eu conheco um rapaz que tem um clio dci e meteu xenon e a unica coisa que teve de arranjar foi umas opticas com olho de boi ...
vai a inspeccao e passa sem problemas.
ele disse me que neste momento o lava farois e so para paises onde nevam pois o xenon nao faz calor suficiente para derreter a ''agua ke se transforma em neve'' e ai necessitam de lava farois...
Não como ainda não entenderam meter Xenon num veiculo sem Xenon é ilegal.
E quanto ao que disseram relativamente ao não haver nada escrito a dizer que é proibido, então e alteração das caractristicas do veiculo não conta?!
É ilegal e ponto final agora tendo lava farois e regulação automatica de farois instaladas, tem uma maior possibilidade de passar quer aos olhos da brigada quer aos olhos do IPO.
Agora é sempre um risco e tem que ter consiencia disso, pode passar e pode não passar.
E essa ideia de que só é obrigatório ter lava farois em paises onde neva é das mais ridiculas que já ouvi.
Então agora o que é legal ou ilegal já vai do tempo?
Alem disso vendo dessa forma "estranha" adianto que caso não tens dado por isso, cá em portugal tambem neva
Cumps
Os lava-farois não têm... nem nunca tiveram nada a ver com a meteorologia, mas por cá há sempre umas cabecinhas que têm teorias muito próprias sobre todos os assuntos.
Os lava faróis são colocados porque a sujidade na face das opticas provoca desvio da luz e aumenta os reflexos.
O mesmo acontece com o nivelador automático, que não tem nada a ver com o nivelador que os carros têm para MANUALMENTE acertar a "altura" dos farois.
Um abraço,
NLeitão
NLeitao
Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)
Caro amigo errado! os lava farois servem para quando a optica no inverno congelar para descongelar as mesmas para que não haja encadeamento.
Ha carros que trazem lava farois de origem sem xenon e esses lava farois vêm quando o comprador pede o kit de inverno (traz lava farois bancos aquecidos etc.) logo não tem qualquer logica em relação a sujidade.
Quanto ao resto para ter o xenon legal e necessario farol olho de boi, lava farois, reguladores automaticos e o xenon so pode ir até 6000k.
A estas regras a execpções claro, ha carros que trazem de origem o xenon e não trazem farol olho de boi por exemplo, mas na maioria dos casos 99% têm de ter estes requisitos porque se não chumba no ipo.
Quanto a policia é uma grande treta porque eles não fazem nada, se tiveres o xenon bem regulado (e se tiver olho de boi ainda melhor) podes circular a vontade so na ipo é que não ha hipotese.
apollo,
Não vou insistir muito mais contigo, principalmente porque tenho certeza do que digo: Nos farois de xenon os lava-farois são necessários por causa dos desvios de luz provocados pela sujidade.
O que dizes não é mentira, mas neste caso especifico não tem relação.
Por outro lado, não confundas as coisas... se aplicas um limpa-farois normais numa optica durante um nevão, habilitas-te a ficar com os farois congelados. Os lava-farois antigos era acompanhados por escovas limpa opticas, como era tão comum ver nos volvos e nos mercedes, actualmente usam-se limpa farois com alta pressão que resolveram do congelamento no inverno.
A fonte disto é a wikipedia e vale o que vale, mas sempre é consistente com o que disse:
Lens cleaners
Dirt buildup on headlamp lenses increases glare to other road users, even at levels too low to reduce seeing performance significantly for the driver. Therefore, headlamp lens cleaners are required by ECE Regulation 48 on vehicles equipped with low-beam headlamps using light sources that have a reference luminous flux of 2,000 lumens or more. This includes all HID headlamps and some high-power halogen units. Some cars have lens cleaners fitted as standard or available as optional equipment even where the headlamp specifications and/or prevailing technical regulations do not require them.
Um abraço
NLeitao
Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)
Então pela tua logica os lava farois deviam vir de origem em todos os carros, que é o que não acontece e por alguma razão os lava farois vem em kits de inverno quando pedidos extra.
Tu falas bem é por causa dos desvios de luz mas provocados pelo gelo, tambem tenho certeza daquilo que estou a dizer
Não tou a falar a toa, prgunta a quem percebe do assunto e não te guies apenas pela wikipedia.
E eu tou a falar em lava farois que vêm de origem qual a finalidade deles, quando são aplicados supostamente devem ser aplicados como de origem e funcionar igual.
Os lava farois apenas funcionam quando se liga os esguixos do limpa parabrisas logo quando cai um nevão acho que ninguem vai ligar a agua dos limpa parabrisas porque congela igulamente.
Eu apenas tou a falar daquilo que conheço mas é natural que as vezes haja conhecimentos diferentes, que eu respeito.
abraço
Eu não me guiei pela wikipedia, tal como escrevi, apenas juntei um texto que diz o mesmo que eu te estou a dizer a ti.
E mantenho, os lava-faróis são obrigatórios no xénon por causa da sujidade nas ópticas... e não por causa do inverno e das temperaturas negativas como tu afirmas.
Nos kits de inverno vêm lava-faróis pela razão que apresentei no post antes.
Tu podes achar o que quiseres, a verdade é que os lava-faróis no xénon NÃO SÃO apenas obrigatórios em países com Invernos rigorosos... e isso é um argumento objectivo e não a opinião de ninguém.
Um abraço
NLeitao
Pug 306 Break 1.9TD + Clio 1.5DCi (Toxicated By TM)
Mas eu nunca disse que os lava farois são apenas para paises com inverno rigoroso eu sei bem que não, até porque isso é uma lei internacional e quem criou esta lei do xenon não foi o nosso governo.
É como te digo acho que se os lava farois fosse por causa da sujidade nas opticas (embora tambem pode ser uma das razões) não vinha apenas nos kits inverno.
Abraço
Boas,
Ora bem, tenho um Range Rover DSE, que tem de série o limpavidros.
O RR tem suspensão pneumática, logo penso que "indirectamente" tem nivelador automático, ou seja, a altura é sempre constante, independentemente da carga.
Dado que penso que tenho os "requisitos", será necessário fazer algum averbamento?
Obrigado e bom natal
Simples,
A Range Rover tem algum Xenon de Série ou como Extra para o carro?
Sim - Força com isso.
Não - Anda ''ilegal'' como todos os outros.
Neste post estas a contrariar-te amigo é logico que ninguem usa a agua dos esguichos para tirar o gelo, se os lava farois funcionam quando os esguichos são activados essa agua que vai sair, em vez de tirar o gelo vai congelar também. Por isso acho que tem pouca logica a tua teoria.Penso eu...
Leis internacionais do xenon?
Mas tu tens alguma ideia do que estás a dizer, não faças mais figuras a serio....
As unicas leis internacionais que tens são as leis da defesa dos direitos humanos, e as que são emitidas em convenções como a Convenção de Genebra, que não são mais que "leis politicas" a cumprir pelos governos abragidos pelos mesmas.
Agora essa das leis internacionais do xenon foi a melhor do dia a serio!!!
Não leves a mal e estar a dizer isto a serio!
Agora que estava convencido a melhorar apenas o meu campo de visão nocturna e aumentar a segurança dos ocupantes do meu chasso e a segurança das populações que andam a pé a atravessar a estrada quer nas passadeiras quer fora delas.
Não me apetece ter de tirar o kit sempre que tiver de ir ao IPO.
Quando tiver oportunidade vou perguntar ao centro onde costumo ir, pode ser que tenha sorte.
Após uma breve leitura, perguntei-me se, principalmente os referidos Sres, acreditam nas coisas que escrevem, ou se pensam antes de escreverem ?
1º - Lava-faróis serve para ( lavar faróis ) ou seja, tirar neve ou sujidade da óptica, como mais um apetrecho onde as marcas vão buscar uns quantos euros a quem tem dinheiro e se quer mostrar.
2º - Alguém mencionou que nos dias que correm até já são usados os de alta pressão sem as respectivas escovas de limpeza, mencionando também que são obrigatórios os lava-faróis para carros com xenon. ( então e as goticulas de água que restam após a limpeza não refratam a luz ?
3º - Vêm incluídos no kit inverno, porque se o vendedor mencionasse que era mais um capricho do que a respectiva funcionalidade, não se vendia nenhum.
A - Quanto às luzes xénon, ser obrigatório o uso de lava faróis, só vos posso responder desta forma:
Deixo aqui a foto do meu carro, à venda.
Mercedes-Benz S 320 CDI AMG
http://fotos.standvirtual.com/pshow....,6,7,8,9,10,11
Agradeço que me indiquem onde se apresentam os lava-faróis no para-choques da viatura, equipada de origem com faróis de Bi-Xenon.
Este último ponto serve também para o Sr. José Paiva que mencionou terem chumbado a Inspecção no IPO por falta dos acima referidos, lava-faróis. Quanto aos niveladores automáticos, eles vêm obrigatoriamente nos kits de origem, quanto à sua obrigatoriedade para instalações efectuadas na oficina do "tio Manel" ( que leva baratinho, mas também não se preocupa ou nem conhece a lei ) já não poderei esclarecer, mas se forem à marca, tenho a certeza que virão com a viatura legal para circulação.
Dito isto, espero que os usuários dos foruns em geral, pensem um bocado e por si, antes de escreverem umas quantas barbaridades.
Peço desculpa pela extensão do meu post e sintam-se à vontade de comentar, desde que argumentem com lógica.