+ Responder ao Tópico
Pág. 1 de 2 1 2 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 20 de 26
    Senior Member Senior

Padrão Regulamentação do Tuning... JÁ SAIU....

Foi com ENORME alegria e entusiasmo que ouvi do meu pai, a dizer que tinha saído no dia 1 de Agosto a regulamentação.....

FINALMENTE OS NOSSOS MENINOS PODEM SER HOMOLOGADOS.......

Aqui fica o link, e também que alguém dê mais explicações do que lá esta escrito, pois é super técnico, e muita coisa foge-me... lol....

Para nao falar que só dei uma vista de olhos.....

http://dre.pt/pdf1s/2008/07/14600/0513005138.pdf

FINALMENTE..............
    Clube MLTuners
    www.Minibus .pt (Porto)22.510.59.20

2. centralinaspt
    Fundador, administrador Super user Avatar de tuningonline

Padrão

Muito bem...agora não sei se isto é suficiente para alguma coisa ou se serve para o que nós queremos...

1. Não vem nada sobre os embelemas das marcas.
    2. O problema do tuning não é um problema de arestas visiveis ou salientes, penso que se continua a focar nesse ponto e não é sequer relevante.

tenho que ler com mais atenção...

Senior Member Senior

Padrão

pelo que me apercebi depois de ler isto tudo, parece ser uma lei aplicada pela lta, pois os requesitos são os que a lta pedia, logo se queres tirar simbolos tens que aprovar para homologação (o que é uma estupidez visto que nao alteras nenhuma aerodinamica ou parte derrapante do carro)

agora pergunto....e preços?

Senior Member Average 2

Padrão

Más notícias.

Esse decreto de lei aplica-se apenas a homologação de veículos e modelos NOVOS antes de serem matriculados.

Se lerem com atenção o artigo 3º diz isso mesmo.

A partir de 4 de Abril de 2009, o Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres, I. P. (IMTT, I. P.), deve recusar a concessão de uma homologação CE ou de uma homologação de âmbito nacional a um modelo de veículo que não cumpra o disposto no Regulamento aprovado pelo presente decreto -lei no que respeita a saliências exteriores.

Os veículos tuning já estão homologados e no início do decreto-lei diz que regulamenta o nº. 3 do artigo 114º do Código da Estrada.

Os modelos de automóveis, motociclos, ciclomotores, tractores agrícolas, tractocarros, reboques e semi-reboques, bem como os respectivos sistemas, componentes e acessórios, estão sujeitos a aprovação de acordo com as regras fixadas em regulamento.

O artigo que nos interessa regulamentar é o 115º do código da estrada.

Um abraço,
    SPEEDY LION
    www.termoreflexo.com
    Rentabilize os seus tempos livres, gratuitamente e sem sair de casa!! http://www.aformula.biz/?85

Senior Member Senior

Padrão

bem não sou entendido na máteria, mas acho eu que basicamente o que descrevi dessa nova lei é o seguinte:
    Poderemos efectuar as alterações todas que quisermos de acordo com as leis seguintes, mas, caso não seja aprovada alguma coisa que tenhamos feito, já não poderemos vir com desculpas e advogados a dizerem que o X carro que saio no X ano trazia XPTO. pois o carro saio com uma lei, agora os novos carros já nao poderão ser baseados na lei antiga =), tal como as modificações so poderao seguir a nova lei. Alterem se tiver errado :P

Senior Member Super user Avatar de Raggs

Padrão

Vou ler isto com mais calma quando puder, mas desde já deixo a opinião, pelo que vi na diagonal, de que isto não tem nada a ver com alterações de veículos, mas sim com homologação de veículos novos, ao estilo do Estado da California, nos anos 70 e 80.

Senior Member Super user Avatar de 106XSiLx

Cool TUNING é proibido !

Citação Mensagem Original de Raggs Ver Post
    Vou ler isto com mais calma quando puder, mas desde já deixo a opinião, pelo que vi na diagonal, de que isto não tem nada a ver com alterações de veículos, mas sim com homologação de veículos novos, ao estilo do Estado da California, nos anos 70 e 80.
    Se atentarem bem, só os fabricantes ou quem os represente é que são referidos neste documento. Outra coisa, foi que fiquei com a ideia que são referidos os carros novos (não as alterações), ficando obrigados os fabricantes a disponibilizar em certas situações mais do que um item para que se possa efectuar testes. Mais, qualquer alteração ao modelo sujeito a homologação é como se fosse um novo modelo, visto que a homologação é um novo processo e não uma alteração ao modelo anteriormente aprovado.

Resumingo e concluindo: TUNING é proibidissimo !

Junior Member Novato

Padrão Homologações

Padno,
    Infelizmente os speedy lion têm razão, estão atentos - outra coisa não seria de esperar deles.
    Trata-se efectivamente de homologações para carros novos.

Abraço

Clube Tuning Matosinhos Super user Avatar de Squiddy

Padrão

Citação Mensagem Original de animador Ver Post
    Padno,
    Infelizmente os speedy lion têm razão, estão atentos - outra coisa não seria de esperar deles.
    Trata-se efectivamente de homologações para carros novos.

Abraço
    era bom de mais...mesmo assim nunca vai sair barato nem simples

Junior Member Novato Avatar de Pug_Sport

Padrão

Estava a ver agora o Braga Show na tv e estavam a falar que ainda não tinha saído nada
    Scooby Prodrive

Junior Member Novato Avatar de HuitMilRpm

Padrão

Os principais clubes nacionais de "tuning" vão exigir hoje em Braga a legalização das transformações nos automóveis, alegando que Portugal é o único país da Europa onde esta actividade não é autorizada.

Vi a reportagem hoje a noite, e continua a ouvir algo que eu considera como ou, má fé, ou mentira, ou falta de informação para efeito de desinformação, e que muitos repetem porque "se é dito na TV é verdade"
    Eu gostava muito de saber como eles fundamenta que Portugal é o único pais da Europa aonde o "tuning" não é autorizado.
    Em termos legais, o tuning de e sobre automóvel não é proibido em nenhum sitio da EU, mas sim pode é ser proibido ao veiculo de poder se deslocar por meio próprios nas vias abertas ao publico. Nada te impede de fazer um carro de arranque com saias, ailerons, um 2.4l com NOS e de o olhar na tua garagem e de fazer provas em recintos privados, mas na estrada "no way" Neste aspecto "alteração sem uso" o tuning não é proibido em Pt

Para centrar o assunto em questão, a afirmação "Portugal é o único país da Europa onde esta actividade-Tuning- não é autorizada que a ouvir essa afirmação ficamos a "traduzir" por "Veiculo tuning na estrada é legal em toda a Europa menos em Portugal" e esclarecer as coisas, acho bom ver esses dois exemplos

Em França, é claro, em termos de alterações a automóveis que pode se deslocar na estrada, todo o que não é permitido é proibido. E nada é permitido, nem sequer mudar de volante.
    Bélgica, aonde as IPO são bem mais duras do que as nacionais havia uma alternativa, por exemplo para os VW alterados e com mais de 25 anos de usar o sistema de "Ancetre" ou "Old Timer", agora acabou, é 100% originem ou transformes o teu carro em trailer queen
    Italia, creio que igualmente nada se pode fazer
    Isto são exemplos entre alguns aonde as legislações estão a ser cada vez mais apertadas para os veículos "tuning"

Essas declarações baseadas em NADA mais do que MENTIRAS só trazem descrédito as reclamações dos amantes da modalidade.
    Última edição por HuitMilRpm; 12-08-2008 às 12:37. Razão: corrigir portugues :/
    Your worst Nightmare is the screaming of my 48IDA at 8000RPM

Senior Member Super user Avatar de kitnoce

Padrão

Alemanha e Suiça têm regulamentos precisos, com normas etc etc...

Por exemplo, jantes, podes meter de tudo um pouco. O diametro total não pode exceder de 5% o diametro de origem.

Se as jantes que queres instalar não estiverem homologadas para o teu carro mas preencherem todos os requesitos, podes pedir uma homologaçao unica, para o teu carro.

Um amigo meteu as jantes dum Z3M num Bimmer E46 2.2 Coupé... os pneus não ultrapassavam a carroçaria e os 5% eram respeitados...no problem.

Outro comprou um Focus 2.0 MK I, igual ao que eu tinha. Meteu capot carbono (homologado...), jantes 18", KW V2, escape inox e kit compressor com 210 cavalos em vez de 130... foi totalmente homologado porque respeita normas existentes.
    Kitnoce Mobile :

Ford Mondeo 2.5 V6, 170 cavalos adormecidos...

Senior Member Senior

Padrão

bem, eu por curiusidade visitei o site da imtt e depareime com isto :O

após terme deparado com isto enviei um email a imtt, aguardo resposta :P

JT
    JT está desconectado
    Time Attack Super user

Padrão

depois deixa aqui o teu email e email de resposta se poder ser

Senior Member Super user

Padrão

Citação Mensagem Original de kitnoce Ver Post
    Alemanha e Suiça têm regulamentos precisos, com normas etc etc...

Por exemplo, jantes, podes meter de tudo um pouco. O diametro total não pode exceder de 5% o diametro de origem.

Se as jantes que queres instalar não estiverem homologadas para o teu carro mas preencherem todos os requesitos, podes pedir uma homologaçao unica, para o teu carro.

Um amigo meteu as jantes dum Z3M num Bimmer E46 2.2 Coupé... os pneus não ultrapassavam a carroçaria e os 5% eram respeitados...no problem.

Outro comprou um Focus 2.0 MK I, igual ao que eu tinha. Meteu capot carbono (homologado...), jantes 18", KW V2, escape inox e kit compressor com 210 cavalos em vez de 130... foi totalmente homologado porque respeita normas existentes.
    Isso porque são inspectores com competencia e sabem o que estão a fazer... ao contrário dos inspectores nacionais.

Eu ainda só li os comentários do pessoal, e a meu ver é o que vale a pena fazer... é comprar uma bruta maquina de origem, senao nada feito.

Mas a verdade seja dita... pode-se comprar um Volkswagen novo e pode-se pedir para eles rebaixarem e eles rebaixam e vem divulgado no livrete.

Senior Member Senior

Padrão

o meu email :

Boas tardes, na sequência deste email venho pedir alguns esclarecimentos. Eu neste momento tenho o meu veiculo alterado em termos de estrutura, o que o torna num novo veiculo que embora tenha sido já homologado, foi modificado, tornando-se num veiculo diferente. Gostaria de saber qual o melhor procedimento para homologar o veiculo na totalidade. A quem me dirigir, onde me deslocar etc... Outra questão que me ocorre, é se a IMTT estará aberta aos feriados e se fecham sempre as 16h! Eu encontro-me em periudo laboral, sendo-me assim quase que impossível deslocar me ao IMTT sem faltar ao emprego. Desde já agradeço a vossa atenção e peço uma resposta rápida e lúcida quanto as questões colocadas. Cump. David Ferreira

e a Resposta deles:

B oa Tarde,

Para realizar uma homologação individual de um veículo deve dirigir-se a uma delegação de mobilidade e transportes do IMTT, cujos endereços pode confirmar no site do IMTT: http://www.imtt.pt.

O horário de atendimento ao público é das 9 às 16h.

Melhores cumprimentos
    Margarida Alexandre
    Direcção de Serviços de Processamento e Atendimento
    IMTT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres

Call center: 808 50 20 20
    www.imtt.pt

JT
    JT está desconectado
    Time Attack Super user

Padrão

simples, curtos e directos...
    não dizem é nada do que pode ser ou não aprovado..

Senior Member Senior

Padrão

mas já nao dizem que nao pode ser homologado

Senior Member Super user Avatar de kitnoce
    Kitnoce Mobile :

Ford Mondeo 2.5 V6, 170 cavalos adormecidos...

Junior Member Novato

Padrão boa

Pelo menos começa-se a ver alguma coisa.

Tópicos Similares

1. 4º BRAGA TUNING MOTOR SHOW INVERNO c/ Salão e Evento Tuning
    Por bypower no fórum Encontros e Concentrações
    Respostas: 27
    Último: 03-12-2008, 12:39
  2. Peliculas, já saiu alguma coisa?
    Por D r I f T no fórum Geral Tuning
    Respostas: 30
    Último: 25-04-2007, 17:20
  3. Concurso tuning 2006 ????tuning ou Racing
    Por fashion_s21 no fórum Geral Tuning
    Respostas: 78