Siga em frente
Conforme prometido, regressei ao templo para tentar readquirir o meu lugar no reino do Rei de Salomão, como seu último herdeiro na sua sucessão
Precisava no mínimo dos mínimos de 250 cvs para que o Rei de Salomão me aceitasse de volta
Caso atingisse ou tenha atingido esse objectivo, daria ou darei por terminada a primeira fase do projecto, que ainda só conta com uma admissão é uma dump valve, faltando para já pelo menos uma linha de escape e o intercooler do S3 2.0 tfsi
Os resultados serão conhecidos em breve após scanner no escritório onde trabalho, mas para já aproveito para deixar para um pequeno video do ecrã durante o dyno e dois números conhecidos na minha assinatura do binário atingido
O Rei de Salomão aceitará o regresso ao reino? - YouTube
Avó de Salomão de volta ao asfalto após longa hibernação
Digna "sucessora" do seu filho mítico Raio Azul
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Os valores absolutos permitiram que conseguisse voltar ao reino de Salomão, mas foi por uma unha negra
A linha de binário não é perfeita e apresenta uma oscilação sentida entre as 3000 e 3500 rpm, sendo que por norma, segundo o meu Chefe de fila Miguel Pacheco, devieria atingir 300 a 350 nms nessa faixa de rotação onde o k04 mostra todo o seu potencial
Independentemente disso estou satisfeito, mas talvez ainda faça uma Evo 3 só por causa da linha dos nms e dos baixos valores
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acho que esses 0.4cv de margem te permitem escolher qualquer bomba de gasolina, mesmo no intermarche!
bemvindo ao reino do Salomão.
Raieta, queres um dyno com 500cv?
www.mb-powered.com
MB Power
Não é preciso.
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Para ter esses supostos 500 cavalos vale mais trocar de carro...
Essa linha constante entre as 3000 e as 3500 não é muito difícil de explicar. O problema não está nessa faixa, mas sim antes.
De qualquer modo isso deveria estar bastante diferente, pelo menos na linha de binário. Esse turbo está em boas condições? (já nem vou falar da válvula pois pelo que percebi já a mudaste).
Já verificaste a 1ª sonda lambda; os valores estão correctos? relativamente à 2ª sonda lambda, se não ta anularam, compra um espaçador de sonda lambda (não recto mas sim um de 90º) e saca os catalisadores e no lugar dos mesmos coloca 1 tubo directo mesmo em ferro apenas para experimentares e depois vai medir o carro outra vez.
Sei que optaste por uma admissão; penso que deverias colocar a caixa e filtro de ar original (para a potência que estás a desenvolver não precisas de admissão, aliás, até te pode trazer perdas).
Tens de fazer um log com o vag-com à pressão de turbo a puxar em 4ª; depois coloca aqui os resultados (basta entre as 1500rpm e as 6000 rpm)
Não gastas muito a fazer o que te disse.
Obrigado amigo e Patrão Rui
Por acaso esta gasolina é mesmo da Repsol
Adivinha-se agora uma grande luta no reino de Salomão, com o objectivo de ultrapassar para já o mítico Raio Azul, isto depois de resolvido este problema do binário
Claro que sim Imperador!
Lá terá de ser amigo
Esse é o meu objectivo final amigo
Pois amigo, relativamente ao turbo não sei ao certo, mas não deita óleo e parece em aparente bom estado, se bem que para futuro, queria outro turbo
Eu acho que está tudo em condições e que talvez este problema de não fazer binário constante superior e plano, pode ter a ver com algum problema mecânico que não é detectado pelo vag.com
Ao menos finalmente fez potência, o que presumo ser sinal de boa saúde
Isso das sondas é uma questão a ver e agradeço os teus conselhos
Para a semana irei fazer logs com o meu Patrão e tentar resolver o problema, mas para já tenho preferência em ficar com a linha de escape original e com a admissão que faz um bonito som e não dá qualquer problema na inspecção segundo um inspector
Vou dando novidades sobre isto, mas a médio prazo estou indeciso entre comprar coils e jantes, ou se começo a pensar na linha e no intercooler
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Bem-vindo de volta!!
Deixa o look de origem e aposta no coração!
My Wheels;
Yamaha Dt 50 Lc
Yamaha YFZ Banshee 350
Yamaha YZF 1000 R1
Peugeot 106 Rallye Mk1
Peugeot 206 1.4
Seat Ibiza 1.4 tdi
Audi 1.8T S3
Desculpa que te diga, mas às vezes és um pouco "quadrado" a pensar; não leves a mal dizer isto mas....
Claro que o intuito seria colocares uma linha completa e ias fazê-lo na mesma. Mas para despistares problemas, o melhor é experimentares. Não vais comprar uma linha completa para ver se tens os catalisadores todos entupidos, ou vais? Não será melhor eliminá-los na linha original e estudar o comportamento do carro?
O meu tfsi tinha dois cat's. Como uso APR, o stage 1 não eliminava a 2ª sonda lambda. O que fiz antes de aplicar linha foi:experimentei e tirei apenas o 1º cat; senti o carro mais solto logo. Uma semana depois saquei o 2ºcat, o ressonador e um espaçador de sonda lambda na 2ª sonda. Tudo impec, sem DTC's. Correu bem e a seguir passei à linha completa e mandei refazer a original, sendo que um dos cat´s dá para aplicar nas 2 linhas através de v-band, uma vez que para a IPO apenas precisa de 1. Ou outros stages automaticamente eliminam a 2ª sonda, mas para questão de evolução e experimentação, se fosse eu, no teu caso, fazia isso. Esses carros têm muito o "vício" de entupir os cat's (penso que tem 2, certo?) ou avariar as sondas. E pela linha que tens no gráfico, tira-se uma conclusão muito rápida. Eu experimentava o escape; se não for daí e se já verificaste as válvulas, antes de meteres ic e coils, aconselho-te a sacar fora o turbo.
Obrigado amigo
O problema é que ainda faltam pelo menos mais 7/8 mil kilometros para levar outra revisão, mas se calhar posso começar a comprar material com calma a médio prazo para o coração, em vez de estar agora a apostar na estética
Na boa amigo, as opiniões são bem vindas e estou sempre a aprender
Sim, vou ter de mandar fazer uma linha completa para analisar o comportamento como referes, mas não pode ser para já a curto prazo porque tenho outras prioridades e as férias de Agosto no Algarve estão a chegar
Amanhã talvez esteja com o meu Patrão, para ele analisar a situação mais friamente com logs
Acho que ele vai testar com uma dump valve diferente entre outras coisas, para tentar descobrir o problema do binário
Já há algum tempo falava aqui destas oscilações que sentia, só que como o Raio faz potência, aquilo até poderá ser outra coisa que não tenha a ver com fugas ou com os dois catalizadores, no entanto, só testando como referes é que posso tirar as conclusões
A partir de 4ª mudança para cima, que é quando se nota mais isto, consigo exemplificar descrevendo o que se sente que é como se tivesse a encher um pneu numa bomba e de repente o pneu começasse a perder ar e voltasse outra vez a encher
Se perdesse potência ou fosse notório, acredito que pudesse ser alguma fuga, como "parece" não ser bem o caso, acho que pode ter algo a ver com a mecânica do Raio e que não é detectável no vag.com
Em breve terei novidades e agradeço mais uma vez os teus conselhos
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Digna "sucessora" do seu filho mítico Raio Azul
Ontem estive com o meu Patrão na margem sul e após uns logs em campo aberto, foi detectado o problema do binário irregular e oscilante que acontece normalmente quando se calca no pedal antes das 3000 rpm e a partir de 4ª mudança em diante
O facto de em 1ª, 2ª e 3ª mudança o Raio Preto sair de forma vigorosa sem qualquer problema, foi um quebra cabeças para o meu Patrão achar estranho toda esta situação, sabendo que em todos os 1.8t que fez, nunca teve tal problemas
Durante um log, foi descoberto pelo meu Patrão, que a borboleta da admissão abria e depois fechava às 3000 rpm e voltava outra vez a abrir à medida que a rotação aumentava
Por momentos, pensamos em ligar ao Patrão Pits, mas depois o meu Patrão lembrou-se que tinha um amigo mecânico espe******ta em 1.8t que é seu cliente e tem um TT com aproximadamente 300 cvs
Após conversa com ele, o mecânico e cliente do Patrão, disse-lhe que em principio só poderia ser uma de duas coisas, ou o tubo original que liga o turbo ao medidor de massa de ar poderia espalmar com o aumento de ar provocado pela maior pressão do turbo, ou então haveria algum problema com a faísca das bobines
Posto isto, fui aconselhado em primeiro lugar pelo Patrão, a comprar um tubo de silicone que vai ligar o turbo ao medidor de massa de ar, mas como futuramente quero comprar outro turbo e depois não vou poder aproveitar um desses que só dá nos turbos k04, decidi arriscar nas bobines, tendo francas probabilidades de acertar no problema e matar o borrego
Vou encomendá-las de França que é muito mais barato que cá, mas só na próxima semana, porque dá-me mais jeito para meter as minhas contas em dia
Segundo o meu Patrão, se o carro ficar sem esse problema sem mexer em mais nada, terei uma linha de binário bem superior e constante como deveria ter e além disso, provavelmente mais 5 a 10 cvs
O Patrão disse-me para estar descansado e que quando resolver este stress, iria apenas modificar o avanço de injecção acima de stock sem mexer no boost de 1.3b, e que poderia ir até onde verificasse que os logs não lhe fossem informar que estava a "mandar avanço para trás", o que era mau sinal e prejudicial para a performance e fiabilidade do motor
Segundo consta, por cada meio grau de avanço, poderá dar cerca de 4 cvs a mais, o que assim por alto, poderá ser possível chegar aos 270 cvs só com admissão e dump valve
P.S. - Na segunda-feira fui ao cinema ver um filme do realizador Woody Allen "Quase Gigaloo" bastante bom, tendo implícita uma critica aos Judeus, à sua forma de viver e pensar, e já na parte final estamos numa audiência com juízes, e ás tantas um deles fala no Rei de Salomão como um ser superior a quem se deve total obediência
Por ai poderão ver a extrema importância que é para mim estar de volta ao reino de Salomão
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só este final...
Não há maneira de ganhares juízo...
Se calhar é por essa razão que ainda não deixei estas aventuras dos vários bólides que tive amigo
Com a minha idade, acho que já estava na altura de pensar em coisas mais úteis para o meu futuro e não hobbys e distracções deste tipo
Tens razão
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A questão não é deixares este hobby... Eu sou mais velho que tu e continuo com o gosto pelos carros e lá vou comprando e alterando, dentro do que posso/gosto... A questão aqui são as escolhas que fazes e por vezes, para poupares alguns euros acabas por gastar outros tantos com invenções e más indicações...
Exemplo deste s3... Antes de se meter carga o carro, no estado original, tem de estar a 100%... E também convém apostares em quem sabe para fazeres as coisas...
Sim amigo Mike, estou a entender
Na verdade comprei uma válvula n75 que afinal não era preciso e gastei € em gasolina para fazer muitos logs e tentar descobrir o problema, mas infelizmente até agora foi tudo em vão
É estranho o Raio Preto continuar com esta oscilação de binário, sem erros no vag.com e isso só acontece a partir de 4ª mudança e se pisar antes das 3000 rpm, sendo que a essa rotação oscila e fecha a borboleta para depois voltar a abrir lentamente até ficar totalmente aberta conforme se consegue ver através do dyno
Actualmente após duas noites com o Patrão, chegou-se à conclusão que o tubo da admissão para o turbo não fica espalmado, que os catalizadores e linha de escape estão bons e também que o problema não será das bobines nem das velas
Na verdade, o meu Patrão sendo especializado em S3, nunca teve qualquer queixa dum cliente relativamente a esta situação, pois para além de nunca terem feito dynos, normalmente que tem um S3 não puxa de baixas rpm como eu, por isso nem os seus clientes nem ele se tinha apercebido que pudesse haver esta oscilação no binário sentida apenas de 4ª mudança para cima, desde que se pisasse abaixo das 3000 rpm
Caso isso aconteça e se tire o pé e volte a por, a borboleta abre de imediato e a oscilação deixa de ser sentida, o que é deveras enigmático e algo estranho
Já foram testados vários tipos de ficheiro com o mapa da n75 alterado que regula os picos de boost, mas apesar do Raio Preto estar a fazer pouco boost (1.3b) por opção, o carro continua a teimar em fechar a borboleta nessa rotação nos moldes que falei
Tive quase para comprar as bobines do Audi R8 ou outras originais bosh do S3, mas o meu Patrão avisou-me a tempo para desta vez não comprar mais nada em vão e acha que mais tarde ou mais cedo vamos acabar por resolver este problema bicudo
O Raio Preto original não faz esta oscilação em nenhuma rotação a pisar de toda e em qualquer mudança
Nestes termos e apesar de toda esta situação, tenho actualmente uma repro mais costumizada e ainda mais forte do que aquela que foi aqui publicada no último dyno, com a diferença de ter mais 1,5 grau de avanço sobre os valores originais em que obtive os 250 cvs, que foi suficiente para o Rei de Salomão me voltar a receber no seu reino
Provavelmente agora vai-se tentar eliminar a n249 e verificar os tubos de vácuo, que apesar de não estarem a ser detectados quaisquer problemas, podem ser dai os problemas do Raio às 3000 rpm, que o impedem de fazer um dyno exemplar
Posto isto, vamos aguardar por novidades e espero que em breve consiga resolver este problema chato, para poder depois efectuar-se uma última medição com o "Stage Ultra Hardcore Plus", antes de começar a carregar com "hardware" lentamente, o último discípulo do Rei de Salomão
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Acho que tu próprio já deste o veredicto sobre o teu problema... Se ele, de origem, não tinha esse problema...