+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 18 de 18
    Senior Member Average 2 Avatar de PedroM01

Padrão Programação Alfa 147 2.0 TS Selespeed!!!

Boas, possuo um Alfa 147 2.0 TS Selespeed de 12/2002 e gostaria de opiniões para poder melhorar o comportamento do carro, gostaria de ficar com ele mais rápido mas sem grandes mexidas mecánicas. Já ouvi dizer que a reprogramação da centralina em atmosférico é dinheiro mal gasto, outros dizem que se consegue uma boa melhoria em binário e uns 10 CV'S...Sou do Porto, se me conseguirem aconselhar algo agradecia. Obrigado

2. Vagspeed
    StreetRacer Super user Avatar de ricardo_P_GT

Padrão

O 1º sitio onde deves ir é à marca perguntar. Normalmente eles têm kits de upgrades...o preço é k não é mesmo nada convidativo...
    1...2...3...4... Acabas de perder 4 preciosos segundos da tua vida a ler esta assinatura idiota...

Padrão

Citação Mensagem Original de ricardo_P_GT Ver Post
    O 1º sitio onde deves ir é à marca perguntar. Normalmente eles têm kits de upgrades...o preço é k não é mesmo nada convidativo...
    Ouvi dizer que eles na Alfa não fazem para este modelo

Senior Member Average 2

Padrão

nao sei o k pretendes fazer em temos de alteraçoes, mas antes da programaçao da electronica eu começaria por melhorar a capacidade de "respirar" do carro, melhorando a admissao e escape, e so depois afinaria o mapeamento de gasolina e avanço de igniçao

Padrão

Citação Mensagem Original de BrunoCTR Ver Post
    nao sei o k pretendes fazer em temos de alteraçoes, mas antes da programaçao da electronica eu começaria por melhorar a capacidade de "respirar" do carro, melhorando a admissao e escape, e so depois afinaria o mapeamento de gasolina e avanço de igniçao
    O carro está sem os pré-catalizadores e tem um filtro de ar K&N de caixa, com uma alteração para receber ar fresco directo. Agora queria experimentear a reprogramação, neste motor. Acham que vale a pena? Obrigado

An Alfa Romeo is pure sex Average 2 Avatar de alfamaniaco

Padrão

A reprogrmaação vale a pena se for bem feita.
    Inclusivé podes reprogramar a caixa nesse carro, para passagens de caixa mais rápidas, mas quem sofre são os sincronizadores!
    O melhor mapa para alfa romeos são vendidos pela auto-delta (implica mandares a ECU + chave para lá) e a squadra-tuning na holanda!

A reprogramação da auto-delta UK, feita pela pessoa Jano, transforma bastante o comportamento do carro. Um grande amigo meu tinha um 147 1.6 reprogrmado em Uk pelo Jano, e apesar de supostamente estar apenas com mais 10cv´s, as diferenças de andamento para outros 147 1.6 eram substanciais.
    O andamento do carro estava idêntico a ibiza TDI´s 130cv´s stock, pois foram comparados diversas vezes, e a ibiza é bem mais leve.

Depois, dependedo do teu orçamento o céu é o limite.
    A auto-delta tem tudo pronto e testado a montar.
    O kit de cams deles + repro é muito bom, anda aí um 156 motor 1.8 com 175cv´s!
    Se quiseres ir mais além eles propõe um kit turbo + intercooler, tubagens, repro etc, que no caso do teu carro chegará por volta dos 230cv´s com fiabilidade. O custo anda em torno dos 5.000€ com instalação incluida caso vás a uk.
    Esse kit, coloca os 1.6 com 180cv´s fiaveis!

Eu não acho que valha a pena andar aqui a perder tempo a experimentar coisas, a auto-delta neste momento é a casa onde investir para os alfas. Está tudo testado por muitos usuarios nesse mundo fora, os ajustes que deviam ter sido feitos, foram feitos. Aquilo é comprar, montar e usufruir!
    Bruno Pereira @ alfamaniaco

You cannot be a true petrolhead until you've owned an Alfa....

Padrão

Citação Mensagem Original de alfamaniaco Ver Post
    A reprogrmaação vale a pena se for bem feita.
    Inclusivé podes reprogramar a caixa nesse carro, para passagens de caixa mais rápidas, mas quem sofre são os sincronizadores!
    O melhor mapa para alfa romeos são vendidos pela auto-delta (implica mandares a ECU + chave para lá) e a squadra-tuning na holanda!

A reprogramação da auto-delta UK, feita pela pessoa Jano, transforma bastante o comportamento do carro. Um grande amigo meu tinha um 147 1.6 reprogrmado em Uk pelo Jano, e apesar de supostamente estar apenas com mais 10cv´s, as diferenças de andamento para outros 147 1.6 eram substanciais.
    O andamento do carro estava idêntico a ibiza TDI´s 130cv´s stock, pois foram comparados diversas vezes, e a ibiza é bem mais leve.

Depois, dependedo do teu orçamento o céu é o limite.
    A auto-delta tem tudo pronto e testado a montar.
    O kit de cams deles + repro é muito bom, anda aí um 156 motor 1.8 com 175cv´s!
    Se quiseres ir mais além eles propõe um kit turbo + intercooler, tubagens, repro etc, que no caso do teu carro chegará por volta dos 230cv´s com fiabilidade. O custo anda em torno dos 5.000€ com instalação incluida caso vás a uk.
    Esse kit, coloca os 1.6 com 180cv´s fiaveis!

Eu não acho que valha a pena andar aqui a perder tempo a experimentar coisas, a auto-delta neste momento é a casa onde investir para os alfas. Está tudo testado por muitos usuarios nesse mundo fora, os ajustes que deviam ter sido feitos, foram feitos. Aquilo é comprar, montar e usufruir!
    Antes de mais, obrigado pela tua resposta.
    Para mandar a ECU (centralina, acho) e chave do carro teria de parar o carro. A minha centralina é ibrida, dá para tirar e eles lá reprogramarem-na? Sabes o tempo que poderá demorar?
    Outra questão é a seguinte: ouvi dizer que a Vilauto em Vila Real é uma boa empresa. Não consiguirão eles fazer uma reprogramação equivalente? Ou são mais "fortes" em Inglaterra?
    Abraço

Padrão

Citação Mensagem Original de PedroM01 Ver Post
    Antes de mais, obrigado pela tua resposta.
    Para mandar a ECU (centralina, acho) e chave do carro teria de parar o carro. A minha centralina é ibrida, dá para tirar e eles lá reprogramarem-na? Sabes o tempo que poderá demorar?
    Outra questão é a seguinte: ouvi dizer que a Vilauto em Vila Real é uma boa empresa. Não consiguirão eles fazer uma reprogramação equivalente? Ou são mais "fortes" em Inglaterra?
    Abraço
    Em vila real, fazem igualmente um bom serviço! Terá que ser o Miguel a fazer a reprogramação.
    Não sei se ele terá já algum mapa para esse carro, mas tendo ele trabalhado onde trabalho, já o deve ter à muito.
    Não duvido que ele consiga fazer o serviço, mas se nunca fez nenhum, vais ser tu a "cobaia"!
    A autodelta já fez centenas ou milhares de repros nos 2.0!
    Agora, um conselho, se vais mexer em hardware, faz a repro após todas as modificações, para optimizares isso ao máximo!
    Esse motor sem turbo chega bem aos 185-190cv´s as 8000!
    O problema de mexer no limite de rpm´s no teu carro, é que é preciso reprogramar a selespeed também, pois ela troca-te as 6800-6900 de serie caso tu não engrenes a seguinte.

Padrão

Em vila real, fazem igualmente um bom serviço! Terá que ser o Miguel a fazer a reprogramação.
    Não sei se ele terá já algum mapa para esse carro, mas tendo ele trabalhado onde trabalho, já o deve ter à muito.
    Não duvido que ele consiga fazer o serviço, mas se nunca fez nenhum, vais ser tu a "cobaia"!
    A autodelta já fez centenas ou milhares de repros nos 2.0!
    Agora, um conselho, se vais mexer em hardware, faz a repro após todas as modificações, para optimizares isso ao máximo!
    Esse motor sem turbo chega bem aos 185-190cv´s as 8000!
    O problema de mexer no limite de rpm´s no teu carro, é que é preciso reprogramar a selespeed também, pois ela troca-te as 6800-6900 de serie caso tu não engrenes a seguinte.
    Eu liguei para Vila Real, falei com um Eng., será esse Miguel? O que o tal Eng me disse é que não seria de esperar muita coisa deste motor, agora não sei se é por já ter feito em algum ou por desconhecer ou então por saber que se trata de um motor atmosférico.
    O que eu queria mesmo era o carro mais rápido, melhor binário, tornando o carro mais divertido.
    Eu não vou mexer em nada, pelo menos não conto com isso. Apenas tenho K&N caixa com modificação para ar fresco directo e não tenho os 2 pré-catalizadores.
    Gostaria da tua opinião, pois está visto que percebes e gostas de Alfas.
    Obrigado

Padrão

Eu liguei para Vila Real, falei com um Eng., será esse Miguel? O que o tal Eng me disse é que não seria de esperar muita coisa deste motor, agora não sei se é por já ter feito em algum ou por desconhecer ou então por saber que se trata de um motor atmosférico.
    O que eu queria mesmo era o carro mais rápido, melhor binário, tornando o carro mais divertido.
    Eu não vou mexer em nada, pelo menos não conto com isso. Apenas tenho K&N caixa com modificação para ar fresco directo e não tenho os 2 pré-catalizadores.
    Gostaria da tua opinião, pois está visto que percebes e gostas de Alfas.
    Obrigado
    Se não for para mexer em mais nada, o melhor que copnsegues é isto.
    Aqui tens o gráfico de uma repro bem feita, contudo ficam limitados em termos de rotação, pois sendo selespeed não mexem no corte!

http://squadra-tuning.nl/EN/en_alfa_...speed_me31.htm

Repara agora na curva de binário caso o teu carro fosse manual, assim como o corte:

http://squadra-tuning.nl/EN/en_alfa_156_20_16v_m155.htm

Padrão

Se não for para mexer em mais nada, o melhor que copnsegues é isto.
    Aqui tens o gráfico de uma repro bem feita, contudo ficam limitados em termos de rotação, pois sendo selespeed não mexem no corte!

http://squadra-tuning.nl/EN/en_alfa_...speed_me31.htm

Repara agora na curva de binário caso o teu carro fosse manual, assim como o corte:

http://squadra-tuning.nl/EN/en_alfa_156_20_16v_m155.htm
    Realmente ainda é uma boa diferença, bolas...
    Na tua opinião achas que deveria fazer a reprogramação na mesma? Notar-se-á melhorias que se justifiquem?
    Disseste que eles não mexem no corte, mas poderiam mexer se eu pedi-se? teria algum mal para a fiabilidade do carro?
    Desculpa maçar-te, obrigado

Padrão

Realmente ainda é uma boa diferença, bolas...
    Na tua opinião achas que deveria fazer a reprogramação na mesma? Notar-se-á melhorias que se justifiquem?
    Disseste que eles não mexem no corte, mas poderiam mexer se eu pedi-se? teria algum mal para a fiabilidade do carro?
    Desculpa maçar-te, obrigado
    A selespeed está programada para trocar para a relação seguinte sempre que se chegue as 6800 rpm's.
    A unica forma de mexer no corte, ou seja, passar o corte das 7000 para as 7500, por exemplo, é reprogramar também a selespeed e isso é possível.
    Acontece é que, a selespeed é uma caixa normal com comando robotizado, ou seja, quanto mais tarde mudar, mais esforço os sincronizadores vão sofrer. A diferença é que numa manual conseigos sempre minimizar esse esforço enquanto que na robotizada ela vai ordenar sempre para trocar seja em que circustânica for.
    O motor em si, aguenta sem problema. A caixa também, apenas te vai causar mais desgaste nos sincronizadores!
    Mas é como te digo, no teu carro alterar o corte só alterando também o "corte" na selespeed!
    A reprogramação é sempre uma mais valia, bem feita vais mesmo notar! Isto, desde que o teu carro esteja 100%!
    Por curiosidade, em PLANO qual o top speed que consegues sem muito esforço?!
    Consegues chegar aos 220-225 de ponteiro sem esforço?!

Thumbs up

A selespeed está programada para trocar para a relação seguinte sempre que se chegue as 6800 rpm's.
    A unica forma de mexer no corte, ou seja, passar o corte das 7000 para as 7500, por exemplo, é reprogramar também a selespeed e isso é possível.
    Acontece é que, a selespeed é uma caixa normal com comando robotizado, ou seja, quanto mais tarde mudar, mais esforço os sincronizadores vão sofrer. A diferença é que numa manual conseigos sempre minimizar esse esforço enquanto que na robotizada ela vai ordenar sempre para trocar seja em que circustânica for.
    O motor em si, aguenta sem problema. A caixa também, apenas te vai causar mais desgaste nos sincronizadores!
    Mas é como te digo, no teu carro alterar o corte só alterando também o "corte" na selespeed!
    A reprogramação é sempre uma mais valia, bem feita vais mesmo notar! Isto, desde que o teu carro esteja 100%!
    Por curiosidade, em PLANO qual o top speed que consegues sem muito esforço?!
    Consegues chegar aos 220-225 de ponteiro sem esforço?!
    Em plano? quem me dera...vai bem até aos 200, depois até aos 220 vai devagarinho. Pelos vistos não está a andar muito bem, não?
    Mas eles nas reprogramações também conseguem alterar o momento do corte do selespeed? E o desgaste dos sincronizadores é muito, de forma a deteriorarem-se rapidamente?

Padrão

Em plano? quem me dera...vai bem até aos 200, depois até aos 220 vai devagarinho. Pelos vistos não está a andar muito bem, não?
    Mas eles nas reprogramações também conseguem alterar o momento do corte do selespeed? E o desgaste dos sincronizadores é muito, de forma a deteriorarem-se rapidamente?
    Podes começar a pensar fazer uma manutenção aí à máquina!
    Até aos 220 pelo menos ele tem que ir bem.

Qts km tem as velas?! No plano de manutenção fala em 100mil, mas aos 80 tens que trocar. E mete apenas e só as NGK recomendadas.
    Variador de fase, como está?! Quando pões o carro a trabalhar em frio, faz algum ruído tipo diesel e depois desaparece?! se sim, tens que trocar o variador. (aconselho a trocar sempre quando se troca a distribuição, poupa-se na mão de obra).
    Por falar em distribuição, já a mudaste?! não tem influência na performance, mas deves muda-la de 3 em 3 anos ou 60mil km, para não teres dissabores.
    voltando a performance...
    sonda lambda, quantos km já vez?!
    e a MAF?!

O meu 156 1.6, dia a dia, faz 210 GPS em plano. O teu carro tem de fábrica anunciado 216km/h, pelo que pelo menos aos 220 em plano ele tem que ir sem grande dificuldade!
    Se tiver tudo em ordem com a manutenção, experimenta fazer uns 3 ou 4 esticões em AE a ver se ele fica mais solto!

em relação a repro, em PT não sei se te fazem isso. Na autodelta eles alteram inclusivamente o tempo de passagem de caixa, tornando-a mais rápida. Mas aí sim, os sincronizadores sofrem muito.
    Quando digo alterar o "corte" da caixa é porque pura e simplesmente que se não o fizerem de nada vai adiantar reprogramar o carro para as 7500, porque ele vai chegar as ~6800 e a caixa automaticamente passa-te para a seguinte!

Padrão

Ja me estas a assustar lol. Esse material todo que dizes nao se nota quando esta estragado? quando o carro engasgava fui à bosch e eles viram a Maf e tudo em ordem, disseram oara tirar o filtro conico e assunto resolvido, o resto veio com o carro, comprei-o com 63000km e aoenas troquei a distribuiçao (kit). as velas NGK nao sao as de origem pois nao? o que dizias, iridium denso...? O mecanico nunca me falou de alguma dessas peças poderem estar mal...bolas, estamos sempre a aprender. obrigado pela tua valiosa ajuda para conhecimento do carro que muito gosto e queria po-lo impecavel.

Padrão

Ja me estas a assustar lol. Esse material todo que dizes nao se nota quando esta estragado? quando o carro engasgava fui à bosch e eles viram a Maf e tudo em ordem, disseram oara tirar o filtro conico e assunto resolvido, o resto veio com o carro, comprei-o com 63000km e aoenas troquei a distribuiçao (kit). as velas NGK nao sao as de origem pois nao? o que dizias, iridium denso...? O mecanico nunca me falou de alguma dessas peças poderem estar mal...bolas, estamos sempre a aprender. obrigado pela tua valiosa ajuda para conhecimento do carro que muito gosto e queria po-lo impecavel.
    Ele de origem traz 8 velas NGK em platina.
    4 de tamanho normal e 4 mais pequenas colocadas a 60º em relação as principais.
    Não vale a pena meteres bosch super 4 nem coisas do genero, é deitar € ao lixo. Quando trocares mete iguais as originais ou as de iridium, mas também elas NGK.

Todo o material que enunciei é material de desgaste. A Maf, sonda lambda, etc, tem que ser sempre tudo original, nada de coisas universais. Muita atenção a MAF, pois um amigo que tem um 1.8 teve sempre "desgosto" no seu carro porque andava pouco para um 1.8. Sempre insisti com ele para trocar a MAF, mas ele ia a bosch e estava supostamente ok. Até que, se reparou e o carro dele tinha a MAF do 1.6!
    As mafs são exteriormente iguais entre os 3 motores, mas têm referências diferentes. Mal trocou a MAF ele sentiu um carro novo!

As velas, por volta dos 80mil pensa em troca-las, a MAF aos 120, mas como andaste com filtro cónico duvido que a mesma esteja ainda em bom estado, o oleo do filtro deve te-la sujado. Desliga a fixa e dá uma volta com o carro. o relanti vai ficar instavel, e acende a luz no painel, mas testa a ver se o carro fica a puxar melhor. Se puxar, tens problemas de MAF! antes de comprar uma nova, se for caso disso, limpa-a com um spray de contactos, a ver se melhora!

Como estão os consumos?!

Padrão

Ele de origem traz 8 velas NGK em platina.
    4 de tamanho normal e 4 mais pequenas colocadas a 60º em relação as principais.
    Não vale a pena meteres bosch super 4 nem coisas do genero, é deitar € ao lixo. Quando trocares mete iguais as originais ou as de iridium, mas também elas NGK.

Todo o material que enunciei é material de desgaste. A Maf, sonda lambda, etc, tem que ser sempre tudo original, nada de coisas universais. Muita atenção a MAF, pois um amigo que tem um 1.8 teve sempre "desgosto" no seu carro porque andava pouco para um 1.8. Sempre insisti com ele para trocar a MAF, mas ele ia a bosch e estava supostamente ok. Até que, se reparou e o carro dele tinha a MAF do 1.6!
    As mafs são exteriormente iguais entre os 3 motores, mas têm referências diferentes. Mal trocou a MAF ele sentiu um carro novo!

As velas, por volta dos 80mil pensa em troca-las, a MAF aos 120, mas como andaste com filtro cónico duvido que a mesma esteja ainda em bom estado, o oleo do filtro deve te-la sujado. Desliga a fixa e dá uma volta com o carro. o relanti vai ficar instavel, e acende a luz no painel, mas testa a ver se o carro fica a puxar melhor. Se puxar, tens problemas de MAF! antes de comprar uma nova, se for caso disso, limpa-a com um spray de contactos, a ver se melhora!

Como estão os consumos?!
    Vou fazer essa experiencia da MAF para ver o que dá. As velas, quando estive de férias no Algarve acendeu-me a luz do motor e eu fui á Alfa em Portimão e eles trocaram as velas, fui-me embora e passado 2 dias voltou a acender a luz, voltaram a meter as anteriores e não notei diferença, portanto não creio que as velas estejam mal. O problema era dos catalisadores e então, tirei o miolo dos pré-catalisadores, meti um mais pequeno no principal e o assunto ficou resolvido. Amanhã vou á interescapes pois eles vão fazer uma penela de rendimento á medida, pois as que lá têm não dão para o Alfa por causa do tamanho.
    Agora em relação a consumos é que está mau, não sei o que se passa, mas estou com medias de 13 litros, bem sei que não ando muito devagar, mas em cidade faz-me esta média
    Tanto queria ter o carro podendo tirar o maximo partido dele...eu estou disposto a tudo, se for a MAF ou o que for do que enunciaste!!

Member Average Avatar de djmegabass

Padrão

Por acaso este carro é chupador. Eu tenho um, esta-me a gastar 10l sem andar a puxar. e nao tenho nada está tudo em stock.

20. Cleankult

Tópicos Similares

1. Alfa Romeo 147 2.0 SELESPEED 3Portas
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Respostas: 0
    Último: 07-12-2010, 01:10
  2. Meu Alfa 147 2.0 TS Selespeed
    Por PedroM01 no fórum Carros e projectos tuning
    Respostas: 224
    Último: 22-01-2010, 12:37
  3. Alfa Romeo 156 2.0 JTS Selespeed
    Por Delmar no fórum Automóveis (particulares)
    Último: 28-06-2008, 23:38
  4. Alfa Romeo 147 2.0 TS Selespeed
    Por motores24h no fórum Automóveis (profissionais)
    Último: 26-05-2008, 13:10
  5. Alfa 147 selespeed ... o q fazer?
    Por Pedro S no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 10
    Último: 02-01-2007, 00:49

Permissões de Postagem