BMW usados
+ Responder ao Tópico
Resultados 1 a 13 de 13
    Junior Member Novato

Padrão Som para Civic ESi 3P

Olá a todos.
    Estou a pensar em instalar um sistema de som no meu rasteirinho.
    Neste momento tenho um JVC KD-SH1000 a debitar para as colunas "stock" do pobrezito (e uma está já a mostrar sinais de rouquidão ), mas acho que consigo obter som muito melhor com altifalantes novos e um aplificador.
    Gosto de apreciar um som de qualidade mas não estou familiarizado com os detalhes do car audio.
    Em relação ao amplificador, estava na dúvida entre um Alpine MRP-F250 e um Audison SRx4, mas pelo que vi neste forum, o F250 nem merecia estar escrito aqui
    Quanto aos altifalantes é que é a grande incógnita. Quero colocar um conjunto de componentes de 16,5cm à frente e eventualmente umas ovais atrás só para encher.
    Pelo que tenho lido, o mais importante é ter o "foco" do som à frente por isso fico na dúvida sobre se não seria até melhor esquecer as colunas atrás e investir um pouco mais nas colunas da frente.

Gostava de ouvir as vossas opiniões, tendo em conta as limitações do carro, sobre se será melhor optar por colunas à frente e atrás ou se é melhor invertir o mesmo apenas nas colunas da frente.

Quanto a um subwoofer, inicialmente não pensei em colocar um, mas talvez não fosse mal pensado ter um, apenas para complementar a falta de graves das colunas, nada de muito barulhento Mas a mala do carro já é minúscula por isso não sei se há alguma solução que não roube muito espaço e funcione minimanente.

Agora as dúvidas em que pensei..
    Compensa pagar mais cerca de 70€ por um SRx4 ou seria melhor poupar esse extra e aplicá-lo numas colunas melhores?
    Da mesma forma, será melhor colocar um par de colunas atrás para "encher" ou usar esse dinheiro para melhorar as da frente ou ainda colocar um woofer?
    No meio de isto tudo, não pretendo um sistema muito potente, apenas o suficiente para conseguir ouvir um sonzinho enquanto o rasteirinho puxa pela quarta
    Não estou a par das melhores colunas para um cenário como o meu por isso agradecia que me dessem umas sugestões

Para dar uma ideia, estou disposto a gastar até uns 350€ (mais palmo, menos palmo) nos materiais. A isso acrescentaria o custo da instalação daquilo tudo porque não estou com pachorra para ser eu a fazê-lo nas férias ^^

Fico a aguardar as vossas opiniões,
    abraços e obrigado

2. BMW Selection
    Senior Member Average 2

Padrão

mete umas boas colunas de 2 vias separadas à frente primeiro. depois pensas para tras e no fim ves se precisas do amp ou nao
    CIVIC EG5 -

Senior Member Average 2 Avatar de SaxoTuning

Padrão

Estás a pensar muito bem!

O SRX4 é uma boa opção! Sobre as colunas atrás, de facto é preferível apostares numas melhores à frente e não meteres nada atrás. Se já tiveres colunas de origem atrás, mantem apenas para dar algum rear fill, se realmente o desejares.

Com essa fonte podes bi-amplificar as colunas frontais e tudo, decidindo quais os pontos de corte para cada componente! Aproveita o material que tens!

Quanto ao sub, se mais tarde achares que te faz falta, força!

Junior Member Novato

Padrão

Origado pela dica.
    Suponho que por bi-amplificar queres dizer que usaria o canal frontal do AR para a via dos graves/médios e o traseiro para os tweeters, é isso? Realmente o AR tem os crossovers incorporados por isso era capaz de funcionar.

Num cenário desses, no entanto, eu deixo de poder usar os altifalantes atrás para encher porque desligaria o amplificador interno do AR (o meu objectivo com o amplificador cá fora é melhorar o som, mas também deixar o AR funcionar mais fresquinho porque se puxo mais por ele os CDs saem por vezes com uma boa aquecidela ).

Usando aquele esquema de bi-amplificação eu conseguiria ligar os altifalantes traseiros em algum tipo de "ponte" ou isso não é de todo possível? Enfim, aquilo não é um taxi por isso não é preciso um sonzão atrás, mas é porreiro dar qualquer coisita também aos passageiros de trás, embora sem comprometer a sonoridade à frente.

No caso de bi-amplificação, como eu deixaria de precisar de um kit de componentes com crossovers, suponho que é mais vantajoso comprar as vias em separado, é isso? Para um SRx4 que material seria mais aconselhado?

Obrigado e abraços

Padrão

O que estava a dizer é que ligas as colunas na mesma ao amp só que em vez de usares o cross do amp deixas este "flat" e usas o cross do rádio.

Quanto às colunas de trás, ligas ao rádio.

Junior Member Novato

Padrão

Obrigado SaxoT.
    Pelo que tenho lido, o teu conceito de bi-amp é um pouco diferente do que se fala por aí. Sendo um bi-amp, as colunas da frente, em vez de usar um crossover passivo para a separação dos médios/agudos, utilizaria o crossover embutido no AR para essa separação e assim cada componente seria alimentado por uma via do amplificador. O meu AR permite isso e o canal da frente serviria para os agudos (só tem um HPF) e o canal traseiro serviria para os médios graves (tem um HPF e um LPF).
    No caso de ligar os crossovers do AR, se quiser retirar o sinal do amplificador interno dele, o sinal vai estar filtrado pelos crossovers, por isso talvez não seja muito bom para dirigir para os altifalantes de trás. Para além disso, o meu objectivo com um aplificador dedicado é poder desligar o interno do AR para ele não aquecer tanto. Se ouvir alguma coisa com o volume a meio ou pouco acima, o AR aquece consideravelmente, daí o benefício do amplificador dedicado.

Num cenário de bi-amp tal como descrevi, sem ligar nada atrás, será que o banco de trás vai ficar muito vazio? Digam-me o que pensam, pode ser que ande alguém por aí com um sistema semelhante.

Que linhas de altifalantes me recomendam para as vias separadas? A via dos médios vai ser à partida de 16,5cm e o tweeter suponho que de 2,5cm...

Padrão

Exactamente!

Isso é que é bi-amplificação! Deixas de usar o cross passivo das colunas e usas o cross activo do amplificador do rádio ou do amplificador externo. Como queres deixar de usar o do rádio, e se realmente quiseres bi-amplificar terias que comprar um amp de 4 canais somente para as colunas. 2 canais para os woofers e outros 2 canais para os tweeters.

Como tinhas falado, o SRX4 ficaria para as colunas nesta situação e terias que comprar outro amp para o sub... Sobre ter ou não colunas atrás, depende dos gostos de cada um... Na minha opinião (e andei muito tempo com colunas atrás) não se justifica mas cada um sabe de si...

Junior Member Novato

Padrão

Afinal estamos todos na mesma sintonia

Provavelmente vou optar por essa configuração, bi-amplificar os componentes da frente e esquecer por completo as colunas de trás (deixo as grelhas a enfeitar para não se verem os buracos )
    Têm algumas sugestões para as colunas? Que linhas procurar, etc. Há nas zonas de Porto/Coimbra algum sítio onde possa experimentar algumas colunas? Isto de avaliar colunas no papel é um bocado arriscado...

Abraços

Padrão

Se és do Porto aconselho-te a dares um salto à Auto Som & Alarmes em VNGaia

Junior Member Novato

Padrão

Sou de Aveiro, e Gaia é mesmo aqui "ao lado" hei-de dar lá um salto
    Obrigado!

Junior Member Novato

Padrão

No site contelec.pt/caraudio encontrei uns componentes interessantes.
    Hertz HV165L http://www.hertzaudiovideo.com/Doc/pdf_hv165l.pdf
    e
    Hertz HT25 http://www.hertzaudiovideo.com/Doc/pdf_ht25.pdf
    Fico na dúvida se o preço que indicam em cada um é para o par ou é por unidade. Os altifalantes parecem bons demais para o preço que lá está, mas ouvindo é que se percebe bem se são mesmo bons ou não.
    Acham estas colunas uma proposta interessante ou dentro desta gama será possível encontrar algo melhor?
    Tenho andado à procura de loja(s) onde pudesse encontrar material audiotop, hertz, dls, coisas dessa liga, mas não tem sido fácil. Se houvesse um sítio onde fosse possível ouvir algumas destas colunas seria bem melhor do que ter de usar o forum e chatear a malta a perguntar se "isto é coiso" ou "aquilo é coiso e tal"

Abraços
    P.S.
    Saxo T, falei com a Auto Som & Alarmes, mas não têm exposição/zona para experimentar as colunas...

Senior Member Average 2

Padrão

Ora boas.
    A loja Contelec Car Audio é minha

O preço é do par.
    Os woofers são boa escolha, relativamente ao preço. Mas são para tocar em caixas pequenas, tipo kickpanel.
    Outra hipótese são as Helix P206, ligeiramente mais caras, mas com melhores médios. O woofer já toca bem para uma caixa de grande litragem (portas)

O tweeter é um pouco agressivo.
    Aconselho-te o tweeter Helix Precision, que ronda o mesmo preço.

Se quiseres adiciona ao msn:
    madgremlin@gmail.com

um abraço

Junior Member Novato

Padrão

Obrigado pela PM Ricardo. Vou adicionar o teu contacto ao msn.

Abraço

15. Bediferent

Tópicos Similares

1. Oleo para um civic 1.5 LSI
    Por El_Carocho no fórum Manutenção
    Respostas: 7
    Último: 16-01-2011, 09:32
  2. Turbo para civic
    Por Nott no fórum Tuning Motor a Gasolina
    Respostas: 48
    Último: 15-10-2009, 20:55
  3. pecas para civic eg9 92 a 95