Pneus

pneus

Importância dos pneus

Os pneus são os únicos componentes de um carro que estão em contacto com o solo. Daí que o comportamento do carro esteja intimamente ligado às performances dos pneus. Em termos de segurança são um elemento importantíssimo ao qual se deve dar a devida atenção. A verificação da profundidade do piso, de desgastes anormais e da pressão são alguns dos cuidados a ter periodicamente.

Os pneus quando são projectados, são feitas várias concessões a nível de performance em seco e molhado, borracha de composto mais mole ou mais duro, melhor conforto ou mais performance, etc. Por estas razões nem todos os pneus são iguais e têm um desempenho bom em todas as situações. Um pneu mais confortável tem um perfil alto e dobra em curva quando sujeito a grandes esforços. Um pneu mais desportivo tem um perfil mais baixo e dobra menos em curva, o conforto normalmente é pior. Um pneu pode ser muito bom em piso seco, com grande poder de tracção e ter uma profundidade de piso pequena, mas esse pneu em molhado será uma desgraça! Uma borracha mais macia vai ter mais poder de tracção mas normalmente gasta mais rápido.

pneus tuning ferrari

Na escolha de um pneu, e por isso necessário escolher aquele que se adaptará melhor ao tipo de condução e condições de utilização que se lhe vai dar. Em 2012 a União Europeia introduziu a etiqueta do pneu. Este sistema permitirá ao consumidro uma melhor escolha e comparação de pneus relativamente a 3 aspectos chave relativos às prestações do pneu: eficiência no consumo de combustível, aderência em piso molhado e nível de emissão de ruído exterior..

O conjunto jante + pneu é muito importante por isso não dispense a leitura do artigo sobre jantes.

Marcas laterais

Na parte lateral dos pneus encontram-se gravadas vários códigos alfanuméricos que ajudam a identificar o pneu. Entre estas indicações encontra-se o tamanho do pneu, mas muitas outras informações importantes. O automobilista deve conhecer o significado destas inscrições, de modo a que possa escolher bem quando comprar o pneu e consiga sempre as melhores performances e segurança para o carro.

marcas laterais pneus

195/50 R15 91 H a informação que isto traduz é:

  • 195 é a largura do pneu em milímetros.
  • 50 é o aspect ratio em % (a altura do pneu a dividir pela largura)
  • R identifica o tipo de construção, neste caso Radial ( D=diagonal ; B=belted)
  • 15 diâmetro da jante em polegadas
  • 91 índice de carga
  • H índice de velocidade


Os pneus radiais
(R): Actualmente, os pneus radiais são o tipo de pneu mais frequente e são caracterizados pelo alinhamento radial de cordas dentro de um pneu. A sua utilização traduz-se numa maior resistência na rodagem a velocidades elevadas, melhor aderência, o que possibilita um maior conforto na condução. Ainda continuam a ser produzidos, em casos especiais, pneus do tipo diagonal. Nestes casos, os indicadores ‘D’ ou ‘-‘ estarão inscritos na lateral do pneu ao invés do indicador ‘R’;

Outros códigos…

DOT DVDE MTA 129: significa que este pneu satisfaz os requisitos do Departament of Transportation dos E.U.A (DOT)

Data de fabrico: O código DOT indica que o pneu está em conformidade com as normas do Departamento de Transportes Americano. A certificação de acordo com as normas europeias é expressa através do símbolo “E” ou “e” (ECE- R 30). Este código permite ao condutor verificar a idade do próprio pneu, pois, de forma encriptada visualiza a semana e o ano em que o pneu foi desenvolvido. Por exemplo: o número 1908 significa que o pneu foi produzido na 19ª semana do ano 08, ou seja 2008. Desde a data de fabrico 1/10/1998 (quadragésima semana de 1998 ou número DOT 408) esta sinalização na lateral do pneu é obrigatória em toda a Europa. Caso um veículo seja inspecionado e não cumpra estes requisitos, o carro é classificado com tendo um “defeito grave”. Por conseguinte, quando surge um pequeno triângulo à direita dos dígitos, isso significa que os pneus foram fabricados nos anos 90;

Indicador de desgaste: A sigla TWI (Tread Wear Indicator), encontra-se distribuída por toda a lateral do pneu e indica o limite de desgaste do piso do pneu. O limite legal é 1,6 mm e as barras transversais ficam ao mesmo nível dos blocos do piso quando atingem este limite. Quando o desgaste do pneu é superior a esta medida, isso diminui a segurança e a estabilidade do carro na estrada. Esta é uma das revisões mais importantes a fazer a um determinado carro;

Indicadores extra: Para os pneus com capacidade de carga elevada, o condutor encontra a palavra “reinforced”, que indica que o pneu foi reforçado para uma carga maior, o que por si só aumenta os níveis de segurança do próprio carro;

Indicação da adequação do pneu: Cada tipo de pneu está otimizado para uma estação do ano específica e essa é uma informação que consta na lateral de um pneu para carro. Os pneus de inverno são identificáveis pelas ranhuras transversais que apresentam e pela utilização de dois símbolos característicos: “M+S” (Mud+Snow, que significa: Lama+Neve). Os pneus com esta indicação foram testados para serem utilizados em condições climatéricas desfavoráveis e são os que garantem a melhor prestação de um carro na estrada na época de inverno.

Indice de velocidade

Todos os pneus têm uma letra que indicam a velocidade máxima para que o pneu foi desenvolvido. Se for ultrapassado este valor de velocidade uma ou outra vez não haverá problema, mas não se deverá rodar frequentemente numa velocidade superior ao que foi especificado para determinado pneu. A seguinte tabela mostra a letra do índice de velocidade e a velocidade máxima para que foi desenvolvido em km/h e mph.

indice de velocidade pneu

Indice de carga

Todos os pneus têm uma indicação do índice de carga, que corresponde ao peso máximo suportado sobre cada pneu. Cada valor do índice de carga está presente numa tabela padrão que relaciona a capacidade de carga do pneu e a pressão de ar do mesmo. Por exemplo: o índice de carga ’80’, equivale ao peso máximo de 450 kg. Contudo, se um pneu que tem o índice de carga ’65’ e, na sua viagem, suporta mais de 300 kg, isso significa que o desgaste das peças será maior e levará ao aumento dos consumos de combustível.

indice de carga pneu

Pressão dos pneus

pressao-pneusOs pneus suportam o peso do veículo, certo? bem, na realidade é a pressão do ar dentro dos pneus que suportam esse peso! Rodar com a pressão correcta em todos os pneus é, por isso, muito importante. Se a pressão não for idêntica em pneus do mesmo eixo pode levar a um comportamento anormal do carro. A pressão correcta para os pneus pode ser encontrada no manual do carro. Rodar com pressões baixas nos pneus pode provocar aquecimento excessivo e provocar a destruição prematura do pneu. Também não se deve ultrapassar a pressão máxima permitida por cada pneu. Se for alterada as medidas dos pneus, pode ser necessário alterar a pressão dos pneus. Deve-se verificar a pressão periodicamente pois as alterações climatéricas ou pequenos furos podem provocar alterações.

Se os pneus têm mais tendência para gastar no centro, isso pode significar uma pressão excessiva. Se gastarem mais dos lados pode ser devido ao uso dos pneus com uma pressão muito baixa. A pressão dos pneus deve ser sempre verificada com os pneus frios, caso contrário, o calor do ar no interior pode levar a uma indicação errada. A pressão dos pneus pode ser ajustada para modificar o comportamento do carro tornando-o mais sub-virador ou sobre-virador. Para saber mais sobre este assunto visita o artigo sobre a pressão dos pneus.

superfície de contacto

A forma da superfície de contacto do pneu com o asfalto influência e determina as performances e comportamento do mesmo. Essa superfície de contacto é dependente do perfil ou aspect ratio do pneu. Os pneus de baixo perfil tem uma superfície de contacto curta mas larga o que facilita a resposta do carro às ordens do condutor, o handling, a estabilidade em curva e a tracção, especialmente com piso seco. Os pneus de alto perfil têm uma superfície de contacto longa e estreita o que ajuda a proporcionar um comportamento previsível, mais confortável e têm melhor tracção na neve.

T.W.I. (Tread Wear Indicator)

TWI é uma característica importante de segurança que facilmente permite saber a banda de rodagem que resta ao pneu. Barras estreitas de borracha são moldadas a uma altura de 1,6mm (2/32”) ao longo do fundo dos sulcos da banda de rodagem. Quando uma banda de rodagem está desgastada até estas barras chegarem à superfície, o pneu tem de ser ubstituído.

Calibragem dos pneus

O pneu correctamente equilibrado é aquele em que as massas estão distribuídas uniformemente sobre o eixo de rotação, ou ainda, o centro de gravidade está posicionado no centro de rotação. Um pneu bem equilibrado pode ser a diferença entre uma condução confortável ou não. Um pneu mal equilibrado causa vibrações desnecessárias que diminuem a vida útil dos pneus e de outros componentes da suspensão. Se existir uma vibração no volante dependente da velocidade, que se pode notar a partir dos 80km/h, pode ser devido a um pneu mal equilibrado ou mesmo ao facto de não ser completamente redondo devido a uma travagem brusca ou a buracos na estrada. Destacamos a importância dos pneus serem calibrados periodicamente

Rotação dos pneus

Os pneus do eixo onde o carro tem tracção poderão ter maior tendência para gastar mais depressa. Pode também verificar-se um gastar não homogéneo em toda a superfície dos pneus deverá verificar-se a pressão e se possível fazer uma rotação dos pneus. É necessário ter em atenção que alguns pneus de alta performance são assimétricos e não podem ser montados em qualquer posição sendo necessário respeitar o sentido de rotação.

Leis principais

É importante que a medida dos pneus esteja mencionada no documento único do automóvel. Alguns veículos trazem várias medidas homologadas de origem. A alteração das jantes e dos pneus obriga a alterar no documento único a indicação da nova medida. Atualmente é possível com relativa facilidade conseguir a homologação de uma outro medida.

Segue de seguida algumas normas a leis básicas a cumprir, relacionadas com os pneus:

  • Pneus de automóveis, carrinhas e camiões têm de ter pelo menos uma margem de 1,6 mm nos 3/4 centrais à volta de toda a superfície;
  • Os pneus utilizados têm de corresponder ao automóvel em tamanho e especificação. A pressão dos pneus deve estar sempre nos limites previstos pelo produtor dos pneus ou pelo fabricante do automóvel;
  • Pneus de tipos diferentes não devem ser montados juntos. Monte sempre só os pneus do mesmo tipo e com as mesmas dimensões;
  • O pneu não deve ter nenhum dano ou corte que chegue até as cordas;
  • Os pneus não devem ter bolhas ou rupturas provocadas pela degradação da estrutura nem devem estar expostas partes da corda ou dos cabos.

Tuning

Quando se pretende fazer alterações ao conjunto jante + pneu normalmente opta-se por uma operação plus 1 ou plus 2, o que significa aumentar o diâmetro da jante em 1 ou 2 polegadas e consequentemente diminuir a altura do pneu. As larguras dos pneus usados neste caso são maiores o que traz vantagens em termos de tracção, distâncias de travagem e grip, mas por outro lado a maior largura pode significar uma maior aptidão para o aquaplanning. Mas quase sempre quando se opta por estas medidas mais extremas tem se acesso a pneus topo de gama que não estão disponíveis nas medidas mas normais e que tem comportamentos bons em quase todos os tipos de circunstâncias.

pneus tuning

Normalmente os pneus topo de gama em termos desportivos estão disponíveis em perfis inferiores ao 50. O preço dos pneus também sobe em flecha quando se aumenta o seu diâmetro e se baixa ao perfil. Muitas vezes há medidas mais comuns, mesmo para jantes de grande diâmetro, que por serem mais comercializaveis, tem um custo menor. Outro aspecto que cada vez tem mais importância é o aspecto do pneu e a tecnologia envolvida no seu fabrico. O desing dos pneus não é obra do acaso. Já houve casos de grandes estilistas projectarem o aspecto dos pneus como o caso destes Vredestein da imagem que foram desenhados por Giugiaro ou os mais recentes Ultrac Sessanta.

Pneus para trackdays

pneus para trackdayUm pneu de pista é diferente de um pneu para Estrada. No entanto hoje em dia há vários fabricantes que disponibilizam no seu catálogo pneus para uso em trackdays mas que são igualmente homologados para estrada. Estes pneus proporcionam um controlo melhor do carro, possuem uma aderência melhor ao asfalto e proporcionam uma velocidade de curva mais elevada. Estes pneus são contudo desenhados para piso seco, diminuindo drasticamente a sua capacidade por exemplo com chuva. São vulgarmente designados por pneus semi slicks.