Na sua busca incessante para reduzir peso e, consequentemente, emissões e consumo de combustível, os engenheiros da Ford inspiraram-se na barra de chocolate Aero para produzir peças de plástico mais leves por injecção de bolhas de gás durante a fabricação.

Existem muitas áreas onde podemos poupar no peso alterando o tipo ou nível de metal utilizado para um material mais resistente, mais leve, subtraindo quilos ao seu peso. As peças de plástico são uma área onde é tradicionalmente difícil poupar no peso sem sacrificar a resistência, durabilidade ou função, mas a Ford encontrou uma solução. A tecnologia MuCell introduz bolhas de gás no plástico enquanto este é moldado, deixando uma estrutura microscópica de favo de mel. Estes espaços minúsculos economizam peso, reduzindo a quantidade de plástico utilizado, sem comprometer a integridade da peça.

O peso desempenha um papel-chave nas emissões dos veículos e reduzindo a massa total do veículo obtemos uma melhoria na diminuição de emissões de carbono e economia de combustível. O peso dos veículos tem aumentado nos últimos 30 anos, para permitir níveis muito superiores de equipamentos e atributos de segurança radicalmente melhorados. A Ford tem como objectivo reduzir o peso enquanto continua a fornecer níveis de equipamento de primeira classe e classificações de segurança de 5 estrelas Euro NCAP.

A MuCell traz uma série de outros benefícios como pressões mais baixas utilizadas para moldar o plástico e até 33% mais peças por hora do que num processo convencional. Este aumento da velocidade e da eficiência, reduz o consumo de energia, de emissões na produção e o custo das peças produzidas com a utilização desta técnica inovadora.

O espe******ta em tecnologia da MuCell, Carsten Starke, está entusiasmado com o potencial do novo processo. Ele diz: "A primeira vez que vi este plástico sob o microscópio, pensei para mim mesmo que se parecia com uma barra de chocolate Aero! As bolhas no chocolate alteram o sabor, mas nos nossos plásticos economizam peso e tornam os veículos mais leves, reduzindo as emissões e o consumo de combustível significativamente”.

"Estamos a diminuir o peso de muitas maneiras, não apenas com a utilização deste novo plástico, porque os carros mais leves são mais fáceis de conduzir, são mais rápidos a acelerar e param mais depressa. Para o cliente é uma situação muito vantajosa, uma vez que o plástico é 20% mais leve, sem aumentar custos ou reduzir a resistência e vai ajudar a tornar o seu Ford melhor em quase todos os aspectos."

A tecnologia MuCell verá a sua primeira aplicação em tampas do motor, que serão lançadas ao longo dos próximos anos em veículos como o Focus, C-MAX e Grand C-MAX, S-MAX, Mondeo e Galaxy. A Ford comprometeu-se a reduzir um mínimo de 100 kg, nos veículos mais pequenos, e 300 kg nos maiores, até 2020, como parte das suas iniciativas ambientais. Esta iniciativa de economia de peso, que inclui a tecnologia MuCell, também apresenta um conjunto de outros materiais como aços boro de alta resistência que são agora utilizados extensivamente em modelos Ford.

Estes novos materiais vêm juntar-se a inovações como a gama de motores EcoBoost, que permite o uso mais eficiente de motores de menor capacidade, mesmo em veículos maiores, sem sacrificar o desempenho. Uma série de outras medidas, incluindo o sistema automático Stop-Start nos motores, a grelha dianteira com sistema de fecho activo e pneus de baixa resistência ao rolamento colocam os modelos ECOnetic da Ford entre os mais eficientes do mercado.