+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 12 de 12
    $nk
    $nk está desconectado
    Low-Profile Average 2 Avatar de $nk

Padrão ~Passar de turbo de geometria fixa para variavel ?

Boas pessoal.

o que é necessário para passar de um turbo de geometria fixa, para uma variavel?

qual é a maneira de por a geometria a funcionar?

seria para passar do turbo KKK KP35 para o GT1544V.

um Abraço
    Ibiza 6l 130 Sport

Senior Member Senior

Padrão

Boas, se quiseres trocar de turbo sem mexer na electronica, então tens que mudar centralina, valvula de pressão do turbo, bola de vacoo e turbo.
    Mas porque em vez de mudares para esse turbo não metes o gt15 de geometria fixa??
    Penso que fica mais barato.
    cumps

Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user

Padrão

Porque fica sem power nenhum até às 2400 (dito por um rapaz com um corsa cdti que pôs o GT15 de um TDI 90).

Senior Member Average 2

Padrão

Não sei se te respondo a questão, mas o meu reprogramador, mete Turbos de G. variável em carros que não foram projectados de origem...

Um exemplo:

Corsa 1.5 TD.

Estive a vê-lo, ainda no fds passado.

Portanto, sim é possível, ainda que mais complicado:p

Senior Member Senior

Padrão

Citação Mensagem Original de Cap Ver Post
    Porque fica sem power nenhum até às 2400 (dito por um rapaz com um corsa cdti que pôs o GT15 de um TDI 90).
    Se tiver electronica em condições penso que fica com power.
    Eu tenho um gt15 de origem, num seat ibiza de 90cv, tem repro e as 2200 tem 290nm de binario.
    Isto é no meu carro, no carro em questao não sei quais as diferenças, apenas disse que ficava mais barato.
    Cumps

Senior Member Super user Avatar de Helopez

Padrão

Bem, acho que para estares a mudar para um gt15v mais vale estares quieto.. se fosse um turbo maior a geometria teria de ser afinada com uma valvula de pressão normal com minimo e máximo, o melhor a fazer isso seria numa casa especializada.

Cap
    Cap está desconectado
    pigz0r Super user

Padrão

Citação Mensagem Original de kitdi Ver Post
    Se tiver electronica em condições penso que fica com power.
    Eu tenho um gt15 de origem, num seat ibiza de 90cv, tem repro e as 2200 tem 290nm de binario.
    Isto é no meu carro, no carro em questao não sei quais as diferenças, apenas disse que ficava mais barato.
    Cumps
    Tens um motor 1.9, o dele é 1.2. É natural que o turbo do teu carro sendo de origem encha cedo. Num motor muito mais pequeno, o binário fica a aparecer muito mais tarde. Com 1248cc de cilindrada n há milagres nem electrónica que o safem. Ou aguenta um bocado o lag ou arranja-se uma solução qq para pôr um vnt como deve ser. Montar um vnt e pô-lo a ser controlado por pressão, ainda vai ficar pior do que o que está.

Senior Member Senior Avatar de cup1500

Padrão

Citação Mensagem Original de Helopez Ver Post
    Bem, acho que para estares a mudar para um gt15v mais vale estares quieto.. se fosse um turbo maior a geometria teria de ser afinada com uma valvula de pressão normal com minimo e máximo, o melhor a fazer isso seria numa casa especializada.

Boas, agora é que disseste tudo......é o que terei que fazer, porke vou por 1 gt1749v......e tenho geometria fixa, mas eu é mesmo pa por carga, porke as minhas baixas, estao a disparar ás 1500rpm..

Agora se dá.. claro que dá, $nk é teres tempo, € e pessoal k faça isso....

Eu tb se tudo correr bem irei fazer essa mod em março ou abril

Citroen Xsara Hdi Senior

Padrão "Sr. Deputado, olhe que não"

Citação Mensagem Original de kitdi Ver Post
    Boas, se quiseres trocar de turbo sem mexer na electronica, então tens que mudar centralina, valvula de pressão do turbo, bola de vacoo e turbo.
    Mas porque em vez de mudares para esse turbo não metes o gt15 de geometria fixa??
    Penso que fica mais barato.
    cumps
    Eu estou na mesma situação de trocar o KP35 por um de geometria variável (qual não sei, pois ainda não tenho mecânico para o efeito), mas ao que sei (que não sei nada, lol) por exemplo o turbo no meu carro (XSARA) não é actuado pela centralina (electronica) mas sim mecânicamente, ou seja, afinado manualmente conforme setup do carro, não sei se será o caso deste 1.3 que se está a falar.
    Kitdi, será necessário mesmo isso que disseste (mudar centralina)?

De qualquer dos modos acho que a maioria do ppl que posta aqui no forum, são mais a favor dos turbo com geometria variável....logo penso que seja a melhor opção tanto para o meu como para esse 1.3

Se estiver erradao em alguma observação, façam o favor de me corrigir, o que até agradeço!

abraços

Senior Member Average 2 Avatar de 306 xs hdi

Padrão

Podes por a geometria a funcionar atraves de pressao com uma torneirinha e uma wastegate de pressao ou podes por a funcinar por vacuo com uma electrovalvula controlada pela ECU
    CUIDADO, não de descuides...

Senior Member Super user Avatar de Lopez

Padrão

Citação Mensagem Original de 306 xs hdi
    Podes por a geometria a funcionar atraves de pressao com uma torneirinha e uma wastegate de pressao ou podes por a funcinar por vacuo com uma electrovalvula controlada pela ECU
    Correcto em tudo Electrovalvula chamada N75. Para os motores que não a trazem de origem torna-se + simples e barato aplicar "torneirinha"
    http://coisas.com/3949037/

10/10 - Fiat 500 Sport M-Jet II
    07/07 - Opel Astra Caravan Cosmo Z17DTR

Junior Member Novato

Padrão Geometrias

Aqui houve muita gente a falar de opiniões pessoais sobre o efeito da geometria, que o turbo "enche" ou não "enche" disseram que era mais fácil por um turbo maior de geometria fixa, mas no fundo ninguém respondeu na realidade ao que se perguntou como se faz a alteração de um turbo de geometria fixa para um de geometria variavel, sim muda-se o turbo, sim mete-se a n75 ou a torneira mas alguém pode explicar passo a passo como se faz tal operação. Qualquer uma delas????? Menos treino de bancada e mais mecanica.

13. Bediferent

Tópicos Similares

1. Turbo de geometria fixa para geometria variavél
    Por T_clio no fórum Tuning Motor Diesel
    Respostas: 9
    Último: 07-03-2010, 15:36
  2. [vendo] turbo de geometria variavel para 1.7 dti
    Por _rew|nd_ no fórum Peças e acessórios
    Respostas: 3
    Último: 07-09-2008, 01:12
  3. Geometria fixa para variavel
    Por _rew|nd_ no fórum Tuning Motor Diesel