A Opel vai partilhar a tecnologia do novo Astra OPC com os condutores mais exigentes, tornando-se no primeiro fabricante a disponibilizar dados de funcionamento do automóvel para visualização imediata ou diferida em telemóveis iPhone. O acesso é garantido através do sistema de comunicação de dados do Astra OPC. O CAN-bus (Controller Area Network) é uma rede de transmissão de dados de alta velocidade que interliga todas as unidades de controlo eletrónico do automóvel. A ‘OPC PowerApp’ está disponível na loja de aplicações AppStore da Apple, por apenas 79 cêntimos de euro. Esta aplicação inovadora fará a sua estreia mundial no Astra OPC, o superdesportivo da gama Opel Astra.



Até hoje, apenas as oficinas com elevado grau de especialização estavam habilitadas a processar telemetria, utilizando software específico. Com a nova ‘OPC Power App’ abrem-se novas perspetivas para os entusiastas que procuram mais informação sobre o desempenho do seu sofisticado automóvel.


A visualização de mais de seis dezenas de parâmetros, que incluem, por exemplo, a pressão de sobrealimentação, a posição do acelerador, a aceleração lateral ou o binário do motor, pode ser efetuada em tempo real no iPhone. A informação pode também ser gravada para posterior análise e partilha. Incluído na lista de funcionalidades da aplicação está um cronómetro apoiado por GPS, que se torna útil, nomeadamente, para quem queira evoluir com o Astra OPC em pista. No circuito grande de Nürburgring – Nordschleife – é possível analisar, por secções do circuito, pontos de travagem e velocidades atingidas, bem como as forças G exercidas em determinadas curvas.


O iPhone com a aplicação ‘OPC PowerApp’ está ligado à rede CAN do Astra OPC através de um controlador especial que é instalado de fábrica. O mesmo equipamento ficará disponível num distribuidor Opel para os clientes que não o encomendaram de origem. Também disponível como opção existe um suporte FlexDock para telemóveis iPhone, capaz de proporcionar melhor acesso e visibilidade aos dados da aplicação OPC PowerApp. Assim, o telemóvel passa a desempenhar também o papel de instrumentação adicional no habitáculo, com a vantagem de gravar todos os dados.


A comunicação entre o módulo ligado à rede CAN e o iPhone é estabelecida à frequência de 30 Hertz, o que equivale a tempo real. Os utilizadores podem selecionar sete tipos de ecrãs que incluem vários gráficos, desde acelerómetro a indicador de sub e sobreviragem. A aplicação ‘OPC PowerApp’ é compatível com aparelhos iPhone a partir da terceira geração, iPad 2 e iPod Touch. A versão destinada a dispositivos com sistema operativo Android será disponibilizada no início de 2013.


O novo Opel Astra OPC (Opel Performance Center) é o elemento mais potente da gama de compactos da Opel. A estreia mundial ocorreu no Salão Automóvel de Genebra e a comercialização está agendada para o verão. O Astra OPC possui motor 2.0 Turbo com injeção direta de gasolina, que debita 280 cv de potência e 400 Nm de binário, sendo capaz de alcançar uma velocidade máxima de 250 km/h. Nunca um Astra foi tão veloz. O chassis de elevado desempenho conta com sistema eletrónico de controlo do amortecimento e suspensão com arquitetura HiPerStrut (High Performance Struts), oferecendo condução de elevado dinamismo. O sistema de travagem Brembo foi desenvolvido para garantir a máxima eficácia nas condições mais exigentes.