Resultados 1 a 10 de 10
Like Tree3Gostos
  • 1 Escrito por kamikaz33
  • 2 Escrito por kamikaz33

Tópico: O que é necessario para transformar um motor atmosferico em turbinado

  1. #1
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2011
    Localização
    Paços de Ferreira
    Mensagens
    7

    Post O que é necessario para transformar um motor atmosferico em turbinado

    Boas caros amigos

    Tenho andado a pensar ja a bastante tempo em preparar um motor para meter no meu carrinho, para fazer umas brincadeiras Ate tenho um motor (igual ao original do carro) para o poder preparar sem mecher no motor original do carro. Ambos sao motores atmosfericos.

    O que eu pretendia era aplicar neste motor era um compressor volumetrico (supercharged), sei que tenho de fazer alteraçoes nas tobagens da admissao e ate mesmo colucar uma bomba injectora de um turbo (aquelas bombas bosch VE com uma cabeça de avanço para o turbo), mas este material eu tenho facilidade em arranjar.
    No entanto o unico problema que me deparo e a nivel de pistoes, segmentos, bielas e cambota. O bloco do motor e ferroso, e a colaça em principio aguenta bem o aumento da compreçao que vai ter.

    Alguem poderia me dizer o que posso fazer para alterar a nivel do interior do bloco para poder fazer esta alteraçao? ou ate mesmo locais onde posso encontrar bielas e pistoes forjados caso for necessario?



    Codigo do motor: P9A (XUD11A); 2138cc; 82cv; 12 valvulas; 5100rpm max.
    Agradecia que dessem uma ajuda.

  2. #2
    Senior Member Average 2 Avatar de kamikaz33
    Data de Inscrição
    Nov 2011
    Localização
    Olhão
    Mensagens
    184

    Padrão

    não tenho 100% certeza, mas julgo haver esse motor em versão Turbo diesel também, se estiver correto terás dai todo o material necessário e plug&play para a conversão, caso não queiras estar a trocar os internos (biela e pistons) o material do atmosférico deverá ser suficientemente robusto para aguentar a pressão desde que o teu objectivo não seja algo hardcore...
    Para estares um pouco mais descansado uma vez que os pistons deverão ser mais cavados que o atmosférico podes tentar ver se existe para venda uma junta de cabeça com um pouco mais de altura para descomprimires ligeiramente o motor.
    mas uma vez que irias de precisar de comprar, bomba injectora, colectores, turbo, downpipe, tubagens de lubrificação do turbo e tubagens de ar, quase mais valia ires buscar um 2.1td completo e jogares para dentro do carro...
    qual é o carro já agora? Xantia? peugeot 605?
    carlosilva09 gosta disto.

  3. #3
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2011
    Localização
    Paços de Ferreira
    Mensagens
    7

    Padrão

    Existe sim um motor 2.1TD, mas nao é bem igual a este, porque o turbo diesel é 2068cc e so tem 4800rpm de origem enquanto o meu tem 2138cc e tem 5100rpm de origem, o carro e um citroen xm (branco perola).

    Nao sei se posso dizer que o projeto é hardcore, mas deve ser um bocadinho... Eu nao quero aplicar um turbo de escape, quero aplicar um turbo de correias um eaton m45, por isso as tobagens de oleo nao e necessario visto a este tipo de turbos terem a sua propria lubrificaçao independente do motor. Em relaçao ao coletores talvez tenha que alterar o coletor para um de inox e o resto de do escapamento... Para libertar melhor
    Bomba injectora ja tenho...

    Agora o bloco e cambota aguentam bem, mas em relaçao ao piston para ele nao sofrer tanto pode se aumentar na junta de cabeça, talvez uma daquelas juntas com mais "moscas" (penso que é assim que se chama a unidade de medida dela). Agora o meu grande dilema e em relaçao as bielas. Sera que elas aguentam???!!!

    Alguns motores destes dao alguns problemas passado algum tempo nas bielas se andarem sempre de gaz colado....
    Última edição por carlosilva09; 25-09-2014 às 13:44.

  4. #4
    Senior Member Average 2 Avatar de kamikaz33
    Data de Inscrição
    Nov 2011
    Localização
    Olhão
    Mensagens
    184

    Padrão

    ahh ok, pois em relação ao compressor volumétrico... é uma questão de gosto, as baixas rotações são fantásticas e uma vez que o XM ainda é um carrito pesado, é capaz de favorecer, no entanto um turbo que fique ali no intermédio dos teus objectivos que pegue cedo mas ainda tenha um bom volume de ar para oferecer em altas é sempre diferente... e mesmo o motor sendo diferente do TD havia a possibilidade de os colectores e restante material ser compativel, mas terias de verificar....

    Quanto á resistência desse material não posso falar e se dizes que as bielas já dão problemas quando se aperta com ele mesmo em atmosférico pois se for super alimentado o stress nelas vai-se multiplicar...

    Eu tenho um Saxo 1.5d com turbo aplicado e tenho bielas e pistons originais e até a junta de cabeça é a de origem ou seja não alterei a taxa de compressão, dobrei a cavalagem original do carro e já assim anda há mais de 5 anos já tive uns problemazitos aqui e ali mas nada de grave e bielas e pistons nunca se queixaram, por isso dizer que o material dos diesel são relativamente resistentes mas mais uma vez, é um motor diferente e não sei o quanto possa aguentar... muitas vezes também acaba quase por ser uma questão de sorte!

    XM deve ter um compartimento de motor grandinho, já estudaste se conseguias posicionar bem o Eaton? ainda tem algum volume!

    Abraço e boa sorte com o projecto, a ver se aparece mais alguém que conheça melhor esses motores e possa dar uma opinião!

  5. #5
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2011
    Localização
    Paços de Ferreira
    Mensagens
    7

    Padrão

    O motor turbo nao e que seja muito diferente do atmosferico... por fora é identico, muda e por dentro no grau da cambota e algo mais... O torque em baixas é o que eu pertendo por isso a escolha por um volumetrico. Em relaçao a sorte era so arriscar, mas nada como jogar pelo seguro, eu ja andei a procura de uma bielas forjadas, mas ate agora ainda nao encontrei, talvez possa haver uma loja qualquer a vender ou ate mesmo uma fabrica em que possa mandar fazer mas nao conheço!

    Para posicionar o eaton no XM e um pouco dificil porque sao um bocado eletronicos e tem muita cena dentro do capô por causa la da suspençao, mas como o meu nao tem turbo sobra um espaço entre o compressor do AC e a bomba de suspençao que dá para aplicar la o eaton, tenho e de fazer um molde e mandar fundir um suporte (mas isto eu tenho facilidade um amigo trabalha numa fundiçao ).

    Obrigado pela ajuda, agora e esperar por alguem que me ajude aqui no assunto sobre a bielas!
    So uma questao sobre o teu saxo, tu ja o levastes a uma banca de ensaios? sabes quantos cv aumentas te no motor? e já agora quantos bar te debita o turbo?

  6. #6
    Senior Member Average 2 Avatar de kamikaz33
    Data de Inscrição
    Nov 2011
    Localização
    Olhão
    Mensagens
    184

    Padrão

    essa facilidade em obter ou fabricar o material necessário é sem duvida logo meio caminho andado para um bom resultado, se tudo for feito com calma e bem estudado acredito que fique algo muito bom e conversões de diesel para super charger não se vêm todos os dias.

    Quanto ás bielas, se já existirem algumas forjadas no mercado prontas a aplicar sairá certamente muito mais barato que feitas de encomenda (pelo menos ás marcas de renome) penso eu, a menos que seja assim uma coisa um pouco mais homemade mandada fazer, mas acho que para isso ficavas melhor servido com as de origem, e ai entram também os pistons, geralmente os cavilhões do piston de um TD costumam ter um diâmetro superior aos atmosféricos... tenta procurar com as medidas de piston e biela se encontras algo compatível até possivelmente de outra marca, mas estás logo um pouco limitado a ter que ser um piston de um motor de injecção indirecta...

    Quanto ao meu saxo tem de origem 57cv aprox, e fiz ainda só uma medição no banco logo ao inicio estava com 90cv mas só tinha mesmo o turbo na altura, neste momento já tenho um turbo maior, intercooler, embolo maior, LDA na bomba injectora, linha adequada, cabeça com canais alargados e noto mesmo muita diferença desde esses 90cv pelo que acredito que a cavalagem esteja pelo menos dobrada do original... de qualquer forma, para este meu projecto não encontrei nada plug and play e tive também que fabricar tudo, desde colectores tubagens lubrificações escape etc etc, ando no dia a dia com 0.6 ou 0.7bar e volta e meio participo em provas de arranque onde ponho a 1bar ou pouco mais, visto que ainda quero por um embolo de bomba superior e o que tenho não permite gasóleo para muito mais...
    Felizmente também tenho facilidade em obter o material e na fabricação propriamente dita e fui eu praticamente sozinho que fiz o meu projecto aprendendo daqui e dali, e com uma dica daqui e dali, por isso mais uma vez boa sorte, nem que seja para fazer um projecto diferente e estar entretido.
    mexanico1971 e NARESERVA gostam disto.

  7. #7
    Senior Member Average 2
    Data de Inscrição
    Dec 2002
    Localização
    Braga
    Mensagens
    274

    Padrão

    O problema das adaptações sem mexer nos internos é esse mesmo, tem de se andar com uma pressão de turbo mais baixa do que um TD de origem.

    Por exemplo...um motor td de origem com 0.9BAR tem a fiabilidade de origem. Um motor da mesma gama mas atmosférico de origem, colocando-lhe um turbo, tem de andar com 0.6BAR para ter alguma fiabilidade. Se lhe colocar 0.9BAR e andar a "carregar", vai durar pouco, pois os internos não são iguais, nem a taxa de compressão, que é sempre mais baixa nos TD.

    Mas tudo depende daquilo que pretendemos no final.

    Mas regra geral, colocar um turbo não será para andar a "passear", pois para isso o motor de origem serve bem

    Cumps.
    Neolfp
    X53-F8Q

  8. #8
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2011
    Localização
    Paços de Ferreira
    Mensagens
    7

    Padrão

    Claro que este projeto nao é para andar a passear nas estradas, mas sim a escrever poesia nelas.
    A taxa de compressão é um processo um bocado facil de resolver, como aqui o meu caro amigo me disse basta aumentar a espessura da junta de colaça, claro que que depois vou ter de mexer nos parametos dos tempos de injecção para ele ficar a pegar impecavel! Mas isto sao trabalhos que se consegue bem.

    A bielas nao estou com muito apetite de mandar fazer em qualquer fabrica, tipo homemade, tem que ser uma com renome e que de algum tipo de garantia e fiabilidade, mas o melhor era encontrar umas a venda ja standart. Vamos pesquisando para ver se conseque-se encontrar alguma coisa.


    Agora amigo esse teu saxo, pelo que me aprecebi é melhor ter cuidado, pk pode-se ficar envergunhado!
    Onde é que tu fazes corridas de drag?

  9. #9
    Senior Member Average 2 Avatar de kamikaz33
    Data de Inscrição
    Nov 2011
    Localização
    Olhão
    Mensagens
    184

    Padrão

    pois, o que dizia em relação a essas bielas, não estou a ver ser motor que seja muito explorado por isso duvido que encontres algumas bielas forjadas aftermarket para isso, e o custo de mandar fazer umas como deve ser de uma boa casa consegues comprar se calhar 2 ou 3 motores desses já Turbo diesel e convertias para compressor volumétrico que é a tua ideia... mas é tudo uma questão de valores, de qualquer forma até podem existir essas bielas nem sei...
    Já experimentaste ver na net algum projecto de alguém que tenha turbinado esse mesmo motor para ter uma noção se aguentou bem? quanto tempo? com abuso do motor? quem sabe se essas bielas não são mais resistentes do que pensas... ou até mesmo compará-las com as do TD na volta até são iguais e só muda mesmo o diametro e forma do piston!

    Quanto ao meu, costumo participar nos Drags aqui no Algarve, no Autodromo Internacional do Algarve, costuma haver eventos 2 ou 3 vezes por ano, mas de vez em quando também dou um saltinho a Santarém!

  10. #10
    Junior Member Novato
    Data de Inscrição
    Nov 2011
    Localização
    Paços de Ferreira
    Mensagens
    7

    Padrão

    Projetos eu ja andei a ver, mas sao ja para o motor turbinado, para o atmosferico ainda nao encontrei nada.
    Se eu nao conseguir encontrar bielas no mercado ou se for mesmo muito caro mandar fazer eu arrisco com as originais e vejo quanto tempo elas aguentao a rasgar.

    Eu costumo ir ver a braga e a agueda, nunca partecipei eu nenhuma... tb tenho carta a pouco tempo

Tópicos Similares

  1. O que é necessário para se ter um barulho destes?
    Por Almeida7crx no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 8
    Última Resp.: 17-06-2011, 16:33
  2. vendo iveco ideal para transformar em autocaravana
    Por tom no fórum Automóveis (particulares)
    Respostas: 0
    Última Resp.: 23-11-2008, 15:46
  3. eletronica de um carro atmosferico que foi turbinado?
    Por joelxb no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 17
    Última Resp.: 20-04-2008, 19:37
  4. Ajuda para adaptar motor 325 num 318 tds o que é necessario
    Por Andre-Rosa no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 12
    Última Resp.: 06-06-2007, 21:29
  5. troca de motor 2.0 16v atmosferico por 1.8 turbo
    Por GTIV6 no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 7
    Última Resp.: 01-06-2007, 14:59

Permissões de Postagem

  • Você não pode iniciar novos tópicos
  • Você não pode enviar respostas
  • Você não pode enviar anexos
  • Você não pode editar suas mensagens
  •