dada electrónicamente por um dispositivo alheio ao sistema do banco... A partir daí, não vou dizer mais nada. Este tópico serve para mostrar que comparar duas folhas tem muito que se lhe diga!
    Electrónica automóvel

Padrão

Citação Mensagem Original de Nuno_Cristiano Ver Post
    Ricardo, sem guerras porque isso para mim já me passou ao lado algum tempo, fico sem perceber se D&D prevalece em relação a outro. Espero estar errado.
    Não era a ideia deste tópico comparar bancos, mas sim 2 medições em bancos diferentes e entender como podem variar por factores alheios aos equipamentos.

Os bancos D&D de facto são exelentes bancos de testes ou melhor ainda, exelentes máquinas de desenvolvimento quero eu dizer! Secalhar era isto que pretendias ouvir. Também espero estar enganado.
    É um banco como tantos outros, com vertentes mais e menos exploradas, tem as suas lacunas e as suas virtudes! Não pretendo ouvir nada Nuno, efectivamente é uma ferramenta de trabalho mais completa e por um bom preço dado o equipamento que traz.

Nem todos têm a possibilidade de adquirir 100 000€ de Dyno ou por aí perto mas se com 30 000€ se conseguir aprender ainda melhor. Com auxilio de diagnóstico em Real-Time com slew-rate elevado chega-se algum lado.
    Não custa tanto, agora o 2WD são 38.000£ full ( todas as opções ) com a vantagem de ser expansível a 4WD, daí a minha compra Depois explico-te o ponto de vista, comprar um 2WD que não fosse expansível a 4WD era perder dinheiro 2 vezes!

Agora faço-te eu a seguinte pergunta:

- Se o teu D&D mede em tempo real ( porque sei que mede ) a potência do motor aonde fica a chamada potência á roda + dissipada?

Em todos os videos e testes que já fiz também em D&D o teste é rapidissimo, talvez por isso seja necessário no inicio introduzir várias variáveis para a " calculadora do D&D " consiga apresentar um resultado.
    Temos potência à roda fora do modo Shootout. Nesse mesmo modo podes definir manualmente a rampa de aceleração máxima e a inércia para que os testes sejam mais "exaustivos". não temos é potência dissipada em modo algum. É mais rápido ou mais lento consoante se queira, tudo depende do modo de medição. Não te preocupes que posso levar tanto ou mais tempo a fazer um teste no dynodynamics do que tu fazes no Maha. Mas isso é mais ou menos igual, nem é por aí.

Este banco efectivamente mede potência, não a cálcula á postriori. Não há enganos com pés no travão ou travão de mão! WHAT YOU SEE IS WHAT YOU GET! É excelente para desenvolvimento. Sem falar no modo em que travas um carro a qualquer velocidade/rotação até um máximo de 600cv, o chamado Steady State que não me ocorre uma tradução para Português... No fundo explicado é seguras o carro numa qualquer rotação com um travão máximo de 600cv, excelente para afinações de centralinas adicionais e modificações de centralinas oem com recurso a emuladores. ( queremos fazer disto em breve )

A única coisa que temos de inserir no banco, é o valor para o cálculo do diferencial da caixa por forma a ter a rotação certa, e isso é manual. No maha metes o carro a 60km/h e primes um botão. Certo? No meu verifico no carro a rotação no quadrante e vejo a velocidade dos rolos para fazer inserção manual... É igual

Outra questão:

- Sabes me dizer qual é a diferenca entre um VW carocha de 1960 ( se é que é o ano dele ) com tracção traseira + motor traseiro e um Porsche Boxster S 3.2 também com tracção traseira + motor traseiro?

Deixo esta questão no ar para que alguém de D&D possa responder.
    Eu não sei! Confesso que se tivesse no âmbito da discussão talvez fosse investigar.

Repito: Com isto não pretendo entrar em guerras só acho desnecessário atacares da forma com fizeste.

Quanto ao teste só irei responder assim que exista a potência á roda em D&D.

Boa noite.
    Dizes numa frase uma coisa, fazes o oposto na frase seguinte... Percebi-te!

Não ataquei nada, quis só inverter os papéis e perceber se conseguem concordar comigo na moral da história....

Que é assim...

Podem-se julgar 2 testes do mesmo carro em 2 bancos diferentes com a mesma electrónica?

NÃO!

Espero que tenham percebido, eu percebi e percebo isso... Outros fazem-se de desentendidos para desacreditar bancos e não têm interesse em fazer para que a verdade dos factos seja dita.

Ainda me dei ao trabalho de voltar a medir o carro no meu banco no dia em que fui fazer o teste ao Maha, posso meter aqui para verem a coerência das medições

Abreijos!
    Electrónica automóvel

Senior Member Average 2

Padrão

Citação Mensagem Original de Pits Ver Post
    Não era a ideia deste tópico comparar bancos, mas sim 2 medições em bancos diferentes e entender como podem variar por factores alheios aos equipamentos.

É um banco como tantos outros, com vertentes mais e menos exploradas, tem as suas lacunas e as suas virtudes! Não pretendo ouvir nada Nuno, efectivamente é uma ferramenta de trabalho mais completa e por um bom preço dado o equipamento que traz.

Não custa tanto, agora o 2WD são 38.000£ full ( todas as opções ) com a vantagem de ser expansível a 4WD, daí a minha compra Depois explico-te o ponto de vista, comprar um 2WD que não fosse expansível a 4WD era perder dinheiro 2 vezes!

Temos potência à roda fora do modo Shootout. Nesse mesmo modo podes definir manualmente a rampa de aceleração máxima e a inércia para que os testes sejam mais "exaustivos". não temos é potência dissipada em modo algum. É mais rápido ou mais lento consoante se queira, tudo depende do modo de medição. Não te preocupes que posso levar tanto ou mais tempo a fazer um teste no dynodynamics do que tu fazes no Maha. Mas isso é mais ou menos igual, nem é por aí.

Este banco efectivamente mede potência, não a cálcula á postriori. Não há enganos com pés no travão ou travão de mão! WHAT YOU SEE IS WHAT YOU GET! É excelente para desenvolvimento. Sem falar no modo em que travas um carro a qualquer velocidade/rotação até um máximo de 600cv, o chamado Steady State que não me ocorre uma tradução para Português... No fundo explicado é seguras o carro numa qualquer rotação com um travão máximo de 600cv, excelente para afinações de centralinas adicionais e modificações de centralinas oem com recurso a emuladores. ( queremos fazer disto em breve )

A única coisa que temos de inserir no banco, é o valor para o cálculo do diferencial da caixa por forma a ter a rotação certa, e isso é manual. No maha metes o carro a 60km/h e primes um botão. Certo? No meu verifico no carro a rotação no quadrante e vejo a velocidade dos rolos para fazer inserção manual... É igual

Eu não sei! Confesso que se tivesse no âmbito da discussão talvez fosse investigar.

Dizes numa frase uma coisa, fazes o oposto na frase seguinte... Percebi-te!

Não ataquei nada, quis só inverter os papéis e perceber se conseguem concordar comigo na moral da história....

Que é assim...

Podem-se julgar 2 testes do mesmo carro em 2 bancos diferentes com a mesma electrónica?

NÃO!

Espero que tenham percebido, eu percebi e percebo isso... Outros fazem-se de desentendidos para desacreditar bancos e não têm interesse em fazer para que a verdade dos factos seja dita.

Ainda me dei ao trabalho de voltar a medir o carro no meu banco no dia em que fui fazer o teste ao Maha, posso meter aqui para verem a coerência das medições

Abreijos!
    Lá está, e é isso que me deixa confuso e talvez a outra tanta gente também de onde advem a potência lida do motor se não é apresentada a da roda. Das vezes que testei em Rotronics ele mede á roda, depois usa as variáveis introduzidas inicialmente para calculo da potência do motor. Penso eu.

Um bom exemplo disso são os ROTOTEST, a potência lida em tempo real é indicada exclusivamente aos cubos.

Ricado, já fizeste testes num determinado carro com a variáveis das rodas de x para y para comprar valores?

Abraçooo
    .: WWW.CHIP-FUSE.COM :.
    .: MINI Cooper D 08' :.
    .: Audi 80 Coupé Quattro 91' :.

Padrão

Lá está, e é isso que me deixa confuso e talvez a outra tanta gente também de onde advem a potência lida do motor se não é apresentada a da roda. Das vezes que testei em Rotronics ele mede á roda, depois usa as variáveis introduzidas inicialmente para calculo da potência do motor. Penso eu.

Um bom exemplo disso são os ROTOTEST, a potência lida em tempo real é indicada exclusivamente aos cubos.

Ricado, já fizeste testes num determinado carro com a variáveis das rodas de x para y para comprar valores?

Abraçooo
    Rolling Road Testing Information and facts
    Electrónica automóvel

MB Powered Super user Avatar de TdiSportR

Padrão

Os dados barométricos só são utilizados no cálculo da potência corrigida. O eventual erro não está na inserção manual de dados.

Um equipamento de medição, no caso de um dinamómetro, que não meça a potência de um motor na cambota, nunca medirá potência ao motor. Medirá sempre a potência no local onde estiver a actuar. Se a zona de contacto for os pneus, então mede potência transmitida no pneu. Para chegar à potência do motor, tem que determinar a que dissipou desde a cambota à zona onde foi medido. Se determina em desaceleração ou na própria aceleração com recurso a cálculos, é indiferente.

xtc
    xtc está desconectado
    TX Performance Senior

Padrão

também tinha a ideia que esses dados só eram utilizados para a potencia "norma" e não motor... Tirando claro a da temperatura de admissão...

JT
    JT está desconectado
    Time Attack Super user

Padrão

afinação e forma de medição diz tudo..
    carro igual, máquinas de teste com diferentes parametros e formas de medição.
    o mais facil e viavel era medirem com algum carro 100% stock, sem nenhum dos "bancos" saberem se o carro estava stock ou não

se acham que esta diferença é muito estranha, é porque ainda não viram nenhum teste de potencia de motas em bancos diferentes lol

a "unica" forma ou a mais viavel que na minha opinião existe é naqueles bancos que medem a "potencia" ao eixo... mas a minha opinião vale o que vale.. e eu não pesco nada do assunto lol

Senior Member Senior Avatar de YAMEN GREENPOWER

Padrão

As tantas leva-se uns anos pra se comprender certas coisas....chamada experiencia de via e contacto......

Outras estão bem explicitas em fisica ......

-Pedro mais aulas não....... eu não aguento nem com as de bambo
    MBPOWER
    Bosch Diagnostic
    gsmotor@gmail.com
    FEEDBACK-http://www.tuning.online.pt/forum/yamen-greenpower-t95046.html?p=553080
    http://www.facebook.com/home.php#!/p...582706?fref=ts

Padrão

O DynoDynamics não se rege por DIN
    Electrónica automóvel

Senior Member Average 2 Avatar de GziitoPETER

Padrão

Citação Mensagem Original de Pits Ver Post
    O DynoDynamics não se rege por DIN
    Tambem não vejo quem tenha dito isso. Tu é que referiste aqui que sabias o motivo da diferença de 20cv e que teria sido a introdução manual da pressão e afinal, pelo que aqui te explicaram e provaram, não é por aí.

Padrão

Citação Mensagem Original de GziitoPETER Ver Post
    Tambem não vejo quem tenha dito isso. Tu é que referiste aqui que sabias o motivo da diferença de 20cv e que teria sido a introdução manual da pressão e afinal, pelo que aqui te explicaram e provaram, não é por aí.
    10% a mais de potência e 10% de binário de um sitio para o outro não pode ser obra do acaso. Ainda assim fiquei esclarecido É tudo o que importa
    Electrónica automóvel

Tópicos Similares

1. Vamos todos escrever bem??????
    Por lmg no fórum Geral Tuning
    Respostas: 18
    Último: 01-10-2009, 13:31
  2. Respostas: 20
    Último: 13-07-2008, 21:58
  3. Vamos todos colaborar para ver se os combustiveis baixam
    Por CupRX no fórum Geral Automóveis
    Respostas: 23
    Último: 05-06-2008, 01:01
  4. Vamos Todos Para o Dubai??? ( Warning 56k )
    Por ArTiC no fórum Imagens
    Respostas: 48
    Último: 30-10-2006, 01:41
  5. Vamos Todos Para o Dubai??? ( Warning 56k )
    Por ArTiC no fórum Imagens
    Respostas: 48
    Último: 10-01-1970, 16:22

Permissões de Postagem