Mais vale ser timido e correcto que o contrario!Mensagem Original de Raggs
Concordo plenamente com o teu post e se fores a ver é o que os países que referi mais acima fazem... estabelecem limites de segurança nas modificações.
O que deveria ser discutido com a DGV é um processo de homologação, e não apresentar pedidos para a peça X ou Y.
Definem-se parâmetros sobre os quais se avalia se um carro é ou não seguro para circular na via pública.
O carro é submetido a testes. Se passar está legal, se não passar, apontam-se as falhas para posterior correcção.
Mais vale ser timido e correcto que o contrario!Mensagem Original de Raggs
Concordo plenamente com o teu post e se fores a ver é o que os países que referi mais acima fazem... estabelecem limites de segurança nas modificações.
jpcr: isso ja existe... pra vamos aos IPO´s ? so pra mostrar o carro...
eu quando levo meu carro ao IPO vai do jeito q esta, e o man nao implica com nada... ora.. se passou é pq tem condicoes de andar na estrada..
Bem ja que dividiram em 4 fases o que hão de expor á DGV o que acho um bocado de desprezo as outras secções que o tuning envolve mais valeria uma reuniao maior e apresentar os factos todos.
Mas ja nao nos podemos queixar, é melhor isso do que nao haver qualquer tipo de ligaçao entre dgv e tuning e a federação esta a faze-lo o que acho 5***** dar o primeiro passo para deixarmos de sermos um pais atrasado
A homologação de variado material levaria a que a DGV precisasse de fazer vários testes a todos os níveis... E condições para isso ? Ainda falta muito muito tempo até haver uma legislação que nos permite alterar e homologar a alteração... Até lá temos as novelas que fazem furor entre as 20h e as 21h num canal de tv perto de si...
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Reprogramação de centralinas
Electrónica automóvel
Mensagem Original de Pits
Essa está boa
Mas isso vai de IPO para IPO ... qts historias já vimos aqui k carros bue modificados passam na boa e outros c simples medida de pneu diferente, chumba...Mensagem Original de lostsoul
q mania do só pra inglÊs ver ...só jantes e...jantes e... e que tal motor (admissão electrónica hardware e escape)/ suspensão /travões ...ao menos para ter prazer de condução
voto outros pois n existe esta opção mais "racer"
abraço e força pra ver s a DCV abre os olhos....
o material esta homologado.....tem iva.....o prob é ke nao deixam montar nos carros...ou melhor....deixar deixam.....se te apanham numa operaçao stop o sr policia é ke nao ker saber se esta homologado ou nao....a lei onde se baseiam para multar é sempre a mesma...alteraçoes as caracteristicas tecnicas dos veiculos.....os IPO nao mandam nada....se a dgv diz ke um carro vermelho é azul os tecnicos de ITV tem de dizer ke é azul senao sao multados.Mensagem Original de Pits
Nenhum material está homologado!
Há material específico;
Há material com qualidade certificada;
Não há material homologado. Se houvesse material homologado, não havia problema.
Já que vamos falar de assuntos sérios, devemos começar por conhecer bem os conceitos que vamos usar.
Abraços
A confusão penso e q seja entre "homologado" e "certificado", não?Mensagem Original de Raggs
Mesmo assim penso que já li neste e naquele produto "homologação Europeia" ou coisa que o valha, certificação tenho a certeza e diga-se de passagem que uma certificação por parte de um IPQ custa dinheiro...era giro meter o IPQ e a DGV à mesma mesa...de certeza que até ligavam ao Akeem para lhe legalizar tudo, tal o dinheiro q dali podiam fazer
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Depois de lerem o que eu vou escrever, podem chorar, podem apoiar, podem fazer birra, estou-me nas tintas, mas é a minha maneira de ver...
Não acho bem estarmos a separar as coisas por categorias... as coisas teem de ser tratadas como um bloco, pois um carro é um carro e não varios carros.
Como fazer as coisas? a meu ver é simples, já existem as instalações para efectuar as tais IPO tipo B, usem-nas decentemente. O que quero eu com isto dizer? Mais uma vez é simples.
Vamos supor que quero legalizar o meu carro (fibras, motor, ligação ao solo e interior), o carro entra na linha da IPO, e seria examinado sem olhar a livretes (ou mais recentemente o DUA), todos os aspectos teriam de ser vistos POR PESSOAS COMPETENTES, medida a potência, verificar se tem capacidade de travagem para a potencia e peso que o carro apresenta, ver se o carro tem pelo menos altura suficiente para conseguir passar por cima das caixas de esgotos, medir gazes, medir nivel sonoro, verificar a qualidade de acabamento das alterações efectuadas (neste caso seria mais sobre as fibras).
E agora? simples, o carro passou em todos os testes, apresenta-se seguro? sim, o carro também está minimamente mais seguro que de origem... chegou o momento de olhar para o livrete/DUA, tudo o que não está referido neste documento, e passou no teste, o centro, passa a declaração para se poder proceder ao averbamento de tudo o que passou e não está ainda averbado.
O que fazem com o tal documento passado pelo IPO tipo B, simples... chegam à DGV da vossa zona de residencia, preenchem um impresso/modelo XPTO, entregam o papel, pagam, e esperam que seja emitido um novo documento identificativo da viatura.
Mas se assim fosse, iamos passar a ter carros legais e continuavamos a ter azeiteiros a dar rateres, corridas... adiante, embora sem certeza, ou é em UK ou nos States, se forem apanhados a fazer asneira com carros alterados, o carro é transformado num cubo de ferro para derreter, acho que aqui também se poderia aplicar o mesmo... Com a ressalva de que um carro modificado a 200 em AE sem outro carro modificado por perto não está a correr, pelo menos no sentido de street racing usado pelos media, logo está "apenas" em excesso de velocidade como qualquer outro carro stock.
Quando eu digo fazer um cubo, digo que para tal tem de existir prova de que realmente estava a acontecer mais um acto de azeiteirice o SR.
just my 0.02€
Abraço
Lino
@ Lino... Gostei do que escreves-te!!!
Agora outra coisa, dois colegas meus compraram carros em Outubro/Novembro passado e no livrete só tinham ambos jante 13... Na semana passada chegou o novo livrete onde livrete e o registo de propriedade são um só um..
Agora no novo vêm as medidas todas dos pneumáticos homologados para o carro, isto é, num Pug 106XS antes tinha só 175/65R 13 e agora vem desde 155/70R 13 até 175/60R 14. No outro exemplo que é um Ford Fiesta Mk3 1.8d comercial, antes só tinha 145/80R 13 e agora vem desde essa medida até 165/70R 13.
Eles não pediram nada, as medidas vinham lá...
Agora nos novos livretes vêm todas as medidas possiveis para cada vehiculo?? Desculpem-me, não sabia onde colocar esta questão..
Se isto for verdade, já é um grande progresso sim senhora..
Cumps [[]]
08/99 Mitsubishi Lancer Evolution 6
05/74 Datsun 1200 Deluxe
Para mim a modificação mais importante seria a extinção da FTP e arranjar de facto uma associação decente , que não respondesse aos interessados e possiveis futuros sócios de forma evasiva ás questões que lhe são colocadas!
Mercedes A45 AMG
Mini F56 JCW
Mini R53 JCW
Fiat 124 Special T
Fiat Coupe 20VT
BMW M4
És mau para caramba...eu ainda tento ser neutro a analisar a actuação dos ditos mas tu... ja me faz lembrar q venha daí a resposta "Faz melhor"Mensagem Original de HellRaiser
Eu tb vejo essas respostas vagas mas...serão humanos? Se calhar querem dar mais do q podem ou têm para dar e cometem esses "lapsos" mas... eu não sei se leram todos aquele mail da DGV q esta aqui no Geral mas apesar de acharem q aquilo não tem la novidade...eu acho q tem e muita. Eu lembro-me que a um mail semelhante do Citro(acho eu!) eles disseram taxativamente q nao ha alterações p ninguem e ponto final...agora ja dizem q estao a estudar essa possibilidade. Eu gostei...
Abraço
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Acho que existe para aqui um pouco de confusão com o que se pode ou não por num carro, atenção que todo e qualquer material especifico para o vosso carro pode ser montado nele, não tem que ser da marca, assim diz a lei da concorrencia, não é o mesmo que porque gostamos de uma suspensão super rebaixada que a podemos por, mas se comprares uma suspensão Koni por ex. especifica para o vosso carro ela nunca poderá ser recusada nem aqui nem na china. Quem diz suspensões diz escapes, pneus, jantes, etc. senão daqui a pouco era o oleo e até o combustivel (mas isso tb já vem nos manuais do carritos, não sei se já repararam)
Eu concordo com o Lino, era isso que se devia fazer cá pk infelizmente já se faz isso pela europa fora...
Por exemplo, na Alemanha, a pessoa quer meter um escape, tem escapes específicos (tipo SS), coloca-o, vai a uma chamada IPO B, passou no teste de CO e DB's e é colocado no papel, sim, num papel, porque eles lá fora utilizam um papel á parte do livrete do carro onde está descrito as modificações que o carro tem, tudo o que tiver a mais e não esteja na folha, pode ser multado.
Mas infelizmente neste país só temos engenheiros da treta que se calhar nem sabem o que é arvore de cams e aproveita-se as IPO's B para ver o que tá mal, mas legalizar não...
Li o topico todo do prencipio e reparei que muitos não sabem o estado actual das leis Portuguesas. Existe apenas duas maneiras de legalizar/homologar artigos diferentes/extras num veiculo;
- primeira e mais comun é através da marca, muitas vezes basta a fotocopia do livrete de um veiculo igual com a modificação pretendida para a DGV legalizar. O mais comun é medidas de pneumaticos e motorizações (motor e caixa de velocidades)
-a segunda maneira e mais desconhecida é através de um projecto de transformação, desta forma é possivel fazer quase "tudo" a um veiculo e legalizar. É feito um projecto das tranformações pretendidas que é aprovado no minimo por 3 engenheiros com as qualificações necessarias, este documento é entregue na DGV que se estiver em ordem PRÉ-aprova o projecto, dai a tranformação do veiculo é feita e quando completa é submetido a uma inspecção extraordinaria (IPO tipo B). Nessa inspecção as alterações do veiculo são comparadas com o projecto (e as alterações que a DGV tenha possivelmente indicado na pré-legalização), se este estiver igual e o trabalho bem feito (qualidade/segurança) o veiculo é aprovado para circulação com um novo livrete.
Com projecto é possivel até legalizar motores de outras marcas em chassis diferentes, esta é a forma de legalizar veiculos usados em competições como o rally amador. Até agora nunca tive problemas com projectos, lembrem-se que a DGV limita certas coisas como por exemplo no meu Panda não deixaram meter mais de 100cv devido á estrutura não ter integridade suficiente para suportar mais (estavam certos pois com 178cv o chassis empenou de tál maneira que ambas as portas já não fecham em apenas 5000kms ) A DGV anotou que se tivesse instalado uma rollcage completa e reforçado o chassis legalizavam como estava, uma coisa que não concordei foi os travões, eles disseram que os montados eram suficientes para os 200cv mas eu tive problemas de sobre-aquecimento apesar de nunca ter abusado a serio do carro (travões eram upgrades para um Punto GT)
Aviso desde já que um projecto sai MUITO caro e por vezes é inutil quando não se estuda bem as alterações e a DGV diz logo que não (ou faz tantas anotações que nem vale a pena continuar ). Lembrem-se que o veiculo tem de ficar balançado para passar
Desculpem lá a resposta enorme