Jantes

jantes especiais

A Jante é um elemento fundamental num automóvel. É através da jante que passa o movimento vindo das transmissões para os pneus. Ao mesmo tempo as jantes suportam o peso do veículo, somado ao dos passageiros e carga. Para além disso, são constantemente solicitadas a esforço adicional devido às irregularidades do piso e às transferências de massa da carroçaria.

Na construção das jantes são utilizados materiais de elevada resistência, como ferro fundido, e nas jantes de liga leve, alumínio e magnésio. Embora construídas com materiais de elevada rigidez, é necessário ter alguns cuidados com as jantes durante a condução. Evitar passar em buracos e embates em passeios, podem prevenir que estas fiquem empenadas. Uma jante empenada pode levar ao desalinhamento da direcção, ao desgaste desigual dos pneus, ao aumento do consumo do veículo e a algum desconforto durante a condução ou mesmo a vibração do volante.

Porque trocar as jantes?

A troca de jantes é uma das alterações fundamentais feitas pelos adeptos do Tuning. As jantes fazem um carro. Uma escolha acertada de medidas, de fitment, aliado a um rebaixamento da suspensão são mais que suficientes para transformar completamente um carro. Por outro lado, uma escolha de umas jantes com medidas erradas, a escolha de um modelo feio, com acabamento sem qualidade, etc, podem fazer com que um carro piore muito ou não se destaque dos demais.

jantes liga leve

A troca das jantes pode também conseguir uma melhoria no comportamento dinâmico do carro, melhorando as suas prestações.

A escolha de outras jantes para o seu automóvel, não deve ser feita ao acaso. Um dos factores que vai pesar na balança é o preço. Mas se puder mudar o diâmetro da jante, e consequentemente comprar novos pneus, o seu carro vai melhorar bastante tanto a nível estético como em comportamento. Se o seu carro usa 185/60 R14 com jantes 6.5×14”, trocando as jantes por umas 7×15” e os pneus por 195/50 R15 vai poder montar uns pneus desportivos a um preço mais acessível e o carro depois vai parecer outro, quando chegar às curvas vai dar por bem empregue o seu dinheiro.

Hoje em dia ha uma grande variedade de marcas de jantes, com design, peso e diâmetros dos mais variados. Os acabamentos também têm vindo a diversificar-se, havendo várias hipoteses de escolha. Para o ajudar na escolha das jantes descrevem-se de seguida alguns aspectos a ter em conta e que podem condicionar essa escolha ou limitar a montagem no seu carro.

Jantes de liga leve

As jantes podem ser divididas em dois grupos face ao material utilizado, por um lado as jantes de aço ou aço inoxidável e por outro lado as jantes de liga leve, normalmente em aluminio ou magnésio.Como benefício, as jantes de liga leve são mais leves, o que permite diminuir o peso das massas não suspensas e baixar o centro de gravidade do veículo. As jantes de liga leve usadas nos automóveis são compostas por cerca de 80% de alumínio e os restantes 20% são compostos por metais tais como cobre ou o magnésio. As jantes de liga leve proporcionam uma redução de peso considerável comparativamente às de aço e uma rigidez maior. Na competição usam-se muitas vezes jantes em magnésio ou titânio que chegam a ser 50% mais leves, só que estas têm um preço muito maior. Por outro lado, as jantes em liga leve têm um aspecto muito mais agradável e realçam as linhas do automóvel.

A redução do peso tem influência no comportamento do carro. As acelerações, as travagens e o comportamento em curva melhoram com a redução dos pesos não suportados pela suspensão. Quanto menor for esse peso melhor será o comportamento e as performances do carro. Outra das vantagens das jantes em liga leve é que melhoram o arrefecimento dos travões pois os metais de que são feitas são bons condutores do calor e assim proporcionam uma transferênca de calor superior. Desta forma os travões não ficam tão sujeitos à perda de eficácia devido ao calor excessivo.

O desenho das jantes também pode ser optimizado para favorecer o arrefecimento dos travões. Hoje em há também uma tendência para ter em consideração o peso da jante. Existem modelos que comparativamente a outros na mesma medida, chegam a pesar metade. O peso é um factor preponderante nas prestações do carro.

Jantes fundidas

Este é o processo mais habitual de fabrico de jantes monobloco. Consiste em colocar a liga metálica a alta temperatura num molde especialmente estudado e com o formato da jante.

A moldagem de jantes efetua-se colando alumínio líquido num molde especialmente estudado. São utilizados vários métodos. O processo de preenchimento do molde pode ser feito a baixa ou alta pressão.

Jantes forjadas

A maioria das jantes são construídas por injecção de alumínio ou da liga num determinado molde. As jantes forjadas, ao contrario, são construídas a partir de blocos de alumínio prensados com cargas acima das dezenas de toneladas. Depois estes blocos são torneados de acordo com o design da jante.

As jantes forjadas são uma excelente combinação de rigidez, resistência e baixo peso. As características físicas de umas jantes forjadas garantem que a estrutura molecular é igual por toda a jante. Estas características garantem que as jantes se comportam melhor quando sujeitas a grandes esforços ou mesmo no caso de impacto.

Ao serem mais leves que as jantes convencionais, garantem ao veículo uma performance melhor pela redução do peso não suspenso, melhorando o comportamento e capacidade de curvar. Permitem ainda reduzir o consumo e melhorar a aceleração.

High Light Technology (HLT)

oz-hltEste processo foi desenvolvido pelo conhecido fabricante de jantes O.Z. Este processo usa cilindros para comprimir e alongar o metal ao longo do barril da jante para se conseguir o perfil da jante desejado, este processo chama-se flow-forming. Esta tecnologia foi desenvolvida a partir da experiência da O.Z. na Formula 1 e produz jantes que são extremamente leves e resistentes.

Em termos de características estas jantes conseguem ficar muito próximas de umas jantes forjadas, permitindo uma grande redução de peso e um aumento da rigidez estrutural, quando comparadas com umas jantes.

Jantes modulares [bipartidas – tripartidas]

Uma jante modular ou multipeça utiliza 2 ou 3 componentes diferentes para formar a jante, chamando-se frequentemente bipartidas ou tripartidas consoante o caso. Uma jante modular é composta pela Aba, o Barril e a Face ou Centro da jante. As várias peças das jantes são apertadas recorrendo a pequenos parafusos e à utilização de um selante. Este tipo de jantes foi desenvolvido na década de 70 para a competição e hoje em dia são mais populares para medidas superiores a 17’’. Cada um destes componentes pode recorrer a vários métodos de fabrico, podendo cada peça ser contruída por tecnologias diferentes.

As jantes bipartidas e tripartidas são normalmente mais leves e mais resistentes às pancadas e são utilizadas em competição mas os custos de produção fazem com que sejam caríssimas.

multipiece wheel

Este tipo de jantes pode ser configurada com as medidas pretendidas, podendo a largura, o ET e consequentemente a forma como fazem fitment no carro ser ajustada ao pormenor.

Medidas das jantes

Duas medidas determinam o tamanho de uma jante e são elas o diâmetro e a largura da jante. Estas medidas são expressas em polegadas. Algumas das medidas mais usuais são 5,5×13”, 6×14”, 7×15”, 7,5×16”, 8×17”, etc. É possível também encontrar jantes com várias larguras para o mesmo diâmetro. É necessário ter em atenção que quanto maior for o diâmetro da jante, normalmente esta também vai pesar mais o que afecta as performances do carro em algumas situações. O preço também aumenta de forma drástica.

Furação

Ao trocar de jantes é necessário ter em atenção qual o nº de furos da jante que o seu automóvel usa. Embora seja óbvio, já aconteceu a algumas pessoas não conseguirem montar as jantes devido ao nº de furos ser diferente. Por vezes o mesmo modelo de automóvel usa jantes com nº de furos diferentes. Ex. o VW Golf III 1.6 tem jantes de 4 furos, enquanto que o VW Golf III 1.8 GTI tem jantes de 5 furos.

Offset, Inset [ET]

offset jantesO offset, ou ET (como vem especificado na jante) é a distância da superfície de montagem da jante à linha imaginária que divide a largura da jante ao meio. O offset pode ser zero, positivo ou negativo. Um offset positivo é quando a superfície de montagem é para fora dessa linha imaginária, e é normalmente usado em carros de tracção à frente, ou nos modernos carros de tracção traseira.

Se o offset da nova jante for muito diferente, primeiro pode não poder montar a jante por tocar nas partes fixas do automóvel ou então o comportamento do carro pode ser bastante afectado. O offset não deve ser ignorado pois tem um papel importante no comportamento da suspensão e na capacidade de se manter a direcção centrada em andamento. Tenha sempre em atenção qual o offset aconselhado para o seu carro.

Ex. As jantes de Um Citroen ZX tem um offset de 15mm enquanto que as de um VW Golf tem um offset de 35mm.

PCD

pcdDepois de se saber o nº de furos, é necessário saber o PCD (pinch circle diameter). Esta é a medida de um círculo imaginário que passe pelo centro de cada furo. Esta medida é expressa em mm. É necessário saber qual é esta medida antes de se trocar de jantes, ou mais uma vez elas não servirão para o seu carro. Normalmente quando pretender comprar as jantes, dizendo a marca do carro a que se destinam, sabem qual é esta medida. Por exemplo, para um Peugeot, esta medida é 108mm, para um Volkswagem é 100mm.

Conceito “plus”

Aumentando o diâmetro e a largura da jante e usando um pneu de perfil mais baixo, mantendo o diâmetro total da roda, é uma das formas de se melhorar o comportamento de um carro e a sua aparência. O comportamento sai melhorado porque a superfície de contacto com a estrada é aumentada e o perfil do pneu (mais baixo) é mais rígido, o que dá maior estabilidade em curva e melhora resposta do volante. Quando se troca a jante por uma de maior diâmetro, normalmente também se tem acesso a pneus mais desportivos. Basicamente, este conceito consiste em sempre que se adiciona 1 polegada ao diâmetro da jante, adicionam-se 10mm à largura do pneu e subtrai-se 10% ao aspect ratio do pneu. Assim, desta forma mantém-se o diâmetro exterior praticamente igual sem levar a erros do conta-kilometros.

plusone-plustwo-plusthree

Chama-se plus one quando se aumenta 1 polegada ao diâmetro da jante, plus two quando se aumentam 2, etc. Quanto menor for o aspect ratio de um pneu, menos tendência tem o pneu para rodar em curva sobre si próprio, logo o comportamento do carro em curva vai melhorar bastante, conseguindo curvar a mais velocidade. Por outro lado, com com uma superfície de contacto maior, o seu carro vai travar melhor e ter um poder de tracção melhor.

Centro da jante

Numa jante de série, o furo central encaixa perfeitamente no carro. No entanto, fabricantes de automóveis e de jantes não usam uma medida standard, de modo que nem todas as jantes se adaptam perfeitamente a qualquer carro. Uma jante de um Renault pode ser colocada num Volkswagem, embora o furo da jante fique com uma certa folga e não se adapta correctamente ao eixo. Se rodar com um carro nestas condições, vai notar vibrações do volante a partir de certas velocidades. Pelo contrário, uma jante de um Volkswagen já não serve para um Renault. Para não ter problemas deste tipo, é necessário ter em atenção ao trocar as jantes e verificar se o centro se adapta ao carro, e caso isso não aconteça, é necessário colocar uns adaptadores para que o encaixe seja perfeito e não provoque vibrações ao circular a velocidades da ordem, dos 110km/h. Normalmente estes adaptadores estão disponíveis no local onde comprar as jantes.

Erros conta-quilómetros

Para evitar os erros de conta-quilómetros deve manter o diâmetro total do conjunto jante+pneu o mais parecido com o de origem, e as diferenças devem ser mínimas. Se as diferenças forem grandes, o conta-quilómetros vai dar indicações erradas, o consumo de combustível pode-se alterar, porque quando o conjunto motor + caixa de velocidades foi desenvolvido, teve em consideração o diâmetro exterior da roda.

Espaçadores

espaçadoresOs espaçadores são uma espécie de “bolacha” metálica que se coloca entre a jante e os discos do carro. Os espaçadores quando montados colocam as jantes mais para fora em relação à carroçaria, conseguindo reduzindo o espaço entre a face da jantes e a carroçaria. Além disso, se forem de qualidade, melhoram o comportamento do carro, pois aumenta a largura das vias. Em certas aplicações de jantes, o espaçador pode permitir mais espaço entre a jante e suspensão e sistema de travagem.

Estilo e imagem

Que tipo de jante vai colocar? Qual é o aspecto que mais lhe agrada para o seu carro? Mais clássico, mais racing, OEM? Existe no mercado uma variedade de marcas de jantes muito grande, cada uma com vários modelos disponíveis. A escolha é sempre difícil. Em termos de tuning, existem várias tendências diferentes na Europa. Na Alemanha há a tendência de colocar jantes de 13 e 14” nos carros, mas bastante largas (de 8” a 10”). Na Inglaterra a tendência é para os grandes diâmetros e não é raro ver carros com jantes de 19” e 20”. Na França o normal são as 17” na maioria dos carros, inclusive nos Renaults Twingo! O melhor é não ir para os extremos e ter em conta que é necessário adquirir pneus para a jante, e esses também custam bastante à medida que o perfil diminui e o diâmetro aumenta.

estilos jantes

As jantes têm cada vez um papel mais preponderante no tuning, sendo que a exclusividade as medidas mais largas, e o fitment que se consegue no carro são cada vez mais importantes. As jantes, também sofrem evolução ao longo do tempo, tanto ao nível do design como dos processos de fabrico. Esteja atento às tendências mas não procure a última moda, apenas pela novidade. Alguns modelos rapidamente se tornam desatualizados e perdem a graça. Outros, como as BBS RS são intemporais.

jantes bbs rs

Por outro lado as nossas estradas não permitem que se ande descontraidamente com pneus de perfil muito baixo! Tente sempre escolher uma jante homologada pela TUV. É sempre uma garantia da qualidade das mesmas, mesmo não sendo reconhecido em Portugal esse selo. Verifique se é possível adquirir uma jante igual em caso de vir a ter problemas com uma. Na escolha da jante tente ser original e tenha em conta que algumas jantes passado algum tempo passam de moda como aconteceu por exemplo com as jantes de 3 raios. Pode sempre dar um acabamento diferente às jantes. Pode croma-las, polir ou mesmo pinta-las de uma cor diferente!

Homologação de jantes e pneus

A alteração do diâmetro das jantes obriga a homologar a nova medida do pneu para essa jante. Deverá verificar se a medida que pretende colocar consta no livrete do automóvel. Se o carro for à IPO com uma medida bem calculada mas que não conste no livrete leva uma anotação e não reprova por causa disso. Mas o facto de ela não constar no livrete é susceptível de ser alvo de uma multa da polícia. Assim, é necessário proceder à homologação dos pneus para podermos circular à vontade nas estradas.